Francisco Gadelha profere palestra na Capital e recebe diploma de reconhecimento da APENGE

Por Coordenação de Comunicação - Publicado 11 de setembro de 2019

O evento aconteceu no Teatro do SESI Armando Monteiro Neto

O presidente da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (FIEP), Francisco de Assis Benevides Gadelha, proferiu palestra na noite de ontem (10/9), no Teatro do SESI em João Pessoa, para empresários, engenheiros e profissionais ligados à área de engenharia.

O evento foi realizado pela Academia Paraibana de Engenharia (APENGE). O empresário e engenheiro civil, Francisco Gadelha, falou sobre as “Causas e Consequências do Crescimento Chinês e desenvolvimento Industrial do Estado da Paraíba”. Em sua explanação sobre o tema, ele explicou como a China vem se desenvolvendo ao longo dos últimos anos e como a relação das empresas chinesas com a tecnologia impulsionou a China a se tornar o Centro das Redes Globais de Produção.

Entre os fatores que desencadearam esse crescimento econômico da China frente a outros países no mundo estão investimentos em exportação, baixo custo de mão-de-obra e alta qualificação de profissionais, política industrial de incentivos fiscais “generosos” e a desvalorização da taxa de cambio estimulando o crescimento das exportações.

De acordo com os dados apresentados pelo empresário durante a palestra, a China tem atualmente registra um crescimento de 6,6% liderando um ranking de 10 países, cujo percentual chinês supera países como Estados Unidos, França e Alemanha.

No segundo momento da palestra, o presidente da FIEP apresentou dados sobre o desempenho do setor industrial do estado. Ele explicou sobre a distribuição da produção industrial e dos trabalhadores por segmento e região. O líder empresarial destacou que, a indústria paraibana, é responsável pela geração de emprego de aproximadamente 105 mil trabalhadores, e 20,8% dos empregos com carteira assinada na Paraíba. Segundo Gadelha, a Paraíba é o estado com melhor remuneração industrial da região Nordeste.

Ao final da palestra, o presidente da FIEP respondeu perguntas do público participante e recebeu das mãos do presidente da APENGE, George Cunha, um Diploma de Reconhecimento pelos serviços prestados ao Estado da Paraíba.