
O presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Ricardo Alban, participou nesta quarta-feira (27), da abertura do seminário em comemoração aos 30 anos da Associação Nacional dos Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros), realizado na sede da CNI, em Brasília. Em seu discurso, Alban destacou a importância das políticas de incentivo e dos programas de desenvolvimento industrial, como a depreciação acelerada para o fortalecimento da indústria nacional.
“Mesmo diante de crises e desafios, o setor registrou 29% de crescimento no último ano. É fundamental reconhecer os avanços e, ao mesmo tempo, seguir trabalhando para reduzir custos e aumentar a produtividade”, afirmou Alban. Ele reforçou ainda que uma indústria sólida é essencial para gerar empregos, impulsionar o crescimento econômico e melhorar a qualidade de vida da população.
Alban ressaltou ainda a relevância da relação comercial entre Brasil e Estados Unidos. Segundo ele, as negociações devem ser guiadas por critérios técnicos e econômicos, e não apenas políticos. “Estamos preparando uma missão aos EUA para negociar tarifas e ampliar oportunidades comerciais. A intenção é garantir uma política industrial contínua, que proteja e desenvolva a indústria brasileira”, acrescentou.
Durante o evento, a Eletros apresentou um balanço com os avanços e desafios do setor. Para o presidente-executivo da entidade, Jorge Nascimento, o seminário representa a consolidação de uma agenda estratégica. “Este encontro simboliza a construção de um futuro mais competitivo e sustentável. Estamos debatendo a modernização das políticas industriais refletidas em ganhos de eficiência energética, logística reversa e economia circular”, destacou.