
O Núcleo de Acesso ao Crédito (NAC), da Confederação Nacional da Indústria (CNI), promove nesta quinta-feira (16), das 10h às 11h30, o primeiro encontro do Ciclo de Webinares – Crédito para a Micros e Pequena Empresa na Nova Indústria Brasil (NIB). Realizado em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas (Sebrae) e o Programa de Apoio à Competitividade das Micros e Pequenas Indústrias (Procompi), o evento vai ocorrer por meio do Zoom, e os interessados podem se inscrever, gratuitamente, neste link.
"O diferencial do webinar é mostrar para o empresário industrial como a NIB se conecta com o dia a dia das empresas e pode representar oportunidades, sobretudo em termos de solução de crédito. A ideia é que os empresários conheçam as linhas disponíveis e, a partir dessas informações, possam identificar soluções aderentes a sua realidade e necessidade”, explica Fábio Guerra, gerente de Política Econômica da CNI.
A iniciativa visa disponibilizar aos empresários industriais, especialmente de micros e pequenas empresas, conteúdos integrados, atualizados e práticos sobre acesso ao crédito, prazos, custos, garantias, alternativas de financiamento, políticas públicas e ferramentas para captação de recursos, com foco nas oportunidades da NIB.
Os empresários e demais participantes do encontro poderão interagir com especialistas da CNI e das federações da indústria de Mato Grosso (FIEMT) e do Paraná (FIEPR), e outros empreendedores para esclarecer dúvidas, trocar experiências e ampliar a rede de contatos. A ideia é fortalecer os negócios industriais.
"Competitividade é uma palavra-chave para o crescimento empresarial e a prosperidade da nossa economia. Diversas oportunidades estão ao alcance do industrial, e a CNI, o Sistema Indústria e o Sebrae estão levando conhecimento para que a indústria possa se capacitar e captar recursos que alavanquem a transformação digital e a transição ecológica”, afirma Suzana Peixoto, coordenadora do Procompi pela CNI.
Além de apresentar as oportunidades de financiamento voltadas à inovação, sustentabilidade e expansão produtiva, o webinar vai abordar as tendências do mercado financeiro, como a desaceleração do mercado de crédito em 2025, a adoção de novas tecnologias, como a Inteligência Artificial (IA), e o uso de dados alternativos na pontuação de crédito.
Público-alvo
O webinar é voltado aos empresários de indústrias de todos os portes, especialmente micros, pequenas e médias empresas (MPMEs), lideranças e representantes de sindicatos e de associações de indústria, profissionais das federações estaduais de indústria que atuam nos Núcleos de Acesso ao Crédito (NACs) dos estados. Gestores e técnicos que apoiam o ecossistema industrial, bem como interessados em crédito e financiamento industrial, também podem participar do encontro.
O ciclo de webinares terá mais dois encontros, que vão ocorrer nos dias 6 e 27 de novembro.
Fique por dentro!
- O quê: Webinar sobre financiamento da NIB para MPEs
- Quando: Quinta-feira (16), das 10h às 11h30
- Onde: Pela plataforma Zoom
- Para quem: Empresários industriais, representantes sindicais e demais interessados no assunto
- Inscrições: neste link!
Sobre o Procompi
Criado em 2000, o Procompi é uma iniciativa conjunta da CNI e do Sebrae, cujo principal objetivo é impulsionar a competitividade das micros e pequenas indústrias do país. O programa identifica desafios específicos das MPEs do setor, que chegam a partir de demandas de associações, sindicatos, federações de indústria ou unidades do Sebrae nos estados.
Depois de identificar os desafios, os participantes submetem seus projetos a um comitê formado pela CNI e o Sebrae. Caso aprovados, são executados pelas federações de indústria, em parceria com as unidades do Sebrae nos estados. A atual edição do Procompi começou em 2023 e vai até 2026. Ao todo, o ciclo conta com R$ 24,3 milhões para a execução dos projetos aprovados.
Conheça o NAC
Desde 2015, o NAC, da CNI, assessora MPEs industriais sobre as linhas de crédito disponíveis no mercado, dando suporte com informações sobre documentação, taxas de juros, garantias, número de parcelas, itens financiáveis, entre outras.
