Instituto SENAI de Tecnologia em Eficiência Operacional

O IST em Eficiência Operacional visa a aplicação de processos voltados ao aumento da produtividade na Indústria.

Com uma equipe altamente especializada e fazendo uso de recursos tecnológicos avançados, o Instituto oferece à Indústria soluções para diferentes fases da produção, realiza simulações e desenvolvimento de processos através da célula de produção modelo usando a metodologia lean manufacturing, gestão de processos e de custos industriais, projetos para desenvolvimento de produtos para a cadeia da moda.

O Instituto também conta com um laboratório que realiza ensaios químicos, biológicos e mecânicos em águas, efluentes, alimentos, espumas, colchões (espuma, mola, conjugado e misto), bases e revestimentos para colchões.

DIFERENCIAL DO LABORATÓRIO

O Laboratório de Controle da Qualidade (LCQ) é acreditado pela Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro para Ensaios, sob nº 0141. O Escopo de acreditação do laboratório está disponível aqui.

Rua Luiz Motta, 200, BLOCO B - Bodocongó, Campina Grande - PB, 58430-710

O Instituto SENAI de Tecnologia em Eficiência Operacional desenvolve soluções técnicas e tecnológicas que vão desde o aperfeiçoamento e o desenvolvimento de produtos e processos até a internacionalização de produtos. Para isso, faz uso de métodos e técnicas customizadas e tecnologias de ponta. São consultorias personalizadas, de acordo com as necessidades de cada empresa.

Serviços oferecidos

• Pesquisa de tendências
  • Design de produto
  • Modelagem
  • Prototipagem
  • Simulação de processos
  • Planejamento de manufatura
  • Gestão de rotinas operacionais
  • Otimização de recursos de produção
  • Monitoramento Remoto de Indicadores
  • Projetos de estação de tratamento de efluentes
  • Consultoria em implantação de boas práticas de fabricação
  • Rotulagem de alimentos
  • Assessoria no controle da qualidade
  • Consultoria em implantação do sistema APPCC
  • Auditoria interna na gestão de alimentos
  • Assessoria para implantação selos SIF, SIM e SIE (Serviço de Inspeção Federal/ Municipal e Estadual) valor agregado de venda
  • Consultoria em elaboração de projeto de estação de tratamento de efluentes
  • Assessoria em licenciamento ambiental
  • Implantação de controles em normas e legislação
  • Gerenciamento de resíduos sólidos

Por meio dos serviços técnicos especializados oferecidos pelo Instituto SENAI de Tecnologia em Eficiência Operacional, as empresas paraibanas podem ter acesso às novas tecnologias para desenvolvimento de produtos e gerenciamento de processos.

Serviços oferecidos

• Simulação de processos produtivos;
  • Desenvolvimento de modelagem em sistema CAD CAM
  • Prototipagem de produtos para a cadeia produtiva do calçado, bolsas e acessórios em couro, sintéticos e têxteis.

Em parceria com outras Instituições de Ciências e Tecnologias e empresas interessadas o Instituto desenvolve pesquisa e desenvolvimento nas áreas de produtos da cadeia de moda, em especial, couro e calçados, sendo referência regional nos estudos relacionados à conforto e anatomia dos pés e estudos para incremento de processos produtivos para a indústria em geral.