Instituto SENAI de Tecnologia em Têxtil e Confecção

Uma reestruturação em parte do Centro de Educação Odilon Ribeiro Coutinho deu origem ao moderno Instituto SENAI de Tecnologia em Têxtil e Confecção, localizado no Distrito Industrial de João Pessoa - Paraíba.

O Instituto foi criado para apoiar as empresas do setor têxtil e de confecção com soluções em tecnologia e inovação. O foco do Instituto está baseado no conceito de moda sustentável com o objetivo de colaborar para que a indústria paraibana deste segmento cresça e possa competir nacional e internacionalmente. Atualmente, o Instituto também presta consultorias a empresas dos setores de construção civil, moveleiro e alimentos e bebidas.

PRINCIPAIS LABORATÓRIOS

Laboratório de Estamparia Digital e Sublimática | Planta Piloto de Confecção | Planta Piloto, Fiação, Malharia e Tecelagem | Laboratório de Metalmecânica.

Avenida das Indústrias, S/N - Distrito Industrial, João Pessoa - PB, 58082-050

Os serviços técnicos especializados oferecidos pelo Instituto SENAI de Tecnologia em Têxtil e Confecção são relacionados à prototipagem rápida, que permite que as empresas transformem, rápida e eficientemente, ideias inovadoras em produtos finais.

Têxtil e Confecção

• Modelagem de produtos confeccionados
  • Desenvolvimento de peça piloto
  • Impressão de estamparia por sublimação
  • Prototipagem de fios, malhas e tecidos especiais

Metalmecânica

• Consultoria em Plano de Manutenção Preventiva
  • Usinagem e dispositivos em geral
  • Usinagem de peças em alta complexidade
  • Manutenção em moldes de injeção
  • Desenvolvimento de projetos em adequação e criação de máquinas industriais

A Paraíba se destaca pelas várias iniciativas de sustentabilidade na cadeia da moda têxtil e de confecções, a exemplo do algodão colorido naturalmente, também chamado de algodão ecologicamente correto. O Instituto dá suporte técnico para o desenvolvimento de produtos e articula ações de apoio às indústrias têxteis e de confecções que utilizam o algodão colorido como matéria-prima.

O Instituto SENAI de Tecnologia em Têxtil e Confecção é uma referência para empreendimentos pautados pela sustentabilidade. O Instituto presta consultorias especializadas e customizadas, com foco na transferência de tecnologias e em processos sustentáveis de produção. Nesta área, também se destaca o apoio dado às empresas interessadas em competir no mercado internacional. O Instituto também presta consultorias para indústrias de alimentos e bebidas, setor moveleiro e construção civil, na implantação e adequação de procedimentos técnicos de acordo com normas e regulamentos do segmento.

Serviços oferecidos

Processo Produtivo

• Lean Manufacturing em Confecção e demais segmentos
  • Consultoria em Métodos Ótimos de Costura