
A 37ª edição do Programa de Imersões da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI), em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e a Business Finland, tem como destino a Finlândia. O grupo, formado por 21 representantes de indústrias, startups, governo e academia, estará no país de 1º a 5 de setembro.
Com o tema Economia Circular, a imersão vai promover visitas aos principais ecossistemas de inovação do país, que ocupa o 7º lugar, entre 130 economias, no Índice Global de Inovação (IGI). Além de conhecerem empresas e iniciativas governamentais pioneiras em circularidade, os participantes terão contato com instituições relevantes nas áreas de educação, bioeconomia, energia sustentável e digitalização.
“Sabemos que a Finlândia tem uma política de economia circular referência mundial, e o sucesso dessa política se deve a um ecossistema de inovação consolidado, com articulação do setor público e privado. Saber disso é uma coisa, outra coisa é estar imerso nesse ambiente, ver in loco tecnologias pioneiras e dialogar com os profissionais e empresas”, afirma Carlos Bork, superintendente de Projetos de Inovação da CNI.
Essa é a segunda vez que a MEI promove uma imersão para a Finlândia desde que o programa de Imersões começou, em 2016 - a primeira ao país nórdico foi em 2022. Nesta edição, os ecossistemas visitados estão na capital Helsinki e nas cidades de Espoo e Tampere.
Reuniões com ministros e visitas a empresas e centros de inovação
O superintendente da CNI explica que a imersão tem como objetivo identificar não só projetos estratégicos do setor produtivo, como também programas e políticas de financiamento, implementação e regulação.
A programação começa com reunião com os ministros de Assuntos Econômicos e Emprego, Educação e Cultura, e Meio Ambiente; no mesmo dia da visita à Universidade Aalto e ao VTT Centro de Pesquisa Técnica da Finlândia. De terça (2) a quinta-feira (4), o grupo visita oito grandes empresas líderes em tecnologia e sustentabilidade, como Nokia e Fortum, que abriu a maior planta da Europa de circularidade de baterias de veículos elétricos.
Também está prevista no roteiro interação com deeptechs, como a Hycamite e a Nordic Bioproducts. E, por fim, a imersão promove um encontro na sede da Business Finland, que já tem uma parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), e a Sitra, um dos principais think thanks e fundos de inovação do país.
“Construímos a agenda de visitas para atender interesses de economia circular, bioeconomia e um pouco de transição energética e digitalização. Fico feliz de recebermos um grupo tão graduado quanto esse”, afirma Matti Landin, comissário de comércio no Brasil para a Business Finland, parceira da MEI na imersão e principal agência de financiamento de inovação do país. "Atuamos nos grandes desafios mundiais que podem ser solucionados com tecnologia”, resume Landin.
SAIBA MAIS AQUI SOBRE A FINLÂNDIA, REFERÊNCIA EM INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE
Confira a agenda completa da 37ª imersão da MEI na Finlândia
Ministérios de Assuntos Econômicos e Emprego, Educação e Cultura, e Meio Ambiente: reunião com os ministros
Aalto: almoço com representantes da universidade e do centro de startups
A Universidade Aalto, localizada em Espoo, é uma instituição líder que integra ciência, arte, tecnologia e negócios para promover inovação e sustentabilidade. É conhecida por sua abordagem interdisciplinar e forte colaboração com indústrias, startups e iniciativas de pesquisa.
VTT Centro de Pesquisa Técnica da Finlândia
O VTT Technical Research Centre of Finland oferece serviços de pesquisa e inovação e colabora com parceiros nacionais e internacionais para desenvolver novas tecnologias e soluções em áreas como bioeconomia, saúde, sistemas digitais e indústria inteligente.
Nokia
A Nokia é uma empresa multinacional de telecomunicações e tecnologia que desenvolve soluções de ponta em redes, software e infraestrutura digital. É conhecida por impulsionar a inovação em 5G, IoT e outras tecnologias que permitem a conectividade global e a transformação digital.
Afry
A Afry é uma empresa líder em engenharia, design e consultoria, dedicada a acelerar a transição para uma sociedade sustentável. Apoia indústrias e governos com expertise em energia, infraestrutura e processos industriais. Tem plantas de celulose em diferentes países, incluindo Brasil.
Wärtsilä
A Wärtsilä é líder global em tecnologias inteligentes e soluções de ciclo de vida para os mercados marítimo e de energia. A empresa promove a eficiência e a sustentabilidade ao integrar soluções avançadas, como armazenamento de energia, sistemas de energia renovável e digitalização.
Valmet
A Valmet é uma líder global no desenvolvimento e fornecimento de tecnologias de processos, automação e serviços para indústrias como celulose, papel e energia. A empresa se concentra em melhorar a eficiência dos recursos, reduzir emissões e apoiar processos industriais sustentáveis.
Beontag/Confidex
A Beontag é líder global em soluções de rotulagem inteligente e IoT, especializada em tecnologia RFID e produtos de rotulagem sustentável. A empresa oferece soluções inovadoras para rastreamento, otimização da cadeia de suprimentos e engajamento de clientes.
ECO3 Business Park
ECO3 é uma área de negócios única voltada para a bioeconomia e a economia circular, localizada no Parque Ecoindustrial Kolmenkulma, em Nokia. Apenas alguns anos após o início de suas operações, a área já se tornou um polo de referência nacional.
Metso
Provedor de tecnologia para mineração e baterias de veículos elétricos.
Fortum
Tem a maior planta da Europa de circularidade de baterias de veículos elétricos.
Empresas menores vão apresentar tecnologias promissoras: Hycamite (soluções de hidrogênio, entre outras) e Nordic Bioproducts Group (matéria prima para setores têxtil, farmacêutico e outros)
Sitra
Think thank e fundo de inovação, com modelos de negócio para circularidade
Business Finland
Reunião com Embaixada do Brasil para explicar parceria com Embrapii para projetos de empresas brasileiras com finlandesas.