O Departamento Regional do SENAI da Paraíba foi criado no dia 28 de dezembro de 1952, com sede em Campina Grande. No entanto, só a partir de 1953, o Departamento Regional passou a ter existência própria, tendo como primeiro Diretor o professor Amaro Salvatore Simoni.

Formação Profissional - No começo da década de 50, a principal dificuldade apontada como razão do desemprego no país, era a falta de formação e qualificação profissional dos trabalhadores do setor industrial. Foi nessa época, que a Escola de Aprendizagem do SENAI iniciou suas atividades, tendo adotado o regime de internato de 1953 até 1961 para atender aos aprendizes do setor industrial de João Pessoa e cidades do interior. Os aprendizes de Campina Grande, eram atendidos pelo internato. Inicialmente, a escola do SENAI oferecia cursos para menores, abrangendo as áreas de Mobiliário, Mecânica e Manutenção de Veículos Automotores. Somente a partir de 1987, a escola passou a denominar-se "Centro de Formação Profissional Prof. Stênio Lopes".

Anos mais tarde, o SENAI inaugurava o Centro de Formação Profissional de João Pessoa para atender os aprendizes empregados pelas empresas beneficiadas pela lei de incentivos especiais às Empresas para a Formação Profissional.

Em 1965, o Departamento Regional da Paraíba ousou e construiu em Bayeux, o primeiro Centro de Treinamento do Nordeste. Construído com recursos do SENAI, o Centro de Treinamento iniciou suas atividades oferecendo cursos destinados à formação rápida e aperfeiçoamento dos operários das áreas de Tornearia Mecânica e Fresagem. Impulsionado pela qualidade dos serviços prestados, o Centro de Educação Profissional de Bayeux passou a semear talentos na área da Construção Civil e atualmente, o atendimento destina-se exclusivamente aos profissionais do setor. Periodicamente, em parceria com empresas e outras instituições, são promovidos cursos de Armador de Ferros, Carpinteiro, Eletricista de Instalação Predial e Residencial, Eletricista de Instalação Industrial, Pedreiro, entre outros.

Hoje, o SENAI atua em todo estado da Paraíba através de suas unidades operacionais fixas e móveis realizando diversos cursos e treinamentos de educação e qualificação profissional.