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Cabotagem: novo impulso para o transporte nacional

Por Agência CNI de Notícias - Publicado 17 de novembro de 2025

A cabotagem pode e deve ser prioridade para tornar a indústria mais forte no Brasil


O Brasil precisa investir cada vez mais no transporte por cabotagem para tornar o escoamento das cargas industriais mais barato, mais competitivo e menos poluente. A equipe de Jornalismo da CNI esteve nos portos do Pecém e Mucuripe, no Ceará, onde conferiu de perto as vantagens do uso dos navios para transportar cargas industriais e agrícolas, e insumos/matérias-primas para a indústria nacional. Acompanhe a matéria especial!

O que é cabotagem?

 

A Lei nº 9.432/1997 define a cabotagem como o transporte realizado entre portos ou pontos localizados dentro do território nacional, utilizando a via marítima ou uma combinação desta com vias navegáveis interiores.

A decisão das empresas em utilizar a cabotagem

A escolha de um modo de transporte por uma empresa está sujeita à avaliação de múltiplas variáveis. Políticas públicas e estratégias empresariais que pretendam contribuir para a alteração da composição de modais devem ter como referência os fatores que influenciam estas decisões.

Estudos e pesquisas identificam custos, tempo de trânsito, confiabilidade e frequência como determinantes das escolhas do modo de transporte. Estas variáveis são, por outro lado, influenciadas pela oferta de infraestrutura e geografia. A capacidade de a cabotagem competir depende de portos eficientes, capacidade de calado para navios, acesso rodoviários e ferroviários e estruturas de suporte.

- Brasil tem cerca de 8.000 km de costa litorânea e 2.000 km de rios navegáveis.

- 1 em cada 5 empresas estariam dispostas em utilizar o transporte por cabotagem se houvesse condições adequadas de transporte

Integração modal e eficiência logística

A cabotagem não substitui integralmente o transporte rodoviário, mas deve assumir papel de destaque nas rotas de longa distância. O transporte rodoviário permanece fundamental para o deslocamento entre portos e as origens e destinos das mercadorias. Essa integração entre cabotagem e rodovias potencializa ganhos importantes em eficiência logística, reduz trajetos rodoviários e melhora a distribuição das cargas — contribuindo inclusive para uma melhor qualidade de vida dos caminhoneiros.

Além dos benefícios logísticos, a ampliação da cabotagem está diretamente associada à redução das emissões de gases de efeito estufa no setor de transportes, favorecendo o alcance de metas ambientais e aprimorando a sustentabilidade da cadeia logística.

Pesquisa da CNI mostra vantagens da cabotagem

Pesquisa divulgada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) no começo de outubro mostra que 79% das empresas apontam o menor custo como principal benefício da cabotagem. Em seguida, sobressaem questões relacionadas à segurança no transporte (21%).

A consulta empresarial mostrou também que, das empresas que utilizam o transporte por cabotagem, a maior parte é de grande porte e que a distância percorrida por suas mercadorias nesse modal é, em média, superior a 1.000 km.

Para a indústria, que transporta grandes cargas e volumes, a modalidade é um grande diferencial para a competitividade do setor.


Motivos para as empresas que utilizam a cabotagem usarem o modal

Portos do Ceará

No Ceará, dois portos fazem toda a diferença para a economia. A equipe de Jornalismo da CNI estava no Terminal do Pecém e no Porto do Mucuripe para verificar in loco o protagonismo da navegação de cabotagem para transportar cargas industriais, agrícolas e matérias-primas para a indústria nacional.

Em 2024, a cabotagem foi a modalidade de transporte mais utilizada nessas infraestruturas portuárias, chegando a representar 59% do total movimentado em toneladas.Portos do Ceará

No Ceará, dois portos fazem toda a diferença para a economia. A equipe de Jornalismo da CNI estava no Terminal do Pecém e no Porto do Mucuripe para verificar in loco o protagonismo da navegação de cabotagem para transportar cargas industriais, agrícolas e matérias-primas para a indústria nacional.

Em 2024, a cabotagem foi a modalidade de transporte mais utilizada nessas infraestruturas portuárias, chegando a representar 59% do total movimentado em toneladas.

 

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