Compartilhar

CNI

Brasil Indústria: educação técnica e campanhas do Setembro Amarelo

Por Agência CNI de Notícias - Publicado 24 de setembro de 2021

Setembro é um mês movimentado, com o Dia da Educação Profissional e mês do Setembro Amarelo. O Brasil indústria foca na saúde, crescimento profissional e desenvolvimento pessoal dos trabalhadores


Nesta semana, a indústria investiu em em educação, emprego, pesquisa e saúde dos trabalhadores. Além disso, durante a semana, tiveram datas importantes do Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência (21) e do Dia da Educação Profissional e Tecnológica (23). Setembro também é mês da campanha do Setembro Amarelo, marcado por ações que destacam os cuidados com a saúde mental.

O Brasil Indústria, coluna semanal da Agência de Notícias da Indústria, traz toda sexta-feira as principais ações do que aconteceu na indústria dos estados. Vem conferir!

O principal destaque da semana foi na capacitação de trabalhadores, na educação dos jovens e no desenvolvimento profissional. O Serviço Social da Indústria (SESI) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) juntam esforços para proporcionar novas oportunidades de cursos, eventos, webinar e muito mais para colaboradores. 

No Instituto Euvaldo Lodi (IEL), as ações foram voltadas para aumento da empregabilidade e inserção de jovens e estudantes no mercado de trabalho. 

Educação Profissional e Tecnológica abre portas para o futuro e desenvolvimento do país!

A educação profissional deve ser explorada desde o início da vida acadêmica dos estudantes, futuros trabalhadores. O SESI-AM abre matrículas para 2 mil crianças, a partir de quatro meses até os 10 anos de idade, na creche do SESI/AM - Escola Dr. Francisco Garcia para o ano letivo de 2022. 

Além disso, escolas do SESI-AM de Ensino Fundamental, com acesso à educação tecnológica, estão também com as matrículas abertas para o próximo ano letivo. As vagas são para alunos  do 1º ao 9º ano. Na grade curricular do ensino, inclui-se a educação tecnológica, desde os anos iniciais com acesso a participações em olimpíadas, torneios regionais e nacionais de robótica, e o ensino da língua inglesa. Mais informações no site da FIEAM

Dotado de estrutura física e remota no suporte educacional, o SESI proporciona aos alunos o contato com ferramentas e material didático alinhados com as profissões do futuro.

O IEL-PA abriu inscrições para profissionais de Engenharia Agronômica ou Agronomia que queiram atuar no município de Redenção, como bolsista no Grupo Sinagro, referência na cadeia do agronegócio nos segmentos de defensivos, fertilizantes, sementes e originação de grãos. O profissional selecionado atuará durante 12 meses, em período integral dentro da empresa no município. A bolsa terá um valor bruto mensal de R$ 3.500 e está sendo ofertada por meio do programa Inova Talentos. Saiba mais!

A BRK Ambiental, empresa que cuida da água e do esgoto em 47 cidades do Tocantins, em parceria com o SENAI-TO, está ofertando mais de 300 vagas em cursos gratuitos de instalação hidráulica e informática básica. Os cursos estão sendo ofertados nos municípios de Araguaína, Colinas, Guaraí, Gurupi, Dianópolis, Porto Nacional e Paraíso do Tocantins. Confira todas as informações no site da FIETO. 

Inspirados no veículo espacial rover Curiosity, os estudantes da Escola do SESI-MS de Campo Grande construíram e programaram um robô para simular o explorador desenvolvido pela NASA e enviado a Marte com a função de investigar a superfície do planeta vermelho. O objetivo dos estudantes do 9.º ano do Ensino Fundamental foi compreender melhor os sensores ultrassônicos e avançar nos estudos das programações, utilizando o software “Open Roberta Lab” e “Coder Z”, aplicando sequências, eventos, repetições e condicionais. A matéria completa está no site da FIEMS

Inspirados no veículo espacial rover Curiosity, os estudantes da Escola do SESI de Campo Grande construíram e programaram um robô para simular o explorador desenvolvido pela NASA e enviado a Marte com a função de investigar a superfície do planeta vermelho

O SESI E SENAI do Mato Grosso, realizam, entre os dias 27 de setembro a 8 de outubro, a campanha Hora do Acordo. Com até 100% de descontos nos juros e multas, as negociações ocorrem on-line ou presencialmente, das 8h às 18h, em todas as unidades do Estado. Podem participar clientes pessoas físicas e jurídicas com débitos até 31 de dezembro de 2020 e com débitos judicializados, independente da data. Vale ressaltar que não poderão aderir à conciliação clientes com débitos no ano de 2021. Saiba os detalhes

Inspirado nas estratégias pedagógicas que tornaram a Finlândia um dos países com os melhores resultados em educação em todo o mundo, a FIEP, por meio das Faculdades da Indústria, em parceria com a University of Helsinki, na Finlândia, por meio da InterEDTech, está com inscrições abertas para a pós-graduação Star Lessons. Confira!

