Compartilhar

CNI

Osklen e Instituto-E anunciam parceria com o SENAI CETIQT em Soluções Sustentáveis para Calçados

Por Agência CNI de Notícias - Publicado 17 de setembro de 2019

Objetivo é criar condições para surgimento de produtos e componentes

Estão abertas, até o dia 10 de outubro, as inscrições para o Programa de Aceleração de Soluções Sustentáveis para Calçados, uma iniciativa da OsklenInstituto-ESENAI CETIQT e o Instituto SENAI de Tecnologia Têxtil e de Confecção (IST). O programa tem o objetivo de criar condições para o desenvolvimento de produtos e componentes de calçados alinhados aos conceitos do triple bottom line da sustentabilidade - social, econômico e ambiental. Faça sua inscrição!

Com o lançamento do edital, startups e empresas de todo o Brasil estão sendo convidadas a participar do programa. Serão selecionados oito projetos, que receberão aporte financeiro, além de consultoria durante o desenvolvimento do produto.

"Para o SENAI CETIQT, é fundamental estimular a criatividade, aliada ao desenvolvimento de iniciativas que trazem soluções ligadas à sustentabilidade e a novos modelos de negócios para o mercado. Essa parceria fortalece não só o setor de moda e confecção do país, como também abre novas possibilidades de produtos sustentáveis", comemora o gerente do Instituto SENAI de Tecnologia em Têxtil e Confecção do SENAI CETIQT, Fabian Diniz.

Serão admitidos projetos de desenvolvimento dos seguintes produtos, em fase de desenvolvimento ou aprimoramento de MVP (Minimum Viable Product): cadarço; entretela; biqueira; contraforte; palmilha; espuma de estrutura; forro; solado; e adesivo.

"Inovação e Sustentabilidade sempre estiveram presentes e foram fundamentais na trajetória da Osklen. Então, temos agora a maior satisfação em ampliar seu alcance, incentivando o surgimento de novos talentos e sua inclusão no universo da moda de vanguarda criada no Brasil. " menciona Oskar Metsavaht, Diretor de criação da Osklen. 

"Trata-se de uma iniciativa de vanguarda porque reúne o setor privado, o terceiro setor e uma instituição mista para fomentar P&D em nosso país, habitualmente relegado a segundo plano, especialmente neste momento crítico que temos atravessado. De certa forma, é um ato de resistência e de oposição à contrição geral a que temos assistido. Continuamos a acreditar que a solução para o crescimento do Brasil é a adoção de um modelo sustentável de desenvolvimento", finaliza a Diretora Executiva do Instituto-E, Nina Almeida Braga.

SOBRE O INSTITUTO - A missão do Instituto -E é conectar e reunir conhecimentos e práticas de diferentes áreas - como de instituições científicas e acadêmicas, de organizações não-governamentais, do setor privado, de instituições supranacionais - para promover um desenvolvimento humano mais sustentável. Construindo pontes e atuando como um hub, os projetos liderados ou apoiados pelo Instituto-E são inspirados nos 6 e"s: earth, environment, energy, education, empowerment e economics desenvolvidos e implementados no Brasil e no exterior.

Por isso, nos últimos 15 anos o Instituto-E tornou-se colaborador de instituições como a UNESCO; Ethical Fashion Initiative / ITC-UN; WWF; Ministério do Meio Ambiente da Itália; Conservação Internacional; Brazil Foundation, entre outros.

Entre seus projetos estão os e-fabrics, que consiste no mapeamento de materiais sustentáveis para serem usados pela indústria têxtil; os projetos Traces e Water Traces - desenvolvidos em parceria com o Ministério do Meio Ambiente da Itália - que analisaram as pegadas de carbono, hídricas e sociais de dez produtos da Osklen e o projeto E-Ayti - implementado em colaboração com Ethical Fashion Initiative - que gera renda para artesãos locais no Haiti através da produção de acessórios projetados pela equipe da Osklen.

Tem ainda o projeto Entrelaços, que conecta artesãos brasileiros de comunidades em situação de extrema vulnerabilidade social com designers de marcas de moda. A ideia é facilitar a inclusão social através da geração de renda e do empoderamento e com componentes que possam ser ressignificados.

OSKLEN - Osklen é uma marca contemporânea brasileira comprometida com a filosofia As Sustainable As Possible, As Soon As Possible, desenvolvendo constantemente formas para melhorar o desempenho de sustentabilidade da marca. Ganhou recentemente o prêmio Liderança CO10 Objetivo Comum. A Osklen é vendida na Farfetch e possui lojas em Miami e no Brasil, vendendo roupas femininas e masculinas, calçados e acessórios de luxo.

O fundador e criador da Osklen, Oskar Metsavaht, também fundou o Instituto-E, uma organização brasileira sem fins lucrativos cuja missão é conectar conhecimento e práticas sociais e ambientais sustentáveis de diferentes campos para a sociedade e a indústria.

SENAI CETIQT - Criado em 1949, o Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil (SENAI CETIQT) é referência em educação, tecnologia e inovação para a indústria têxtil e de confecção. Sua atuação consiste em oferecer serviços transversais que o consagram como um dos maiores centros latino-americanos de produção de conhecimento aplicado à cadeia produtiva desses setores.

Com cursos de nível superior, pós-graduação e extensão, promove formações técnicas, de qualificação e de aperfeiçoamento profissional, em espaços que simulam o processo industrial, possibilitando a aplicação das teorias em situações práticas desde as primeiras aulas. O Instituto SENAI de Inovação em Biossintéticos e Fibras foi criado para desenvolver soluções em Química Sustentável, por meio de biotecnologia e novos recursos renováveis, para o estabelecimento de produtos e processos, atendendo assim à demanda de PD&I da indústria química brasileira.

Já o Instituto SENAI de Tecnologia Têxtil e de Confecção é focado na prestação de serviços especializados de Metrologia (ensaios para avaliação da conformidade e calibração), Consultoria (moda, produção e qualidade) e Pesquisa Aplicada (criação ou aprimoramento de novos materiais, produtos, processos e sistemas).

SAIBA MAIS - Para mais informações sobre a entrega do projeto e as etapas de seleção, acesse o edital do Programa de Aceleração de Soluções Sustentáveis para Calçados. As inscrições podem ser feitas até o dia 10 de outubro.

Outras Notícias