Programa FIEP de Qualificação - PFQC- Empresas Construtoras

PFQC - Programa FIEP de Qualificação de Empresas Construtoras

Uma oportunidade da empresa paraibana conquistar:

-
melhoria da QUALIDADE de seus Serviços e Obras
-
aumento da COMPETITIVIDADE
-
DIFERENCIAL de Marketing
-
satisfação dos CLIENTES
-
certificado PBQP-H / ISO 9001

O que é PFQ-C?

O Programa FIEP de Qualificação de Empresas Construtoras é um produto desenvolvido pelo Sistema FIEP - Federação das Indústrias do Estado da Paraíba, SENAI/DR/PB, destinado à implantação do modelo de gestão da qualidade através da adequação dos processos das empresas construtoras com vistas à certificação do sistema da qualidade em seus níveis de evolução (D, C, B e A).

O que é o SiAC?

O Sistema de Avaliação da Conformidade de Empresas de Serviços e Obras da Construção Civil, válido para empresas construtoras e tem como objetivo estabelecer um sistema de qualificação evolutiva para as empresas atuantes no setor da Construção Civil, visando contribuir para a melhoria da qualidade no setor. Este sistema faz parte do PBQP-H – Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat.

Os diferenciais competitivos para uma empresa construtora que implanta o SiAC/PBQP-H são:

-
Melhoria na qualidade de serviços e obra e, conseqüentemente, aumento da satisfação do cliente;
-
Redução de erros (não-conformidades), reclamações de clientes e custos operacionais;
-
Aumento da produtividade e competitividade.

A quem se Destina?

O PFQ-C destina-se a empresas do setor da construção civil do estado que pretendam melhor a eficiência e eficácia dos processos, por meio da implantação de um sistema de gestão da qualidade, com o foco nas pequenas e médias empresas.

Como Participar?

Para participar do PFQ-C a empresa construtora deverá ser filiada ao SINDUSCON-PB ou SINDUSCON-JP e formalizar sua adesão, ao PBQP-H, junto a estas entidades ou pelo telefone (83) 2108-8700 das 8 às 17hs.

Sistemática de Implantação

A sistemática de implantação do SENAI envolve a formação de grupos de empresas, os quais participarão de 04 workshops (seminários), conforme cronograma previamente estabelecido. Nestes workshops, são abordados os requisitos do SiAC, e ainda, apresentadas as atividades para andamento do processo de implantação nas empresas integrantes do grupo.

Essas atividades são acompanhadas, em cada empresa pelo Engenheiro/Consultor bem como supervisionadas por especialistas do sistema FIEP na área de qualidade.

O tempo total de implantação até o Nível A do PBQP-H será de 12 a 16 meses, devido à necessidade de validação dos processos em obra.

Como Participar?

- Menor Custo /benefício do mercado!

O PFQ-C oferece o menor custo/benefício do mercado. A empresa participante não terá despesas com os "royalties" de uso da metodologia de implantação impostas pelas empresas de consultoria na área e, com o custeio do deslocamento de consultores de outra região. O PFQ-C utiliza uma sistemática Própria, desenvolvida pela CNI/SENAI e adotada em âmbito nacional, que possibilita a formação e adoção de consultores locais.

- Maior número de horas/mês de Consultoria e Auditoria!

Em média, são oferecidas pelas empresas de Consultoria na área, cerca de 8 horas/mês. O PFQ-C disponibiliza 16 horas/mês de Consultoria Presencial desenvolvida por Engenheiro/Consultor, ou seja, o dobro desta média. A finalidade é dar maior agilidade ao processo de implantação com efetividade no acompanhamento.

São realizadas auditorias internas em cada empresa, após a implantação dos níveis de certificação do PBQP-H (C, B e A).

- Melhor metodologia de implantação!

O PFQ-C disponibiliza material didático, com modelos de documentos exigidos pelo referencial normativo – SiAC, para a implantação do sistema de gestão da qualidade pela empresa participante.

Essa metodologia foi desenvolvida por técnicos do SENAI e enriquecidos/avaliados por especialistas da qualidade e membros de organismos certificadores.

Informações Adicionais

SENAI - Centro de Educação Profissional da Construção Civil

Rua: Sen. Humberto Lucena, 133 - Bairro do Sesi - Bayeux –PB, CEP 58306-960

Contato: (83) 2108-8700 - (83) 2108-8709
Email: patriciaventura@fiepb.org.br