Cresce o número de jovens aprendizes encaminhados pelo IEL para as empresas da Paraíba

Por Assessoria de Comunicação - Publicado 24 de julho de 2019

Crescimento foi de 16,85% no primeiro semestre deste ano

O número de jovens aprendizes, com idades entre 14 e 24 anos, matriculados nos Programas de Aprendizagem desenvolvidos pelo Instituto Euvaldo Lodi – IEL, núcleo regional da Paraíba cresceu 16,85% no primeiro semestre deste ano, na comparação com o mesmo período do ano passado.

O total de aprendizes somou 2.937 de janeiro a Junho. Segundo o mesmo levantamento, 25% dos jovens foram efetivados na empresa em que participaram do programa. O número é considerado relevante, uma vez que o contrato de aprendizagem é temporário, válido por dois anos.

O Superintendente do IEL/PB, Euler Sales, destacou os diferenciais oferecidos pelo Instituto Euvaldo Lodi, em especial quanto a metodologia de aprendizagem desenvolvida. “O IEL/PB é a única entidade formadora de Programas de Aprendizagem Profissional na Paraíba onde o Jovem Aprendiz se ausenta apenas 01 (uma) vez na semana da empresa para desenvolver a capacitação pedagógica, o que favorece o aprendizado do jovem e a redução das despesas operacionais por parte da empresa”.

Ele também destacou que o Programa traz benefícios, não apenas para o aprendiz, mas para a empresa no cumprimento  das exigências previstas na Lei 10.097/2000, que prevê a contratação de jovens com idade entre 14 e 24 anos como aprendizes. “Nós, além de ajudarmos as empresas a cumprirem a legislação, contribuímos para a geração de renda e formação social e profissional desses jovens que se tornam cidadãos plenos e que aprendem sobre valores, criticidade, responsabilidade e comprometimento com o coletivo”, destacou Euler Sales.

A modalidade permite que jovens aprendam uma profissão sem parar de estudar. Cada empresa tem seu modelo, mas todas devem atender a chamada Lei da Aprendizagem, promulgada no ano 2000. Ela determina que empresas de médio e grande porte destinem entre 5% e 15% de suas vagas a jovens entre 14 e 24 anos matriculados nos Ensinos Fundamental, Médio, Técnico ou formados.

Ainda em relação aos diferenciais oferecidos pelo IEL/PB, quanto ao Programa Jovem Aprendiz, Euler Sales, informou que o Instituto lançará no próximo dia 12 de Agosto, durante a Semana da Indústria, o Programa +Aprendiz. “O Programa +Aprendiz vem revolucionar a atuação do IEL/PB neste segmento, através do programa além dos cursos de aprendizagem já desenvolvidos, criaremos cursos voltados a atividade fim das empresas, customizando nosso atendimento e atendendo diretamente as necessidades das empresas”, explicou.

Informações adicionais sobre o Programa Jovem Aprendiz, podem ser obtidas em João pessoa, na Rua Rodrigues Chaves, 90, no Centro, ou pelos telefones: (83) 3241-6003/6570. Já em Campina Grande, na Rua Professor Carlos Francisco Medeiros de Almeida, nº 21, bairro Bela Vista, ou pelo telefone: (83) 2101-5300.