Indústria de Campina Grande é contemplada com ações de Iniciação Científica do Programa Inova Tec

Por Assessoria de Comunicação - Publicado 31 de julho de 2019

O Inova Tec visa promover a melhoria contínua da produtividade

A indústria Cadersil fabricante de cadernos e produtos escolares foi contemplada com um projeto no Programa Inova Tec, desenvolvido pelo CNPq em parceria com o Instituto Euvaldo Lodi – IEL.

O Inova Tec visa promover a melhoria contínua da produtividade das empresas por meio da participação de estudantes de graduação em projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação – PD&I, de interesse do setor empresarial, em parceria com instituições de ensino superior.

“O programa garante aos atores a possibilidade de implementar projetos de inovação, sendo uma oportunidade exclusiva de ganho produtivo entre a Academia e o Setor Produtivo ao que há de mais avançado em tecnologia, infraestrutura, modelos de negócio e gestão, além de talentos para pesquisa, desenvolvimento e inovação”, ressaltou o superintendente do IEL- PB, Euler Sales.

Intitulado "Desenvolvimento e Aplicação de Técnicas de Análise de Falhas para aumento da Vida útil de mancais de rolamentos de equipamentos críticos", o Projeto desenvolvido na Cadersil foi implementado em etapas com a proposta de promover melhorias no processo de monitoramento e controle da manutenção, a fim de aperfeiçoar os processos e serviços do setor.

O projeto foi desenvolvido em etapas, e contou com a participação de bolsistas do curso de engenharia mecânica da UFCG, Daniel Amâncio Alves e Gabriel Silva Vieira, que foram orientados pelo Professor Antônio Almeida Silva durante os 12 meses de execução do projeto. O trabalho contou ainda com o apoio do pesquisador Richard Senko.

Gabriel Silva, bolsista do Programa no período de setembro de 2018 a junho de 2019 comemora todo o aprendizado que o Inova Tec proporcionou a ele, durante o desenvolvimento do Projeto na Cadersil. “Foi uma experiência muito enriquecedora na minha formação, porque me permitiu ter um contato com a indústria, e isso é bastante importante para um estudante de engenharia uma vez que passei a entender como é o funcionamento, de uma empresa industrial, e o papel do engenheiro mecânico numa empresa. Além disso, adquiri conhecimentos em novas áreas, uma vez que estudei a parte de manutenção, e técnicas que eu não conhecia como a Análise Moll de Defeito de Falha Técnicas de Manutenção Preditiva. que é uma técnica importante para a indústria porque permite evitar a ocorrência de falhas nos equipamentos, e ajuda a entender porque as falhas ocorrem”, explicou o bolsista.

Durante o projeto o estudante de Engenharia Mecânica teve a oportunidade de trabalhar a eficiência e a inovação na indústria, onde em parceria com o professor orientador, eles sugeriram mudanças em equipamentos que apresentavam falhas constantemente afetando o processo de produção.

“Implantamos algumas mudanças na rotina da manutenção, criando um plano de manutenção preventiva, e desenvolvemos um protótipo para analise de vibração de baixo custo, para que a empresa utilizasse, contribuindo assim para a eficiência e aumento da produtividade”, afirmou o estudante.

Para  Adriano de Sousa Cabral,  diretor Industrial da Cadersil o Inova Tec é uma ação estratégica e de grande relevância para as indústrias."O projeto desenvolvido através da parceria IEL e UFCG mostrou-se positivo e inovador às técnicas de prevenção e manutenção de equipamentos industriais. Certamente é algo que deveria ser fomentado pelo Governo em atendimento à competitividade acirrada dos dias atuais no mercado", comentou o diretor da Cadersil.

As empresas que desejarem participar do Programa podem submeter uma proposta de projeto PD&I, que será executado em parceria com um professor/orientador, vinculado a uma Instituição de Ensino Superior, que selecionará um bolsista para a execução das atividades.

Na Paraíba, o Programa Inova Tec é coordenado pelo IEL. Informações adicionais podem ser obtidas com o coordenador de Inovação do Instituto Euvaldo Lodi – IEL, núcleo regional da Paraíba, Paulo de Tarso, através dos telefones: (83) 3063-9667/99924-9227 ou pelo e-mail: [email protected]