Compartilhar

Representante da FIEP ressalta as oportunidades geradas pela Indústria 4.0 na Saúde

Por - Publicado 18 de dezembro de 2018

Evento aconteceu nessa terça-feira (18), no auditório da FIEP, em Campina Grande.


A gerente executiva de Articulação Institucional da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba - FIEP, Denise Gadelha participou da programação do Workshop Paraíba 4.0 – Tecnologia e Inovação a Serviço da Saúde, promovido pela FIEP, em parceria com o Parque Tecnológico da Paraíba.

“O objetivo principal da FIEP ao realizar esse workshop com o Parque Tecnológico da Paraíba é  buscar a conectividade entre atores para que possamos de fato desenvolver a inovação, a pesquisa aplicada, uma vez que a Inovação só acontece quando temos a pesquisa, o setor produtivo que aplica esse conhecimento e o governo através de políticas públicas que possam realmente facilitar projetos de inovação. Então a nossa proposta é se unir a esses pesquisadores, para que possamos apresentar soluções para os problemas da indústria paraibana.”, destacou Denise

Dentro da programação a gerente Executiva falou do pioneirismo das Universidades de Campina Grande, no desenvolvimento de pesquisas envolvendo a indústria 4.0, e ressaltou as oportunidades que essa indústria 4.0 tem trazido para a saúde.

“As universidades de Campina Grande têm um trabalho de vanguarda em pesquisas na área de saúde envolvendo as novas tecnologias , que de fato têm sido uma área revolucionária. A FIEP inseriu no seu mapa estratégico a indústria 4.0, porque entendemos que é uma nova modalidade que tem gerado novos nichos de mercado, a saúde sobretudo tem incorporado essas tecnologias, e durante esse Workshop pude conhecer o outro lado, o que está sendo feito pela Academia, são tantas iniciativas importantes que nos oferecem possibilidades de novos negócios, oportunidades de mercado que se abrem a partir dessa nova era da indústria”, concluiu.

O workshop reuniu especialistas da área da saúde de diversas regiões do Brasil, a exemplo do Médico Neurocirurgião Ricardo Oliveira, que realizou a primeira cirurgia para separação de gêmeas siamesas em um hospital público do Brasil. O procedimento realizado no Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto aconteceu no último mês de outubro, e o especialista recorreu as tecnologias 4.0 para que a cirurgia trouxesse resultados promissores.

Outro palestrante do evento foi o professor de odontologia, Bruno Gribel que abordou sobre os desafios da Indústria 4.0 na Odontologia. Bruno compõe o corpo docente do primeiro curso de Especialização em Odontologia Digital, da Faculdade de Ciências Médicas de Belo Horizonte.

“Enquanto Fundação PaqTcPB e docente/pesquisadora da área temos o papel de promover aglutinação da academia, indústria e governo a fim de buscar soluções baseadas em evidências cientificas para cadeia SUS no nosso Estado e no país, trazendo melhoria da qualidade dos serviços prestados e dos produtos para saúde e consequentemente fortalecimento do Complexo Industrial da Saúde no Brasil", afirmou a diretora Técnica da Fundação PaqTcPB e presidente da organização do evento, a professora Nadja Oliveira.

Outras Notícias