Compartilhar

CNI

Brasil Indústria: especial de ações para o Dia da Indústria!

Por Agência CNI de Notícias - Publicado 25 de maio de 2022

Na semana da Indústria, as Federações das Indústrias buscaram investir em educação, eventos on-line e doações. Vem conferir a programação!


Para homenagear um dos setores que mais impulsionam a economia e contribuem para o desenvolvimento do país, foi instituído o dia 25 de maio como o Dia da Indústria. A data é o momento ideal para se discutir o desenvolvimento econômico, industrial e social. E, por isso, nesta semana, as federações estão com uma série de eventos de capacitação, ações sociais e um balanço industrial!

O Brasil Indústria, coluna semanal da Agência CNI de Notícias, traz uma edição especial com os principais destaques na indústria dos estados. 

Um dos principais destaques da semana foi a capacitação de trabalhadores, a educação dos jovens e o desenvolvimento profissional. O Serviço Social da Indústria (SESI) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) juntam esforços para proporcionar novas oportunidades de cursos, eventos, webinar e muito mais para colaboradores. 

No Instituto Euvaldo Lodi (IEL), as ações foram voltadas para aumento da empregabilidade e inserção de jovens e estudantes no mercado de trabalho. Vem conferir!

A transformação não acontece em um único dia. O Pará promove o Mês da Indústria!

Com um PIB de R$ 55,5 bilhões, o setor industrial do Pará emprega cerca de 180 mil trabalhadores, sendo o décimo primeiro maior PIB do Brasil, conforme mostra a plataforma interativa Perfil da Indústria, mantida pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Este ano, para marcar a data, o Sistema FIEPA promove a campanha Mês da Indústria, com diversos eventos!


No dia 26 de maio, será realizado a mais uma edição do Supply Tank, rodada de negócios com o objetivo de incentivar compras locais para garantir a sustentabilidade econômica das empresas paraenses. Ainda no dia 26, às 17 horas, no Auditório Albano Franco, o IEL-PA fará a certificação das pequenas e médias empresas participantes do seu Programa de Certificação de Empresas (Procem). Para conferir a programação completa do mês, entro no site da FIEPA!

Qual a importância da indústria para o desenvolvimento econômico e social da Bahia? A FIEB responde! 

Para celebrar o dia 25 de maio, foram elaborados conteúdos especiais, como uma matéria sobre as perspectivas do setor e uma linha do tempo sobre a indústria da Bahia, além de dados setoriais. A ação foi planejada pela Gerência de Comunicação Integrada, em parceria com a Superintendência da FIEB, a campanha conta com veiculação de conteúdo especial na TV Bahia, rádios locais, ação do influencer digital Ivan Mesquita (O Cêro), que fala sobre a história da indústria baiana e muito mais! Você pode acompanhar tudo pelo site da FIEB!

FIESC lança Reinventa-SC com debate de líderes industriais

A FIESC promove, no Dia da Indústria, o Fórum Reinventa-SC. O evento on-line integra a programação da Semana da Indústria e marca a nova fase do projeto Travessia. Acompanhe o evento AO VIVO no canal da FIESC no YouTube a partir das 9 horas.

Além do presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar, e do diretor de inovação da Federação, José Eduardo Fiates, participam Fabio Nazari, sócio líder do BTG Pactual; o diretor de Negócios Digitais da WEG, Carlos José Bastos Grillo; o CEO da Tupy, Fernando Cestari de Rizzo; o presidente da Whirlpool Latin America, João Carlos Brega; e o diretor-executivo de Agro e Sustentabilidade da Seara Alimentos (JBS Foods), José Antonio Ribas Junior. 


No evento, os executivos apresentarão as transformações pelas quais suas respectivas empresas passaram ao longo destes dois anos, as estratégias adotadas, seus resultados e quais perspectivas estas companhias vislumbram para o futuro. A transmissão do fórum será feita no canal da FIESC no YouTube a partir das 9 horas. Inscreva-se no site da FIESC. 

No Dia da Indústria, FIEG e CNI entregam Mérito Industrial

Em evento que vai reunir, em Goiânia, o mundo político e empresarial local e nacional, a FIEG e a CNI realizam hoje, 25 de maio, a entrega da Medalha da Ordem do Mérito Industrial. A solenidade será realizada no Teatro SESI-GO, às 19 horas, com participação de lideranças do setor produtivo e autoridades públicas e integra a programação de eventos previstos para a Semana da Indústria.

Neste ano, a honraria nacional será entregue ao empresário José Garrote, fundador da indústria São Salvador Alimentos (SuperFrango), e ao ex-prefeito e ex-governador Iris Rezende (in memoriam), que será representado pela filha Ana Paula Rezende. Já a homenagem estadual reconhecerá os empresários José Batista Sobrinho, da JBS S.A. (Friboi), e Oswaldo Stival, um dos precursores da indústria de beneficiamento do arroz em Goiás. As informações da ação estão no site da FIEG

Palestra sobre gestão socioambiental marca Dia da Indústria, em Belém (PA)

Para comemorar o Dia da Indústria, a FIEPA também realiza palestra “Gestão Estratégica ESG e o Impacto na gestão dos Negócios”, que vai tratar sobre ESG (do inglês Environmental, Social and Corporate Governance), destacando a importância de as indústrias pautarem sua atuação de acordo com as melhores práticas ambientais, sociais e de governança. Também abordará a gestão de riscos socioambientais nas operações e os impactos do ESG no dia a dia das organizações no futuro.

