A Indústria 4.0 está mudando tudo: automação, robótica, inteligência artificial, energia renovável… e precisa de gente preparada para fazer isso acontecer.
De acordo com o Mapa do Trabalho Industrial 2025-2027, elaborado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), o Brasil vive um momento singular de escassez de profissionais preparados no mercado: até 2027, será necessário qualificar 14 milhões de trabalhadores. Isso significa muitas vagas, e bem remuneradas, para quem se capacitar agora.

Estabilidade + inovação = carreira com futuro
Se você tem entre 18 e 30 anos, quer estabilidade e aprendizado, mas não abre mão de inovação e desafios, investir em uma carreira na indústria pode ser o trampolim para esse sonho: você aprende processos, lidera projetos, cuida de equipes e finanças, com salário, benefícios e plano de carreira.
A indústria é uma oportunidade de carreira sólida, inovadora e conectada com tecnologia, e, aliada à educação profissional, abre portas reais para empregabilidade, crescimento e realização pessoal.
Jovens disputados pelo mercado, dentro e fora do Brasil
O estudante Bruno Wolf Machado, 22 anos, começou como menor aprendiz na Volvo, virou estagiário e conquistou a efetivação. “Faço faculdade hoje e sei quão difícil está sendo para os meus colegas conseguirem vagas no mercado de trabalho. Não é por falta de vagas, porque onde eu trabalho tem várias oportunidades. O curso técnico fez com que eu conseguisse um emprego bem antes”, conta.

Formação profissional: garantia de oportunidades para toda a vida
Bruno também lidera uma equipe participante da WorldSkills Brasil 2025. Os vencedores desta etapa poderão representar o Brasil na etapa internacional da competição, prevista para 2026, em Xangai, na China. É uma oportunidade para ganhar experiência, se destacar e mostrar que você pode competir entre os melhores do mundo.
Onde começar
De acordo com o Relatório sobre o Futuro dos Empregos 2025, publicado em janeiro pelo Fórum Mundial Econômico, 170 milhões de novos postos de trabalho serão criados até 2030, impulsionados por tendências como inovação tecnológica, transição verde, mudanças demográficas, fragmentação geoeconômica e incertezas econômicas.

Neste cenário, cerca de 40% das habilidades exigidas nos empregos devem mudar, sendo a lacuna de habilidades a principal barreira à transformação empresarial. Profissões como especialistas em big data, engenheiros de fintech e especialistas em IA e aprendizado de máquina estão entre as que mais tendem a crescer.
No Brasil, o SENAI é um dos maiores formadores de profissionais e já prepara gente para muitas destas profissões do futuro com cursos focados em:
Programação e desenvolvimento de apps;
Inteligência Artificial e Ciência de Dados;
Energia renovável;
Robótica e automação industrial.
Além dos cursos presenciais, é possível estudar 100% online com a plataforma Futuro.Digital. Você tem acesso às aulas 24h do dia, recebe certificado do SENAI Nacional e ainda economiza com os combos temáticos como IA & Data Science, Desenvolvimento Multiplataforma e Qualidade & Manutenção, todos com 10% de desconto.
A indústria brasileira move a economia, transforma o país e abre portas para carreiras inovadoras, conectadas com tecnologia e com espaço para crescimento.
Venha fazer parte dessa revolução e mude a sua vida!
Conheça o Geração SESI SENAI!
Uma iniciativa do Serviço Social da Indústria (SESI) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) criada para aproximar estudantes, professores e toda a comunidade da educação, promovendo conexões, ideias e boas práticas.
Acompanhe nossos conteúdos na Agência de Notícias da Indústria e no canal do WhatsApp. Tem dúvidas ou quer compartilhar os projetos da sua unidade? Fale com a gente pelo nosso SAC.