“Essa pós-graduação irá possibilitar formação, conhecimento e prática em relação às soluções educacionais da Finlândia, considerada uma das melhores educações do mundo. Além de colocar o aluno em uma perspectiva mais autônoma, serão abordados temas como o uso de diferentes tecnologias no processo de ensino e a aprendizagem por meio de projetos e resolução de problemas, traduzindo como essas metodologias podem ser utilizadas na sala de aula, em uma perspectiva bem prática, habilitando o docente para o uso de estratégias didáticas e propondo melhoria nos resultados e na qualidade do ensino a partir de uma aprendizagem significativa”, explica Carlos Eduardo Leite Ribeiro, gerente de Educação e Negócios do Sistema FIEP. 

O SENAI Centro Tecnológico em Pirotecnia Oscar José do Nascimento é uma referência na região do centro-oeste mineiro ao oferecer para o setor industrial serviços



Os chamados Produtos Controlados pelo Exército (PCE), entre eles armas de fogo, munições, fogos de artifício e coletes balístico, dentre outros, precisam, para serem fabricados e comercializados, de uma avaliação e do certificado de conformidade emitido por Organismos de Certificação de Produtos (OCP).  Minas Gerais agora conta com o primeiro OCP aprovado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO), para realizar a certificação de fogos de artifício.

SENAI Centro Tecnológico em Pirotecnia Oscar José do Nascimento, que fica em Santo Antônio do Monte, foi recém habilitado para realizar a certificação de produtos de todo o país. Além de Minas Gerais, existem mais sete OCPs no Brasil, cinco em São Paulo e dois no Rio de Janeiro. Acesse a matéria no site da FIEMG

O SENAI-CE promove o primeiro curso de Introdução ao Hidrogênio Verde, na modalidade EAD, destinado ao público geral. As aulas iniciam no dia 27/9, em um webinar transmitido pelo canal do SENAI Ceará no YouTube, com participação do Diretor Regional do SENAI Ceará, Paulo André Holanda.

A 13ª edição do Prêmio Indústria Baiana Sustentável é uma excelente oportunidade para o setor industrial baiano, no exercício da responsabilidade social empresarial, assim como, as instituições acadêmicas e de pesquisa aplicada, no cumprimento da missão de contribuir para a inovação tecnológica, socializarem os esforços realizados para o desenvolvimento sustentável do estado. Saiba mais! 

Setembro Amarelo: precisamos falar sobre a saúde mental!

Lives sobre o tema: A FALA COMO PODER DE CURA: SETEMBRO AMARELO É O ANO INTEIRO, no SENAI-PB!

Viajar para outros espaços, épocas, conhecer personagens únicos e se identificar com novas histórias e emoções, tudo isso é possível sem sair de casa e ainda com uso do celular. É o que propõe a bibliotecária Andrielle Marques, na Escola SESI-AM Dra. Emina Barbosa Mustafa, com o projeto “Explorando a Biblioterapia no Setembro Amarelo”, nascido no mês da campanha que alerta sobre os cuidados com a saúde mental e pelo qual os alunos do ensino fundamental e do Novo Ensino Médio recebem livros digitais, semanalmente, com histórias que exploram os cuidados mentais. A matéria está aqui!

 

Começou, nesta segunda-feira (20), a Semana da Saúde da farmaSESI, tradicionalmente promovida no mês de aniversário da rede. Especialistas convidados vão tratar de higiene bucal, cuidados com a pele, hipertensão, saúde intestinal e hábitos saudáveis em vídeos publicados diariamente no perfil da farmácia no Instagram. 

