Compartilhar

CNI

Brasil Indústria: sustentabilidade e educação marcaram a semana da indústria no país!

Por Agência CNI de Notícias - Publicado 01 de julho de 2022

Indústria lança obras e projetos sustentáveis com foco na criação de empregos e diminuição de carbono. Vem conferir!


 

Nesta semana, a indústria investiu em obras focadas na sustentabilidade e economia de baixo carbono e projetos voltados para a educação. O Brasil Indústria, coluna semanal da Agência de Notícias da Indústria, traz todas as sextas-feiras as principais ações do que aconteceu na indústria dos estados. Vem com a gente!  

Um dos destaques da semana é o lançamento do novo Complexo Eólico no RN da Elera Renováveis, que conta com programas de capacitação do Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER), do SENAI-RN. 

IEL-MS disponibiliza 99 vagas de estágio remunerado para estudantes de Campo Grande e Dourados que queiram uma oportunidade de inserção no mercado de trabalho e de ampliar os conhecimentos.

SESI-PA implanta robótica em escolas públicas do Marajó

As unidades educacionais contempladas são Escola Municipal Pedro Nogueira, Escola Municipal Magalhães Barata e Escola Municipal Nossa Senhora de Lourdes

As unidades educacionais contempladas são Escola Municipal Pedro Nogueira, Escola Municipal Magalhães Barata e Escola Municipal Nossa Senhora de Lourdes

Serviço Social da Indústria (SESI/PA) está implantando gratuitamente, em três escolas da rede municipal pública de São Sebastião da Boa Vista, a Metodologia SESI de Robótica.

Os kits de robótica já estão no município e em agosto a entidade realiza a capacitação dos professores da rede municipal na metodologia, com oficinas focadas no uso de tecnologias e na robótica educacional. Para saber mais detalhes, entre no site da FIEPA. 

Elera Renováveis lança obras de novo Complexo Eólico no RN

A Elera Renováveis, empresa com 78 ativos de geração de energia, entre hidrelétricas, parques eólicos, solares e usinas de biomassa, lançou nessa semana a pedra fundamental de seu mais novo parque eólico: o Complexo Oeste Seridó.  

Localizado no município de Parelhas, no Rio Grande do Norte, o empreendimento representa um investimento de R$1,5 bilhão na região e capacidade instalada de geração de 247,5 MW.   

Elera Renováveis lança pedra fundamental de seu mais novo parque eólico, no RN

Elera Renováveis lança pedra fundamental de seu mais novo parque eólico, no RN

O projeto contempla um total de dez parques eólicos integrados que, juntos, representam a abertura de mil empregos diretos e indiretos no pico das obras.

Para dar prioridade à contratação de mão-de-obra local, a Elera já realizou um programa de capacitação em parceria com o Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER), do SENAI-RN.  

Sindivest promove seminário para incentivar sustentabilidade da Moda alagoana 

O Sindicato da Indústria do Vestuário (Sindivest/AL), em parceria com a Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), promoveu o seminário Sustentabilidade da Moda – Impactos e Novas Tecnologias. 

Evento apoiado por Fiea e Senai reuniu pequenos empresário do setor

O evento reuniu pequenos empresários da Moda alagoana no Senai Poço, que participaram de discussões sobre as tendências dos negócios para o futuro, visando ao crescimento do setor, explicou o presidente do Sindivest/AL, Francisco Acioli. Para mais informações, clique aqui!  

FIEB traça estimativa para PIB baiano de 2022 

O Produto Interno Bruto (PIB) da Bahia, para este ano, deve crescer 3,1%, de acordo com o Relatório Técnico Estimativa do PIB da Bahia 2022, elaborado pela Gerência de Estudos Técnicos da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB) com base nos indicadores recentes e na percepção de analistas e empresários do estado.

PIB da Bahia deve crescer, mas relatório aponta que resultados seguem insuficientes para comemoração

O estudo foi desenvolvido pela FIEB com uma metodologia criada em 2020, em função da necessidade de se avaliar o comportamento do PIB naquele ano e fazer projeções econômicas. Confira os detalhes aqui! 

Faculdade Senai de Campo Grande desenvolve projeto que incentiva leitura entre alunos e colaboradores 

Após período de restrição por conta da pandemia, a Faculdade Senai Campo Grande, reabriu as portas dos espaços de integração entre alunos e colaboradores. Visando incentivar a leitura e reaproximar a comunidade escolar, o projeto Biblioteca Viva é uma destas iniciativas. 

