Compartilhar

Indústria Explica

Indústria Explica: ferramenta do SENAI ajuda profissionais encontrarem a vaga ideal no mercado de trabalho

Por Coordenação de Comunicação - Publicado 09 de junho de 2021

O sistema entende e apresenta o profissional como uma pessoa única.

De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a taxa de desemprego no Brasil ficou em 14,2% no trimestre encerrado em janeiro. Dados revelam, ainda, que os efeitos da pandemia da covid-19 sobre o mercado de trabalho provocaram a alta recorde de desemprego de 14,3 milhões, contra 11,9 milhões há 1 ano. 

Além da crise, uma parte desse resultado se atribui a falta de qualificação profissional no mercado. Essa carência de competência profissional diminui consideravelmente as chances de alcançar a tão sonhada vaga de emprego. Fazer cursos que agreguem valor ao seu currículo é primordial para o seu desenvolvimento pessoal e profissional.

Para quem fez cursos profissionalizantes, o segundo passo é correr atrás das vagas. Não sabe onde encontrar um emprego compatível com seu perfil? Com o avanço da tecnologia e dos smartphones tudo ficou muito fácil. Não é preciso mais sair de casa para buscar as oportunidades disponíveis na rede. Atualmente, muitas pessoas optam por baixar aplicativos que selecionam e filtram as vagas conforme a sua descrição. 

Contrate-me: conectando você ao seu emprego dos sonhos

O Contrate-me é uma ferramenta do SENAI, em parceria com a Speck, empresa de Inteligência Artificial com foco em educação e trabalho, que promove o match perfeito entre quem quer trabalhar na indústria e a vaga ideal para aquela pessoa, não só pelo seu currículo, mas também por sua habilidade técnica e socioemocionais.

Segundo Alana de Figueiredo, Supervisora de Educação do SENAI/PB, a plataforma funciona da seguinte maneira: “o candidato vai informar suas experiências profissionais anteriores, competências técnicas e formação acadêmica como no currículo tradicional. A partir dessas informações, a plataforma vai criar o seu perfil socioemocional, por meio de computação cognitiva e psicolinguística. O interessante é que o sistema vai entender e apresentar você como uma pessoa única”, explica.

Para que a ferramenta funcione da melhor forma, o candidato que se cadastrar no Contrate-me deverá responder por completo ao questionário falando sobre si, gostos, aptidões, sonhos e expectativas. Além de informar, inclusive, suas competências técnicas, experiências profissionais e formação acadêmica. 

Ainda sobre os benefícios de se cadastrar na plataforma, Alana de Figueiredo diz que “a partir dos dados armazenados, o Contrate-me pode aperfeiçoar ainda mais o seu currículo, aumentando as chances de match e ampliando as possibilidades de crescer na carreira. E mais, depois de preencher os seus dados, seu currículo fica acessível para as empresas e nunca será perdido. O SENAI e a Speck garantem que as informações cadastradas ficarão armazenadas com segurança”, conta. 

Como a plataforma ajuda o profissional a ingressar no mercado de trabalho?

A Plataforma Contrate-me é linkada a Plataforma “Meu Senai” que dispõe de uma orientação profissional completa tanto para estudantes como para quem já trabalha mas deseja novas oportunidades ou para quem busca se recolocar no mercado de trabalho. Através de um sistema inteligente, o Watson, que é um supercomputador que gerencia informações e serviços cognitivos da IBM para negócios. O mecanismo identifica as melhores opções de carreira profissional do indivíduo cadastrado e quais áreas e cursos podem ter mais relação com o seu perfil, viabilizando melhor o processo de tomada de decisão e orientando o futuro profissional de forma mais efetiva e assertiva. 

“Não há necessidade de possuir cursos para se cadastrar na Plataforma, todavia a orientação é que o candidato busque se diferenciar através das qualificações profissionais adquiridas através das experiências e dos múltiplos cursos ofertados, inclusive pelo Senai, para assim alcançar melhores chances de match com as empresas parceiras”, pontua Julliermy Souza, Instrutor do Núcleo de Gestão do SENAI.

Se você tem interesse em se cadastrar na plataforma, deverá ter no mínimo 16 anos, e neste caso como será considerado legalmente como de menor idade, precisa ser representado ou assistido, conforme o caso, pelos seus pais ou responsáveis legais para fazer o cadastro.

O que tem de inovador na plataforma que diferencia das outras? 

  • A ferramenta foi constituída para garantir que de forma assertiva oportunidades de emprego na indústria encontrem profissionais qualificados.
  • A Plataforma Contate-me é linkada a Plataforma “Meu Senai” que dispõe de uma orientação profissional completa, tanto para estudantes, para quem já trabalha mais deseja novas oportunidades ou para quem busca se recolocar no mercado de trabalho
  • O empresário pode além de cadastrar a vaga, notificar quais as competências e habilidades técnicas indispensáveis ou desejáveis para compatibilidade.
  • O empresário não paga para entrar na plataforma nem para cadastrar a vaga.
  • Um ranking de candidatos compatíveis com a vaga é disponibilizado às empresas de forma ágil e assertiva.
  • O Contrate-me possui um dos bancos de talentos mais completos e com profissionais mais qualificados do Brasil 
  • Possuindo ainda, grandes parcerias de empresas por todo país, são dezenas de grandes e conceituados empreendimentos que fazem parte da plataforma e demandam necessidades de contratação. 
  • Periodicamente o Senai Nacional promove através da Feiras de Talentos Contrate-me, eventos e Palestras renomadas para todos os públicos, com ênfase na qualificação profissional e na oferta de profissionais cada vez mais capacitados para o mercado de trabalho. 
  • Na última Feira de Talentos Contrate-me, em março de 2021, foram disponibilizadas mais de mil vagas de emprego, nos mais variados segmentos e de 27 empresas das cinco regiões do país, com um alcance de projeção internacional do Evento transmitido pelo Canal Senai Play Oficial através do YouTube e com uma média de 1,3 mil visualizações em tempo real. 


Texto/Colaboração: Bruna Martins


Outras Notícias