Compartilhar

CNI

Como montar um bom currículo profissional?

Por Agência CNI de Notícias - Publicado 24 de setembro de 2021

Coloca foto? Endereço? Habilidades? O Tem Solução traz ótimas dicas pra montar um currículo


O currículo é o primeiro contato de uma empresa com um futuro funcionário e ter uma boa apresentação, com as informações adequadas, é um diferencial na hora da contratação. Mas, quem nunca se perguntou, como fazer um currículo?

Essas dúvidas são muito comuns principalmente para quem está em busca do primeiro emprego. Com o reaquecimento da economia, muitas empresas voltaram a contratar, então, é importante estar preparado para se tornar um candidato. 

Por isso, nesta edição do Tem Solução, procuramos duas especialistas em recursos humanos para que você monte um documento completo e melhore suas chances de conseguir um lugar no mercado de trabalho.

A Camilla Ramos, analista de RH da Confederação Nacional da Indústria (CNI), e a Valdirene Borges, supervisora de desenvolvimento humano e organizacional da Intelbras, trazem as principais dicas para montar o primeiro ou aperfeiçoar o seu currículo!

Se apresente bem! 

Como começo o currículo? 
O abre de qualquer currículo é feito pelo nome do candidato. Então, a primeira dica é colocar o nome em destaque! É comum as pessoas diminuírem o nome para dar mais espaço para outros campos, mas esquece isso! Seu nome merece destaque e deve estar completo!  

Devo colocar uma foto no currículo? 
Prefira não colocar. A não ser que você esteja pleiteando uma vaga de modelo (nesse caso, a sua foto importa, sim!), as informações profissionais, e não a sua aparência, é que devem contar para análise dos recrutadores.   

Preciso colocar dados de documentos? 
Não é preciso colocar informações de documentos, como números de CPF, RG, nem comprovante de residência.

Que tipo de informação pessoal preciso dar? 
Esse é um erro muito popular, então presta atenção: não coloque idade, estado civil, onde nasceu, nomes dos pais. Esse tipo de informação que não vai aumentar o seu valor profissional. Quanto ao endereço, bairro e cidade são suficientes.

O mais importante de tudo é que o seu telefone e o seu e-mail profissional estejam corretos. É por esses canais que recrutadores vão entrar em contato com você. 

É recomendável colocar meus perfis de redes sociais? 
O ideal é inserir seu perfil se tiver alguma ligação com a vaga que você está disputando. Tipo: um perfil de fotos para vaga de fotógrafo ou um perfil com artes para vaga de designer. 

Valorize a sua experiência 

Devo detalhar todos os lugares onde já trabalhei? 
Se você for um profissional que já teve muitos cargos e empregos, destaque as atividades mais recentes. Se você colocar todas a sua experiência, seu currículo pode ficar quilométrico.

Qual é o nível de informação que preciso colocar? 
Um bom currículo é objetivo. Insira as principais atividades, É muito comum queremos colocar todas as funções que já tivemos, mas destaque o que realmente importa. 

Nunca trabalhei, estou em busca do primeiro emprego. E agora? 
Primeiro, calma! Foque nas suas habilidades e dê destaque nas experiências acadêmicas, em atividades extracurriculares, como serviço voluntários, projetos autônomos, atividades esportivas e pesquisa. E se tiver tido experiências como jovem aprendiz ou estagiário, não hesite em colocar isso lá! Projetos de pesquisas, participação em congressos e palestras, e prêmios contam como experiência e chamam atenção para uma vaga júnior, que normalmente busca jovens e recém formados em busca do primeiro. 

Mostre o que você conhece

Como falar sobre os idiomas e o meu nível de conhecimento? 
É legal deixar os idiomas mais pro final do currículo, em que você especifica quais línguas fala e em qual nível. Tipo: inglês intermediário, espanhol fluente, francês básico. 

Como falar sobre cursos e capacitações? 
Em casos de programas digitais, especifique o nome e, se possível, tenha também um portifólio para ilustrar. O portifólio só deve ser enviado caso solicitado, em um documento a parte do currículo. 

A forma valoriza o conteúdo

Como apresento o meu currículo? 
O layout é a oportunidade que você tem de mostrar um pouco da sua personalidade. Atualmente, existem várias ferramentas que ajudam na edição e criação de um currículo original que combine com quem você é. É possível encontrar sites com modelos prontos para apenas editar o conteúdo e mudar uma coisa ou outra, como o Canva (que possui uma página exclusiva com modelos prontos para serem editados), o Docs e o próprio Word. Aproveite esse momento para colocar sua cara. 

Posso ser criativo na apresentação? 
Sim, mas lembre-se que é preciso estar em sintonia com o tipo de trabalho que você está buscando. Então, profissões mais criativas, como publicitários e designers têm mais abertura para ousar. Pode ser um pouco estranho tentar disputar uma vaga em um escritório de advocacia com um currículo muito extravagante. O currículo, além de combinar com o seu perfil, tem que combinar também com o da empresa. 

Agora, vai!

Com tanta dica boa, montar o seu currículo vai ser mais fácil do que parece. Separe as informações que você acha importante, procure suas qualidades, faça uma descrição exclusiva para o cargo e envie suas informações. 

O próximo passo é se preparar para a entrevista, que pode ser presencial ou on-line. Se quiser saber como se dar bem em uma entrevista confira esses passos!

Como última dica, no Mundo Senai, você encontra todas as vagas disponíveis de acordo com seu currículo e perfil profissional. Entre no site e garanta seu novo ou próximo emprego! 

Outras Notícias