A biblioteca da Faculdade Senai Campo Grande está aberta de segunda a sexta-feira, das 12h às 17h e das 18h às 21h.

Todos os colaboradores do Sistema Fiems, além dos alunos da instituição, podem consultar normas técnicas, utilizar os espaços multiuso e emprestar livros mediante cadastro. Para mais informações, acesse!  

SENAI CETIQT debate a Biologia Sintética como um dos pilares para o desenvolvimento da bioeconomia

O Café com Bioeconomia é um espaço de diálogo onde convidados e público podem interagir para discutir temas centrais da bioeconomia.

Nesta edição, o Café abordou como a biologia sintética pode ser uma grande aliada no desenvolvimento da bioeconomia. O encontro contou com a presença de Aline Dumaresq – especialista em Engenharia Metabólica e Biotecnologia na Braskem; Fernando Torres – pesquisador no INCT – Biologia Sintética; Maria Astolfi – pesquisadora no JBEI Join BioEnergy Institute, Universidade da Califórnia, e foi moderado por Lucas Cespedes – pesquisador na Coordenação de Biotecnologia do SENAI CETIQT. 

O Café com Bioeconomia ocorre quinzenalmente às quarta-feiras, das 8h30 às 10h. Para receber a agenda dos próximos Cafés, cadastre-se em https://portaldebioeconomia.com 

Prêmio Firjan de Sustentabilidade 

O Prêmio Firjan de Sustentabilidade destaca as melhores práticas e reconhece o aprimoramento dos processos produtivos, a implantação de projetos socioambientais e as iniciativas de cunho sustentável desenvolvidas pelas empresas do estado do Rio de Janeiro. 

Desde sua criação, o prêmio contou com a inscrição de mais de 500 projetos e premiou quase 60 instituições.

Inscreva seu projeto até 31 de agosto de 2022 na maior premiação da categoria. Para mais informações, clique aqui!  

IEL tem 99 vagas de estágio disponíveis em Campo Grande e Dourados

IEL disponibiliza 99 vagas de estágio remunerado para estudantes de Campo Grande e Dourados

O IEL disponibiliza 99 vagas de estágio remunerado para estudantes de Campo Grande e Dourados que queiram uma oportunidade de inserção no mercado de trabalho e de ampliar os conhecimentos. Os interessados podem se inscrever pelo site do IEL-MS, é só acessar, preencher o formulário e cadastrar o currículo.  

O estágio é uma oportunidade para a empresa que conta com um profissional dedicado a aprender uma nova profissão e contribuir com ideias como para o estudante, que amplia seus conhecimentos e ainda pode ganhar bolsas de até R$ 1,4 mil. Saiba mais!  

Inscrições para a 18ª edição do Prêmio Samuel Benchimol encerram dia 15 de julho

Prêmio reconhece iniciativas e trajetórias pioneiras à compreensão da Amazônia em prol do desenvolvimento sustentável da região

A Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO) vai sediar a 18º edição dos Prêmios Samuel Benchimol e Banco da Amazônia de Empreendedorismo Consciente. As inscrições estarão abertas até o dia 15 de julho e podem ser feitas acessando o link do Prêmio Samuel Benchimol.

Podem inscrever suas propostas instituições com atuação no desenvolvimento sustentável da Amazônia, entidades que tenham o objetivo de promover o desenvolvimento regional, nacional ou internacional, empresas públicas ou privadas com investimento na Região Amazônica e ainda autônomos com atividades referentes à região. Mais detalhes no site da FIERO.  

São João do SESI celebra a cultura maranhense 

Festa típica e tradicional do Maranhão retrata sua cultura e fortalece os vínculos não só com os industriários, mas também com a comunidade

A Unidade do Serviço Social da Indústria (SESI-MA) do Araçagi na grande São Luís se transformou na última sexta (24), em um grande arraial para celebrar o dia de São João.   

 Com grandes atrações, como o Cacuriá de Dona Teté, Boi de Morros, Boi da Maioba, Boi Barrica, Boi de Maracanã, Boi de Santa Fé e Boi de São Miguel, além do forró do Tonny e o grupo de dança folclórico “Vem BB”, a festa junina do SESI, entidade do Sistema FIEMA, agradou quem optou por apreciar a programação do tradicional arraial da entidade. Saiba mais!

O Brasil Indústria fica por aqui. Até a próxima semana!

Outras Notícias