Paraíba

IEL da Paraíba promove oficina “Eu Futuro” para alunos do SENAI de Campina Grande

Por Coordenação de Comunicação - Publicado 08 de novembro de 2023

Durante a programação, os participantes puderam aplicar conceitos do IKIGAI para o autoconhecimento e explorar possibilidades de pensar em um futuro com propósito através de dinâmicas e estratégias.

Conhecer a si próprio e conseguir traçar planos de vida é um longo processo de autoconhecimento e autogestão que necessita de uma mentoria para conseguirmos compreender talentos, valores próprios e como agir em situações no âmbito pessoal e profissional. Com isso, surge o “Eu Futuro”, com o propósito de profissionais com uma mente empreendedora  e prontos e prontos para abraçar desafios profissionais do futuro por meio da autogestão.

Por isso, nos últimos dias 06 e 07 de novembro, aconteceu a 5 ° edição do workshop “Eu Futuro”, com os alunos do curso de Assistente Administrativo do SENAI da Paraíba com as instrutoras Juliana Maia e Tatiana Massaro. Durante a programação, os participantes puderam aplicar conceitos do IKIGAI, a razão de viver, para o autoconhecimento e explorar possibilidades de pensar em um futuro com propósito através de dinâmicas e estratégias.

Um diferencial da metodologia do programa, é como as perspectivas são direcionadas para  cada estudante de acordo com seus perfis. Segundo a instrutora Juliana Maia, trazer esse pensamento de vida e planejamento de futuro para jovens e estudantes, é essencial porque “o estudante está muito pautado nas coisas que as pessoas decidem por eles, então o Eu Futuro coloca o aluno como protagonista da sua própria história. Nós trabalhamos a identidade do sujeito na perspectiva de crescimento individual, não de uma forma padronizada, mas apontando um caminho para que eles se desenvolvam dentro de estratégias que sejam boas, dentro do perfil de cada ser humano”, explica a instrutora.

Segundo o aluno Adelmo Júnior, durante a oficina, ele compreendeu o empreender em si mesmo. Para ele, através dessa didática, “consegui estruturar muita coisa que eu ainda não tinha estruturado nem percebido sobre mim. Recebi insights sobre caminhos e experiências que eu posso adquirir, então vou pegar esse material e utilizar nos meus próximos anos de vida porque realmente estruturei tudo o que quero fazer e os passos que tenho que seguir até chegar lá”, aponta o estudante do curso de Assistente Administrativo.

Para a Maria de Fátima Souza, coordenadora pedagógica do SENAI, a turma desde o princípio mostrou interesse no programa, segundo ela, “no SENAI da Paraíba moldamos o aluno para o trabalho em indústrias, empresas e fábricas, mas também queremos desenvolver a atitude empreendedora, então a proposta  do Eu Futuro foi muito bem vinda para acrescentar nesse pensamento empreendedor dos alunos”, acrescenta.

Todos os cursos do SENAI da Paraíba desenvolvem ensinamentos voltados ao empreendedorismo, e apesar de elaborar um plano de gestão para empresas, também um plano para o empreendedorismo pessoal. Para a instrutora Tatiana Massaro,  “através do pensamento e planejamento vamos criar um plano de negócio para o estudante, o que ele gosta, qual a visão e qual a missão de cada um. Aqui chamamos de empreendedor de mim, como traçar metas e equilibrar todos os pilares da vida, não só o profissional, mas também o lado pessoal e emocional”.

O workshop do Eu Futuro é um programa idealizado pelo IEL da Paraíba pensado para diferentes perfis e diferentes faixa etária para pensar no futuro e promover a ideia do aluno se tornar intraempreendedor, um profissional que entende o empreendedorismo mas também o vive em sua carreira e vida pessoal, impulsionando suas próprias carreiras e contribuindo para o crescimento de organizações.

“O Eu Futuro, desenvolvido pelo IEL, enfatiza o crescimento tanto pessoal quanto profissional dos participantes, estamos entusiasmados em observar como esse programa tem influenciado positivamente a visão de futuro dos participantes. Nosso compromisso é expandir continuamente nossa atuação, buscando atender um número crescente de jovens e fortalecer nossa contribuição aos serviços oferecidos em nosso sistema”, explica Raquel Leite, superintendente do IEL da Paraíba.

Texto/Colaboração | Laura Almeida