Agora, é possível conversar por whatsapp com um farmacêutico da rede farmaSESI para tirar dúvidas sobre medicamentos, conferir serviços disponíveis ou ainda receber instruções para o uso de equipamentos como medidor de pressão, nebulizador e termômetro. O serviço funciona de segunda a sexta, das 8h às 17h por meio do número (48) 3332 3210. Confira mais detalhes no site da FIESC

A FIRJAN disponibilizou para as turmas assistirem na escola com acompanhamento do docente duas palestras sobre a temática do Setembro Amarelo. A escola também está caracterizada para fomentar nos alunos a curiosidade sobre o tema e principalmente a reflexão. Colocamos frases motivacionais para os alunos refletirem. As mensagens foram inseridas em um manequim, formando um drapping, onde o aluno retira a frase sem saber qual a mensagem está ali, somente após a retirada é que ele conseguirá ler. Tornando o momento lúdico e divertido, ao mesmo tempo reflexivo.

A escola também está caracterizada para fomentar nos alunos a curiosidade sobre o tema e principalmente a reflexão.

Ações sociais e pesquisas também fazem parte do foco da indústria

A FIEG + Solidária promoveu mais uma distribuição de alimentos e máscaras descartáveis, na Casa da Indústria. As instituições filantrópicas assistidas hoje foram Centro Espírita Luzes do Evangelho, SAG - Sociedade Assistencial de Goiás, Associação Tribo de Cristo e Instituto Espírita Batuíra de Saúde Mental. Confira!

O estado do Rio enterra anualmente R$ 1 bilhão em materiais que poderiam seguir o caminho da reciclagem e gerar recursos para o estado. Esse é um dos resultados do “Mapeamento dos Fluxos de Recicláveis Pós-Consumo no Estado do Rio de Janeiro”, realizado pela FIRJAN. Veja todas as informações no site.

As indústrias de Pernambuco passam a contar a partir de agora com um programa exclusivo de eficiência energética. O Mais Energia, Menos Custos nasceu na última terça-feira (21) e foi construído pela FIEPE, Neoenergia Pernambuco, SENAI-PE e SEBRAE-PE com o intuito de tornar o setor produtivo cada vez mais competitivo. A iniciativa irá permitir que as indústrias locais possam receber, de forma gratuita, um pré-diagnóstico no qual constará seu perfil de consumo e estimativa de redução de desperdícios com a otimização do uso da energia elétrica no processo produtivo.

A ideia do projeto é atender indústrias de vários segmentos e regiões, de todos os portes, desde que sejam consumidoras do mercado cativo de energia elétrica.

O SENAI do Paraná foi o que mais captou projetos de inovação e pesquisa aplicada em 2020 no país e continua repetindo a movimentação em 2021, pela Plataforma de Inovação para a Indústria, do SENAI nacional. Confira!  

As exportações na indústria de transformação gaúcha totalizaram US$ 1,3 bilhão em agosto, 42,2% de crescimento na comparação com o mesmo mês de 2020, e aumentaram em 19 dos 24 segmentos que registaram embarques. Veja as informações no site da FIERGS!

A cozinha é como uma grande orquestra. Sob o comando do chef ou do maestro, cozinheiros e ajudantes, músicos e solistas devem estar ensaiados e em sintonia.  Mas você já pensou em assistir a um concerto de orquestra e ao mesmo tempo aprender a fazer pratos regionais, com ingredientes típicos do Cerrado, preparados ao vivo por um renomado chef?

Essa junção inusitada pode ser conferida no sábado (25), às 19h, na live espetáculo Nutre Mais realizada pela Orquestra do SESI-MT, com a participação do chef Vinicius Rossignoli. Para assistir se inscreva no canal do SESI-MT no Youtube! 

A Plataforma do Movimento Santa Catarina pela Educação registra cerca de 2,5 mil vagas de emprego ou estágio nos setores de indústria, comércio, serviços, transporte e agricultura em Santa Catarina. As oportunidades são oferecidas em todas as 16 vice-presidências regionais da FIESC e também fora do Estado. Clique aqui para acessar a plataforma.

Para auxiliar nas demandas de insumos para a vacinação contra a Covid-19, o movimento Unidos Pela Vacina inicia a entrega de 15 mil litros de álcool 70% na manhã desta sexta-feira (24) a quase 100 municípios mato-grossenses. O produto será repassado à Secretaria de Estado de Saúde, que ficará responsável pela distribuição aos municípios. A matéria está no site da FIEMT.

A indústria foca na inclusão!

É o mês da visibilidade da Comunidade Surda Brasileira, uma ação que traz conscientização e homenagens a essa população. O SENAI-CE traz uma live para debater o tema! Setembro Azul - Um Olhar para os Desafios da Comunidade Surda, no youtube do SENAI-CE!

Outras Notícias