Compartilhar

CNI

Especialistas da indústria de todo o país discutem o futuro das micro e pequenas empresas

Por Agência CNI de Notícias - Publicado 11 de setembro de 2025

Encontro apresenta cases de sucesso e novas estratégias dentro do Procompi, programa que apoia o desenvolvimento e a modernização de pequenas empresas industriais no país


Nos dias 11 e 12 de setembro, o Auditório da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), em Salvador (BA), será palco do Encontro Nacional de Gestores do Procompi. Criado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o Programa de Apoio à Competitividade das Micro e Pequenas Indústrias (Procompi) tem como objetivo apoiar micro e pequenas indústrias brasileiras em seus processos de modernização, gestão e inovação, com foco em aumento de produtividade e fortalecimento de competências empresariais no mercado.

O evento reunirá representantes da indústria, do Sebrae e de entidades parceiras para debater os avanços do programa, compartilhar boas práticas e construir estratégias conjuntas para os próximos anos.

A programação contará com palestras, painéis de debate, apresentação de experiências bem-sucedidas e dinâmicas em grupo, com foco em temas estratégicos como ESG e sustentabilidade, gestão e liderança, Indústria 4.0, inovação e inteligência artificial. O objetivo é reforçar a integração entre os gestores do programa em todo o país, identificar gargalos e propor soluções práticas para potencializar o alcance de resultados pelas empresas..

Um dos destaques será a apresentação dos resultados do ciclo Procompi 2023-2025, além de relatos de empresários que já tiveram seus negócios transformados pelas ações do programa.

No segundo dia, os gestores participarão da construção coletiva do Procompi 2.0, definindo prioridades e diretrizes para o próximo ciclo do programa. A programação será encerrada com visitas técnicas ao Condomínio Bahia Têxtil: espaço que abriga empresas do setor, áreas de coworking e o Polo Salvador, um ambiente de inovação que conecta negócios e fomenta o desenvolvimento do setor têxtil.

Promovido pela CNI, em parceria com o Sebrae Nacional, Sebrae Bahia, FIEB e Instituto Euvaldo Lodi (IEL-BA), o encontro reforça o compromisso das instituições em apoiar a inovação, a gestão eficiente e a competitividade das micro e pequenas indústrias brasileiras.

Outras Notícias