Notícias

SENAI da Paraíba ganha destaque na área de Metrologia

Gabriel Alves - Campina Grande/PB em 07/06/2010

 

A necessidade de desenvolver nos laboratórios métodos e procedimentos de trabalho cada vez mais confiáveis, levou o SENAI Nacional a despertar sua atenção para a importância da Metrologia. Os resultados desses esforços crescem a cada ano, garantindo uma maior qualidade na prestação dos serviços metrológicos. O Departamento Regional do SENAI na Paraíba ganha destaque quando o assunto está ligado a Metrologia, já que os dois únicos laboratórios do Estado acreditados pelo INMETRO, nas áreas de controle da qualidade em calçados e calibração dimensional, pertencem às Unidades do SENAI. 
 
Embora muitas pessoas desconheçam o assunto, a ação de medir está presente continuamente no dia a dia de todos nós. Efetuar a leitura da hora no relógio, verificar a temperatura de um ambiente, conferir a velocidade em que se dirige um automóvel são alguns dos inúmeros exemplos de medição que encontramos em nosso cotidiano. A qualidade dessa medição está ligada à aplicação, ou seja, à finalidade da ação de medir. Um atraso ou adiantamento de um minuto em nosso relógio de pulso não faz tanta diferença, já um centésimo de segundo de atraso pode representar na natação um grande recorde que deixou de ser batido.
 
Quanto mais controlado for o processo de medição, maior a confiabilidade do resultado obtido. Por essa razão, é necessário que o ato de medir seja exercido de acordo com determinadas regras que visem à obtenção de resultados seguros. Esse conjunto de regras e procedimentos para a garantia da confiabilidade nas medições é que faz da Metrologia uma ciência. 
 
No SENAI da Paraíba o exercício da Metrologia é realizado através do Laboratório de Controle da Qualidade (LCQ), e o Laboratório Metrológico de Calibração (LMC). O primeiro está ligado ao Centro de Tecnologia do Couro e do Calçado “Albano Franco”, e oferecem serviços nas áreas de Físico-Mecânica, Química, Água e Efluentes, Microbiologia e Biomecânica do Conforto do Calçado. Já o segundo pertence ao Centro de Educação Profissional “Professor Stênio Lopes”, garantindo serviços de Calibração nas áreas Dimensional, Pressão e Torque.  
 
Atuante no mercado há mais de 70 anos nas áreas de alimento, bebida, higiene e limpeza, a ASA Indústria e Comércio Ltda, se tornou uma das principais clientes do laboratório LMC e hoje já conhece os benefícios adquiridos com o controle da qualidade. Há cerca de três anos a empresa realiza freqüentemente no laboratório os serviços de calibração em micrômetros e paquímetros. Para Cláudio Oliveira Alves, Supervisor de Manutenção da ASA em Campina Grande, dar atenção a Metrologia é essencial para garantir que os equipamentos da indústria permaneçam em condições de uso e consigam atender a demanda de produção. “Quando não realizamos os serviços metrológicos, a empresa acaba fugindo do seu padrão de trabalho, e conseqüentemente, perdendo seu padrão de qualidade”, comentou.
 
As ações dos dois laboratórios paraibanos são reconhecidas em nível nacional. O LCQ é o único laboratório do Nordeste na área de couro e calçados acreditado pelo INMETRO, além de ter sido o primeiro do país habilitado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), para atuar na análise microbiológica da água utilizada no tratamento de hemodiálise. O LCQ se destaca ainda por ser o único laboratório do Nordeste que possui certificação do Ministério do Trabalho na aprovação de Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s).  Já o LMC tem como diferenciais o sistema de gestão da qualidade também acreditado pelo INMETRO, além de possuir instrumentos e padrões modernos, com ênfase para o monitoramento da periodicidade das calibrações dos clientes, assessoria na interpretação dos resultados obtidos e treinamentos em Metrologia e Qualidade.
 
Informações sobre esse assunto podem ser obtidas através dos telefones (83) 3182-3700 ou 3182-5520.

 


Outras Notícias

Encontre o sindicato através do nome ou pelo segmento que ele atende.

Clique aqui e veja a lista completa dos sindicatos filiados à Federação no Estado da Paraíba.

Federação das Indústrias do Estado da Paraíba
Presidente: Francisco de Assis Benevides Gadelha

Av. Manoel Gonçalves Guimarães, 195
José Pinheiro - Ed. Agostinho Velloso da Silveira
CEP: 58407-363 - Campina Grande-PB

Tel: (83) 2101-5300
Fax: (83) 2101-5394

Quero entrar em contato
Como chegar?