Compartilhar

Em Juazeirinho: Jovens em situação de vulnerabilidade recebem capacitação profissional do SENAI

Por Assessoria de Comunicação - Publicado 01 de dezembro de 2020

91 jovens serão capacitados pelo SENAI

Mais de 90 jovens da cidade de Juazeirinho, no Cariri paraibano, estão sendo capacitados nas áreas de Gestão e de Eletricidade através de uma parceria do SENAI Paraíba com a Paróquia São José. 

Os cursos de Assistente Administrativo na modalidade EAD, ministrado pelo instrutor Carlos Alberto, e Eletricista Instalador Residencial (Semipresencial) ministrado pelo instrutor Tarcísio Oliveira iniciaram no dia 19 de outubro, possuem carga horária de 160 horas, e são oferecidos pelo Centro de Inovação e Tecnologia Industrial – CITI do SENAI, para os jovens atendidos pelo projeto Sementes do Bem, que é coordenado pela Paróquia, e que tem como objetivo proporcionar uma nova perspectiva de vida para jovens em situação de vulnerabilidade social. 

Ex-usuário de drogas, um dos alunos do curso de Eletricista Instalador Residencial diz que ganhou um presente, que já começou a transformar a vida dele, e que contribuirá para a realização pessoal e profissional. “Esse curso é um presente que estamos ganhando do SENAI e da Paroquia São José. No meu caso, eu era um jovem sem perspectiva de vida, fui usuário de drogas durante seis anos, hoje estou me profissionalizando em algo que facilitará o meu objetivo que é conquistar uma vaga no mercado de trabalho. E a minha meta é concluir o curso, e constituir uma família, que será mantida com o meu emprego de eletricista”, comentou.

José Ramos Diniz, aluno do mesmo curso já trabalhava na área de eletricidade, mas por não ter um certificado, enfrentava dificuldades para conseguir uma oportunidade de trabalho. “Sou muito agradecido ao SENAI e a paróquia por nos oferecer a chance de nos qualificarmos, e tenho certeza que todos os colegas estão felizes em poder fazer esse curso que fará toda diferença no nosso futuro profissional”, ressaltou.

O padre da Paróquia São José, Raniery Alves, reconhece que a parceria com o SENAI está sendo decisiva para mudar a realidade dos jovens do município que participam dos projetos sociais da igreja. “Quero expressar minha gratidão a Deus, pelo trabalho que estamos desenvolvendo em parceria com o SENAI. O projeto Sementes do Bem, é uma iniciativa nova, já tínhamos o Projeto Bom Samaritano que tem 18 anos e acompanha crianças e jovens, e agora o Sementes do Bem que ajuda os jovens a desenvolverem uma profissão, a terem o seu primeiro emprego, e uma perspectiva de futuro. Graças a essa parceria com o SENAI nós estamos conseguindo alcançar esse propósito. Só tenho a agradecer a todos os colaboradores do SENAI e demais pessoas da paróquia que estão envolvidas e se empenhando para que esses cursos aconteçam”, disse o padre. 

As aulas do curso de Eletricista Instalador Predial acontecem no Centro Pastoral São João Paulo II nos turnos tarde e noite. Já do curso de Assistente Administrativo acontecem na modalidade à distância.

O projeto Sementes do Bem, tem como padrinho o tesoureiro do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico do Estado da Paraíba - SINDMME/PB e ex-diretor da FIEP, Cícero da Costa Freire, que foi responsável pela articulação para que os cursos fossem realizados na cidade de Juazeirinho, beneficiando os jovens atendidos pelos projetos da igreja.

“O SENAI tem transformado vidas em diversas partes do Brasil. A instituição que é o maior centro de educação profissional do mundo tem feito diferença na vida de milhares de pessoas. E na cidade de Juazeirinho, onde nasci, não está sendo diferente. Lá muitos jovens enfrentam dificuldades para se qualificar, não tem acesso ao mercado de trabalho, e vivem à margem da sociedade. Mas graças ao projeto Sementes do Bem, da Paroquia São José, essa realidade tem mudado”, comentou.

Cícero Freire explicou como se deu a parceira. “Quando o padre Raniery me procurou para articular essas capacitações, eu de imediato procurei a diretoria do SENAI que prontamente atendeu esse pleito, tão essencial para a cidade. Fico feliz em ver que daqui a pouco teremos 91 profissionais que estarão preparados para ingressar no mercado de trabalho, atuando em Juazeirinho, e em qualquer lugar do nosso país, nas áreas de Assistente Administrativo e Eletricista Instalador Residencial”, finalizou.

Outras Notícias