Compartilhar

Paraíba

Exposição Encantos de Rio Tinto permanecerá em cartaz até 30 de novembro no SESI Museu Digital

Por Nucleo de Comunicação - Publicado 21 de novembro de 2025

A Exposição é resultante de um projeto do SESI Paraíba, que enveredou pela história industrial têxtil do município de Rio Tinto, e da cultura indígena Potiguara, revelando suas raízes e tradições, tanto no formato físico quanto digital.


Quem ainda não visitou a Exposição, Encantos de Rio Tinto, no SESI Museu Digital, terá uma nova oportunidade. O acervo ficará em cartaz, até o final deste mês de novembro. A visitação pode ser feita de terça a sexta-feira, das 9h às 18h, e, aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 16h. Para ter acesso ao museu, o visitante pagará uma taxa simbólica no valor de R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia).

O acervo é composto por 10 telas do artista plástico indígena, Marcus Paranã, além de um quiz em que os visitantes têm a oportunidade de vivenciar, de forma interativa, a cultura do povo originário do Litoral Norte da Paraíba. E ainda assistir um documentário sobre a história da indústria têxtil, no município de Rio Tinto, e que trata sobre a resistência dos indígenas Potiguaras.

As telas são de autoria do artista plástico, Marcus Paranã, e consistem em representações da vivência cultural do povo indígena que habita o Litoral Norte da Paraíba.

“É surpreendente a percepção do SESI Paraíba, que teve essa visão privilegiada e reconheceu o nosso valor. Essa exposição transmitirá para o Brasil e para o mundo que aqui na Paraíba ainda existe um povo originário, os potiguaras. E que a nossa cultura e fé permanecem vivas, o que é essencial para a nossa cultura e o turismo estadual”, ressaltou Marcus Paranã.

A Exposição é resultante de um projeto da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba - FIEPB, desenvolvido por meio do SESI Paraíba, com o apoio da Confederação Nacional da Indústria - CNI. O projeto envereda pela história industrial têxtil do município de Rio Tinto, e da cultura indígena Potiguara, revelando suas raízes e tradições, tanto no formato físico quanto digital.

Outras Notícias