Embaixador da Tailândia apresenta potencialidades do país para empresários e representantes do Governo da PB em Seminário na FIEP

Por Assessoria de Comunicação - Publicado 29 de março de 2019

Evento reuniu lideranças empresariais e do governo.

Nesta sexta-feira, 29/03 o embaixador da Tailândia no Brasil, Surasak Suparat esteve na sede da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba – FIEP, em Campina Grande, onde apresentou indicadores econômicos do país, e as oportunidades oferecidas para investidores estrangeiros. Surasak falou ainda sobre a relação bilateral entre o Brasil e o país asiático, para empresários, diretores da FIEP, e representantes do Governo do Estado.

“A Tailândia é um país pequeno, tem um 1/3 da população brasileira, mas temos um setor de turismo muito forte, em 2018 recebemos mais de 38 milhões de turistas, e esse ano esperamos receber mais de 40 milhões. Além disso passamos a investir forte, nos últimos 02 anos no corredor asiático, numa área portuária, próximo a Bangkok, e o nosso maior desafio é a evolução industrial, passamos por várias fases no processo de industrialização, e hoje buscamos deixar nosso país com alto rendimento, e focado na inovação, através da modernização do setor”, explicou Surasak.

O embaixador, falou ainda que entre as iniciativas voltadas à expansão da indústria tailandesa, estão a política de incentivos de investimentos, e a redução de juros para empresas instaladas no corredor asiático.

Atualmente, a Tailândia apresenta um desequilíbrio na balança comercial com o Brasil, e importa mais do que exporta para o país. Entre os produtos importados estão, as frutas, grãos, couro, e veículos. Já na lista dos produtos exportados da Tailândia para o Brasil, estão máquinas elétricas, motocicletas, bicicletas e borracha. Segundo o embaixador, no ano a Tailândia exportou para o Brasil, mais de R$ 2 milhões de dólares em produtos. E o país ocupa hoje a 20ª posição no ranking de livre competitividade global.

O presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil e do Mobiliário da Paraíba – SINDUSCON – PB, Hélder Campos, representou a FIEP no evento, e comentou sobre a importância do Seminário. “Com esse Seminário que é realizado pelo Governo do Estado da Paraíba, em parceria com o Centro Internacional de Negócios da FIEP, temos um estímulo ao aumento da competitividade da indústria paraibana, que tem como grande objetivo a geração de emprego”, disse Helder.

Atualmente, a Paraíba exporta para a Tailândia produtos como calçados, ferro e borracha, e compra do país asiático, máquinas, produtos químicos e elétricos.

De acordo com Helder, o Seminário foi uma oportunidade para aproximar os países que durante muitos anos mantiveram uma relação bilateral sólida e superavitária. “Brasil e Tailândia já tiveram uma relação comercial muito mais concreta no passado, e esperamos que a partir desse evento haja uma reaproximação entre os dois países de forma que a Paraíba seja beneficiada economicamente”, enfatizou.

Durante a programação, o diretor presidente da Companhia de desenvolvimento da Paraíba – CINEP, Rômulo Soares Polari Filho, apresentou os investimentos realizados pelo Governo do Estado em infraestrutura, como a construção do Parque Industrial de Caaporã e do Distrito Industrial do Turismo, além de destacar as oportunidades que a Paraíba oferece para investidores. Já o secretário de Turismo e do Desenvolvimento Econômico, Gustavo Feliciano falou sobre o potencial turístico, com ênfase para a taxa de ocupação dos hotéis, e o aumento no número de embarques e desembarques no principal aeroporto da Paraíba.