Programação da Semana da Indústria, edição Online registrou mais de 2600 visualizações

Por Assessoria de Comunicação - Publicado 21 de maio de 2021

A 3ª edição da Semana da Indústria realizada entre os dias 18 e 20/05, promoveu um importante debate sobre temas como Economia e a Importância das Reformas, Inteligência Emocional, e a Inovação e Criatividade Produtiva.

Por conta da pandemia, a programação que aconteceu durante três noites foi totalmente online, com transmissão ao vivo pelo Canal do YouTube da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba – FIEP.

Os vídeos das palestras do economista e gerente de política econômica da CNI, Mário Sérgio Carraro, do psicólogo e escritor Rossandro Klinjey, e do filósofo e educador Mario Sergio Cortella, alcançaram mais de 2600 visualizações.

Na noite de abertura da programação Mário Sérgio Carraro destacou a importância das reformas para o crescimento econômico do Brasil, e citou como cada uma delas trouxe benefícios econômicos para o país.

“As reformas na economia brasileira têm um objetivo claro que é acelerar o crescimento econômico. E muitas vezes a gente ouve falar sobre a importância do crescimento econômico. E muita gente pode pensar que o objetivo final desse crescimento, é beneficiar os empresários e as empresas. Mas não é isso. O mundo inteiro busca o crescimento econômico. Todos os países buscam crescer mais, porque crescimento econômico traz qualidade de vida para a população, por isso o objetivo de todos os países do mundo é acelerar o ritmo de crescimento para que sua população tenha uma melhor qualidade de vida”, ressaltou.

Já no dia 19, o psicólogo e escritor Rossandro Klinjey falou sobre inteligência emocional e explicou como superar os desafios impostos pela pandemia.

“Nós estamos de fato vivendo um momento único na história humana, é claro que a raça humana já passou por momentos até mais difíceis do que esse. Nós tivemos outras pandemias mais mortíferas, tivemos guerras que nós provocamos, mas a nossa geração está vivendo essa experiência. É diferente estudar nos livros de história sobre a Gripe Espanhola, a Peste Negra, e a 1ª e 2ª Guerra Mundial, e viver o que estamos vivendo. Hoje temos um conjunto de eventos que nos desarmonizam, nos desafiam e nos provocam, e ao mesmo tempo uma sociedade que por causa de uma crise dessas proporções também passa por mudanças profundas, fazendo uma verdadeira revolução, criando o que chamamos de ponto de inflexão, ou seja, uma mudança histórica para um ponto em que não voltamos jamais, certamente qualquer que seja esse novo normal, quando voltarmos ao mínimo de normalidade, não vai ser igual ao que nós tínhamos antes, porque todas as vezes que eventos como esse ocorrem nós passamos por transformações irreversíveis”, comentou.

E encerrando a programação da Semana da Indústria, edição Online, o filósofo e educador Mario Sergio Cortella, falou sobre a capacidade humana de persistir, mesmo em meio aos desafios, e inovar por meio da criatividade.

“Difíceis tempos temos vivido, mas não invencíveis, complexos, mas não intransponíveis, afinal de contas, se há algo que nós mulheres e homens na vida somos capazes de modos variados e em tempos variados, é ultrapassar aquilo que nos bloqueia, por intermédio da criatividade, da inovação, produzindo coisas que nos façam estar numa situação melhor do que aquela que hoje estamos. Claro, o momento é difícil, ele é tão difícil que venho lembrando com muita frequência de um estupendo paraibano, um homem genial que nos deixou em 2014, Ariano Suassuna, que entre as várias genialidades que ele colocou, ele lembrou algo que tem muito sentido no atual momento, e que exige da gente mais inteligência, capacidade, criatividade. Ele disse que ao redor do buraco, tudo é beira. E é claro que dizendo isso ao modo dele, isso fica mais expressivo. Mas o que ele quis dizer com isso foi mostrar que estamos numa circunstância difícil, mas que pode ser superada”, afirmou.

A programação 100% online, está disponível no canal da FIEP, no YouTube (youtube.com/fiepb) para visualização.