Compartilhar

Competição do SENAI estimula estudantes no desenvolvimento de robôs

Por Assessoria de Comunicação - Publicado 07 de julho de 2020

Desafio está previsto para acontecer entre os dias 16 e 21 de novembro

Cada vez mais automatizada, as indústrias passaram a investir em robótica para manter a linha de produção mais ágil e competitiva. E nesta realidade, os profissionais do setor precisam estar preparados para trabalhar com a robótica.

Neste contexto, o SENAI que sempre utilizou tecnologias nas salas de aula, laboratórios e oficinas têm aperfeiçoado constantemente as metodologias de ensino, e a robótica está inserida neste processo, comprovando que a tecnologia é capaz de tornar o ambiente de ensino mais atrativo e dinâmico.

Pensando sob essa ótica, o SENAI PB, através da Unidade de Educação Profissional, lançou nesta terça-feira, 07/07, o edital do SPACE Robótica SENAI, que consiste num desafio que busca impulsionar através da construção de robôs, os conhecimentos em design, modelagem, robótica, programação, gestão e pilotagem visando superar as missões lançadas.

“Este projeto estará promovendo o desenvolvimento de tecnologia para as indústrias paraibanas, e para nós do SENAI PB o processo de inovação dever ser apoiado desde o início da formação técnica dos nossos alunos”, enfatizou Eules Sales, diretor Regional do SENAI PB.

A competição é voltada para alunos, docentes e técnicos do SESI ou SENAI Paraíba e profissionais convidados pela Comissão Organizadora. Para se inscrever os interessados devem acessar o link na plataforma SAGA SENAI de INOVAÇÂO (http://plataforma.gpinovacao.senai.br/)

“O SPACE Robótica é um importante aliado no desenvolvimento das habilidades para o profissional do futuro, onde os alunos irão poder se aproximar de uma tecnologia que aumenta a produtividade da indústria e que pode ajudar a salvar vidas”, lembrou Thiego Barros, supervisor de Estratégias Educacionais do SENAI PB.

O Desafio está previsto para acontecer entre os dias 16 e 21 de novembro, e na ocasião as equipes devem desenvolver e construir robôs seguindo especificações pré-estabelecidas no regulamento para percorrer um território espacial e realizar atividades de acordo com os objetivos da missão.

As três melhores equipes, de cada categoria serão premiadas: com certificado e medalha para cada participante, e com bolsas de estudos em cursos oferecidos pelo SENAI.

Para o instrutor Samuel de Oliveira, do Centro de Formação Profissional José William Lemos Leal, do SENAI, na cidade de Bayeux, a competição é um estímulo para o desenvolvimento dos alunos. “A robótica no processo de ensino traz a interdisciplinaridade ao estudo, fazendo com que o aluno construa uma base sólida em relação ao desenvolvimento pessoal e profissional”, ressaltou.

Outras Notícias