Compartilhar

FIEP sedia IV Encontro Nacional da Rede ODS Brasil

Por Assessoria de Comunicação - Publicado 19 de novembro de 2019

No Encontro será elaborada a Agenda 2030 da Rede ODS Brasil

Nesta terça-feira, 19/11 representantes de instituições públicas de Ensino, pesquisa e Extensão, e membros de organizações da Sociedade Civil participaram no auditório da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba – FIEP, em Campina Grande, do IV Encontro Nacional da Rede ODS Brasil.

Durante a programação foram apresentados painéis sobre “Financiamento para o desenvolvimento sustentável”, “Governança Multinível e Planejamento Governamental para a Localização da Agenda 2030” e formado grupos de trabalho com membros da Sociedade Civil para elaboração da Agenda 2030 da Rede ODS Brasil.

Nesta quarta-feira, 20/11, a programação terá continuidade, com a apresentação de painéis sobre o “Desenvolvimento de Capacidades para Localização da Agenda 2030, e também vai abordar o “Desenvolvimento de Capacidades para o Acompanhamento de Progresso da Agenda 2030”.

O evento que recebe o apoio da FIEP discute políticas públicas e legislações adequadas para compor a Agenda 2030.

Esta edição do Encontro tem como tema “Desenvolvimento de Capacidades para a Localização e o Acompanhamento de Progresso da Agenda 2030”.

“Para a FIEP é importante sediar esse evento, porque a Federação é Palco das Grandes Mudanças, e a construção dessa Agenda é mais uma transformação que o mundo necessita, uma vez que a adesão a agenda 2030 da ONU, é de grande importância para as empresas, considerando que hoje elas têm um outro papel na sociedade, o produto não tem que ser bom só para a empresa, mas para toda a sociedade, precisa ter impactos positivos na sociedade, em termos sociais, ambientais e econômicos. Então conviver com todos esses atores e trabalhar os objetivos ODS na indústria é extremamente salutar no sentido de humanizar cada vez mais as relações organizacionais”, destacou Denise Gadelha, gerente Executiva de Articulação Institucional da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba.  

A programação será dividida, em três momentos, o primeiro que aconteceu na segunda-feira, 18/11, com uma visita de Campo fechada para instituições e convidados), o segundo realizado nesta terça e quarta-feira 19 e 20/11, no auditório da Federação das Indústrias com a apresentação de painéis, e a realização de debates, e encerrando o evento, na quinta-feira, 21/11 será feito um planejamento 2020 da Rede ODS Brasil, que também será um momento fechado para convidados.

"O IV Encontro Nacional da Rede ODS Brasil realmente veio para a Paraíba para nos ajudar a vislumbrar com mais nitidez como poderemos nos próximos dias estreitar as relações entre os segmentos dos setores públicos e privados em prol do Desenvolvimento de Capacidades tanto para o acompanhamento do progresso da Agenda 2030 quanto para a adequação dos indicadores e metas que foram criadas visando uma parametrização global, mas que nós podemos acrescentar dados e informações para verificar a nossa situação específica e, por isso reunimos Órgãos de Controle, Sociedade civil organizada, Instituições de Ensino, Pesquisa e Extensão e Empresa Privadas nestes dias para juntos arquitetarmos o conhecimento para motivar as nossas práticas. E, por isso agradecemos a parceria com a FIEP por nos receber e ser o nosso celeiro para avançarmos na produção consciente do nosso dever de promover o desenvolvimento que tenha condições de gerar Vida para que nossa espécie continue a habitar este majestoso Planeta Terra”, ressaltou Ricélia Sales, coordenadora da Rede ODS Brasil, na Paraíba.

A Rede ODS Brasil é um coletivo, criado em julho de 2015, formado por instituições do Poder Público; instituições de Ensino, Pesquisa e Extensão; e Organizações da Sociedade Civil que têm por objetivo estabelecer parcerias multisetoriais que contribuam com a efetiva construção e execução da Agenda 2030 no país. 

Toda a programação do Encontro é baseada no Relatório Final da Câmara Temática Parcerias e Meios de Implementação (CTPMI), da Comissão Nacional para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (CNODS), vinculada à Secretaria de Governo da Presidência da República (SEGOV).

Outras Notícias