• Cursos
  • Serviços
  • Notícias
  • Oportunidade
  • Imprensa
  • Unidades
  • Artigos
  • Galeria de Fotos
  • Eventos
  • Downloads
  • Vídeos
  • Links
  • Sindicatos
ENCONTRE UMA UNIDADE
PERTO DE VOCÊ
FALE
CONOSCO
    REDES
SOCIAIS
   
  • Unidades
  • Artigos
  • Galeria de Fotos
  • Downloads
  • Vídeos
  • Sindicatos


CONTRIBUIÇÃO
SINDICAL


SINDICATOS
FILIADOS

  • SERVIÇOS
  • EVENTOS
  • NOTÍCIAS
  • OPORTUNIDADES
  • IMPRENSA
  • ESTUDOS E PESQUISAS

  1. HOME
  2. NOTíCIAS

29 de agosto de 2008

Poste Solar é o mais novo Projeto do SENAI

Diego Araújo - Campina Grande/PB

O sol é uma importante fonte de Energia Renovável, a utilização desta energia tanto como fonte de calor quanto de luz é uma das alternativas mais promissoras para futuros desafios do novo milênio. Acompanhando essa tendência, o SENAI por intermédio do Centro de Inovação e Tecnologia Industrial - CITI, através do Laboratório de Energias Renováveis - A Casa Ecoeficiente e em parceria com a empresa portuguesa HNS (Sociedade de Indústria Metal Mecânica), está desenvolvendo o projeto de um Poste Solar de iluminação para praças, parques e estacionamentos totalmente autônomo, alimentado por energia solar fotovoltaica e utilizando a nova tecnologia de lâmpadas POWER-LED (alto brilho).
 
O Poste Solar que apresenta um designer avançado e inovador terá dois protótipos instalados, sendo um na Casa Ecoeficiente e outro nos jardins da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba - FIEP.
 
Segundo o Engenheiro Newmark Carvalho, responsável pelo projeto e coordenador da Casa Ecoeficiente, Laboratório de Energias Renováveis do SENAI/PB, o Poste Solar traz um novo conceito de iluminação pública, incorporando fonte de energia limpa, renovável e gratuita, associada aos princípios de eficiência energética com a utilização de lâmpadas a LED de alto brilho, além de um designer inovador que valoriza os espaços públicos e o meio ambiente, eliminando os emaranhados de fios e cabos que interligam os postes tradicionais. O modelo do poste possibilita ainda a utilização de um espaço para propagandas e mídias, transformando-se num importante vetor de comunicação sem poluição visual.
 
Outro ponto que merece destaque é a total autonomia do poste, já que ele dispõe da sua própria fonte de energia (painel solar) e não se conecta a rede elétrica. Através de um foto-sensor, a lâmpada do poste se acende automaticamente ao entardecer e apaga ao amanhecer. Com estas características, a instalação e manutenção do poste se tornam operações rápidas e simplificadas, além de que os painéis fotovoltaicos apresentam uma vida útil de mais de 25 anos, as lâmpadas a LED cerca de 50.000 horas e as baterias só precisam ser trocadas num intervalo de aproximadamente quatro anos.
 
Em visita ao site da FIEP, José Helder Nunes diretor da HNS, tomou conhecimento sobre a Casa Ecoeficiente, e sobre os projetos Inovadores desenvolvidos pelo Laboratório de Energias Renováveis e enviou um representante da empresa para uma visita a Casa Ecoeficiente, e logo depois surgiu a idéia de desenvolver o protótipo do Poste Solar. “Tenho interesse, inclusive, no desenvolvimento de um segundo poste para avenidas e autopistas, pois estou expandindo negócios em Cabo Verde e Angola,” ressaltou Nunes.
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             A HNS tem sua sede situada na Zona Franca Industrial na Ilha da Madeira em Portugal, onde possui um complexo industrial, construído no ano de 2000, com uma área de aproximadamente 1800m2. A HNS - Sociedade de Indústria Metal Mecânica LTDA tem como atividade a fabricação e o comércio de produtos em metal mecânica e alumínio, entre elas, fabricação de estruturas metálicas, tanques, silos, pipelines, condutos forçadas, condutos para ar condicionado, execução de instalações especiais, serralharias de ferro e aço inox e tratamentos anti-corrosivos. A HNS foi constituída no ano de 1995.
 
Energia Solar Fotovoltaica
 
Mapa de radiação solar global – Média anual por região no Brasil A energia solar fotovoltaica é a transformação da energia que se obtém diariamente do sol em energia elétrica, através de painéis fotovoltaicos. Com eles é possível produzir eletricidade durante o dia, armazená-la e consumi-la posteriormente.
 
No Brasil a geração de energia elétrica por conversão fotovoltaica teve um impulso notável, através de projetos privados e governamentais, atraindo interesse de fabricantes pelo mercado brasileiro. A quantidade de radiação incidente no Brasil é outro fator muito significativo para o aproveitamento da energia solar, a exemplo da região de São Gonçalo em Sousa, no alto sertão paraibano que apresenta a segunda maior média anual de radiação solar do mundo, perdendo apenas para a região de Dongola, no Sudão.
 
O laboratório de Energias Renováveis do SENAI/PB é destaque em toda Região Nordeste pelo desenvolvimento de ações envolvendo energia solar, eólica, reuso de águas e utilização de materiais alternativos na construção civil.
 
O Laboratório oferece cursos na área de Energias Renováveis, de Instalação e Manutenção de Sistema Solar Fotovoltaico; Instalação e Manutenção de Sistema Solar Térmico; Tecnologia da Construção Solo-Cimento e Instalação e Manutenção de Sistema Eólico de Geração de Energia.
 
Para outras informações, ou conhecer os curso e serviços oferecidos pelo laboratório de Energias renováveis, acesse o site: www.fiepb.com.br/senai/unidades/citi ou ligue para o telefone: (83) 3331-0231.

Assista aos vídeos de apresentação do Poste Solar:

http://www.fiepb.com.br/arquivos/poste/rodar/
http://www.fiepb.com.br/arquivos/poste/articulacao/
 
Colaboração/Texto: Tássita Araújo.

  • Menu
  • Imprensa
  • Notícias
  • Artigos
  • Downloads
  • Fotos
  • Vídeos
  • Contato

Outras Notícias

Empresários paraibanos discutem Sustentabilidade Sindical na FIEP Empresários paraibanos discutem Sustentabilidade Sindical...
Leia Mais...
Mudança no cálculo dos juros dos Fundos Constitucionais de Financiamento pode comprometer o desenvolvimento regional Mudança no cálculo dos juros dos Fundos Constitucionais...
Leia Mais...
SESI realizará sessões gratuitas de Cinema no Museu Digital de Campina Grande SESI realizará sessões gratuitas de Cinema no Museu...
Leia Mais...
SESI qualifica trabalhadores em Campina Grande através da Educação Continuada SESI qualifica trabalhadores em Campina Grande através da...
Leia Mais...

Federação das Indústrias do Estado da Paraíba

Presidente: Francisco de Assis Benevides Gadelha

Rua Manoel Gonçalves Guimarães, 195 - José Pinheiro
CEP: 58407-363 - Campina Grande-PB
Fone: (83) 2101-5300 - (83) 2101-5300

  • REDES
    SOCIAIS
Assine nossa Newsletter
FIEP 2014 - Todos os direitos reservados