O Centro de Atividades José Paiva Gadelha, foi inaugurado no dia 04 de Março de 1989, pelo Presidente da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba – FIEP e Diretor Regional do SESI – Agostinho Velloso da Silveira. A denominação do Centro de Atividade José de Paiva Gadelha deu-se em homenagem ao industrial sousense que fez parte da FIEP na época do ciclo do Algodão.

Para garantir a excelência no atendimento aos trabalhadores da indústria na área de Educação o centro oferece qualificação profissional por meio do Programa de Educação de Jovens e Adultos com Ensino Fundamental e Médio, cursos de Inclusão Digital e Formação Continuada a Distancia, atividades na Indústria do Conhecimento.

E ainda oferece serviços de Saúde e Segurança no Trabalho, Odontologia Móvel e Fixa com atendimentos preventivos e curativos, Ginástica Laboral, Natação, hidroginástica, Academia, Studio Pilates e Lazer, atendendo não só o trabalhador da indústria da cidade de Sousa, mas também mantendo parcerias com empresas de cidades circunvizinhas.