A palestra será proferida por Roberto Roche, especialista em gestão de ESG, Princípios do Equador, Princípios do Investimento Responsável (PRI) e padrões da Corporação Financeira Internacional (IFC) para investimentos em infraestrutura. Roche foi vice-presidente em ESG/QSMS-RS & Sustentabilidade Corporativa para fundos de investimentos na África e Asia, nas áreas de óleo & gás, energia, portos e mineração em mais de 15 países da América Latina, África Ásia e Oriente Médio. O evento será às 18 horas, no Auditório Albano Franco, da FIEPA, com transmissão pelo Youtube da Federação.

FIEMA celebra o Dia da Indústria com ações marcantes, como Expo Indústria

O Dia da Indústria, 25 de maio, será celebrado com ações marcantes pela FIEMA ao longo desta semana – a principal delas é a realização da 4ª edição da Expo Indústria Maranhão, realizada pelo Sistema FIEMA (FIEMA, SESI, SENAI e IEL) e pela CNI. A feira, que acontece de quinta-feira (26) a domingo (29) no Multicenter Negócios e Eventos (Cohafuma), mobiliza toda a classe industrial do estado e outros setores fundamentais da economia maranhense. São aguardados para visitar o espaço mais de 25 mil pessoas. A expectativa é gerar R$ 280 milhões em negócios locais e internacionais. Mais detalhes, no site da FIEMA

Com o tema Indústria Sustentável, a Expo Indústria Maranhão 2022 desafia o setor para uma adaptação capaz de modificar práticas efetivas na produção econômica do estado


Ainda em comemoração ao Dia da Indústria, a FIEMA realiza o plantio de mudas de árvores nativas no Parque Ecológico do Itapiracó, na manhã desta quarta-feira, (25). O plantio é um ato simbólico que marca a véspera da Expo Indústria Maranhão 2022, representando a compensação do carbono, um investimento para minimizar os impactos ambientais causados pelo evento, que ocorre de 26 a 29 de maio, no Multicenter Negócios e Eventos.  

O plantio é uma iniciativa da parceria entre a FIEMA, a ALUMAR, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais e Prefeitura de São Luís.


“Neste Dia da Indústria, essa é a nossa prática sustentável para neutralizarmos o carbono emitido durante as nossas atividades na Expo Indústria Maranhão. O importante é que sabemos que essa compensação vai gerar benefícios ambientais na mesma proporção dessa emissão de carbono e nós precisamos olhar para essa questão com esse comprometimento e incentivar as empresas a assumirem as suas responsabilidades ambientais e reduzir seus impactos no meio ambiente”, diz o presidente da FIEMA, Edilson Baldez.  


Palestras e atividades para o Dia da Indústria acontecem em Aracaju (SE)

O SENAI-SE promove uma série de palestras e atividade em prol do Dia da Indústria:

  • Dia 25/05 às 19h – Webinar SENAI LAB (Transmitido via Youtube) / Tema: Uso das tecnologias digitais na indústria brasileira e a adesão a Indústria 4.0;
  • Dia 27/05 às 19h – Palestra na Faculdade Uninassal – No evento OPA – Oficinas Profissionalizantes de Administração.
  • Dia 31/05 às 19h – Webinar GEP/GRM para a indústria sergipana (Transmitido via Youtube) / Tema: As tecnologias digitais da indústria brasileira e a Indústria 4.0;
  • Dia 01/06 às 19h – Palestra na Faculdade São Luis de França – Seminário com alunos.

Mais detalhes, é só acessar o site do SENAI do Sergipe e conferir as notícias sobre os encontros. 

FIESP, CIESP, SENAI-SP, SESI-SP e IRS homenageiam todas as indústrias que com pessoas, tecnologia, inovação e força transformam o Brasil!

FIERO cita os motivos para comemorar o Dia da Indústria!

A FIERO, desde sua fundação, há mais de três décadas, tem contribuído para o fortalecimento da indústria, defendendo os interesses dos mais variados setores produtivos, que são responsáveis pela geração de milhares de empregos. Neste cenário, os braços sociais da instituição, como o SESI, SENAI e IEL têm sido destaques na educação, formação e capacitação profissional de base industrial.

Mesmo com as crises econômicas do país, a indústria, ainda assim não parou de cumprir sua missão, que é contribuir para o desenvolvimento da economia. Os investimentos, sobretudo industriais, geram um verdadeiro efeito multiplicador para economia: aumentos de investimento geram crescimento da produção, que por sua vez incrementam os empregos e, consequentemente, renda, que gera consumo, mais produção e assim por diante. A indústria é a força que impulsiona o desenvolvimento.

A indústria investe em inovação, que alavanca o agronegócio e juntos geram riquezas. Ela também contribui para uma economia forte e sustentável, porque produz com responsabilidade e tecnologia em harmonia com o meio ambiente. Rondônia, trilha no caminho da inovação, tecnologia e sustentabilidade com o objetivo de melhorar o padrão de vida da população. Contribui para a redução das desigualdades regionais, contribui para as exportações, que também gera mais empregos e renda. Leia por completo no site da FIERO. 

Sim, nós somos multimídia!

Banco de Mídia da Indústria traz sonoras de porta-vozes, imagens em vídeo e fotos, e infográficos sobre os temas das pesquisas e de diversos assuntos de interesse da indústria. O acesso é gratuito, basta fazer uma breve inscrição.

Outras Notícias