Compartilhar

Ministério da Integração apresenta prêmio na FIEP

Por Valter Barbosa - Campina Grande/PB - Publicado 05 de maio de 2020

Com o apoio do Sistema FIEP/IEL, a Secretaria de Políticas de Desenvolvimento Regional do Ministério

Com o apoio do Sistema FIEP/IEL, a Secretaria de Políticas de Desenvolvimento Regional do Ministério da Integração Nacional, embasada nos objetivos e estratégias da Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR) realizou, recentemente, na FIEP a apresentação e divulgação do Prêmio Nacional de Desenvolvimento Regional – Edição 2010: Homenagem a Celso Furtado.

A solenidade contou com a presença dos representantes do Ministério da Integração Nacional, Maria José Monteiro, coordenadora do Prêmio Nacional de Desenvolvimento Regional – Edição 2010, José Ricon – consultor do Ministério da Integração Nacional, Rafael Rodrigues – representante da Rede de Hoteis ACCOR, Kênia Samara Quirino, superintendente do IEL/PB, na ocasião representando o presidente da FIEP, Francisco Buega Gadelha, além das autoridades e lideranças empresariais, da ciência e da tecnologia.

O Prêmio tem como premissa que, o problema regional brasileiro caracteriza-se, atualmente, pela persistência das históricas desigualdades econômicas e sociais entre as macrorregiões, mas também por profundas diferenciações intrarregionais, dado, por exemplo, o surgimento de ilhas de prosperidade ao lado de bolsões de pobreza nas últimas décadas. Considera também que as macrorregiões não traduzem integralmente as desigualdades existentes, tendo emergido a escala sub-regional como a que mais adequadamente expressa as potencialidades e estrangulamentos no território, em seus aspectos socioeconômicos, culturais e ambientais. As especificidades sub-regionais fazem com que coexistam áreas dinâmicas e competitivas ao lado de territórios estagnados e mantidos à margem do mercado no processo produtivo.

Em sua primeira edição, o Prêmio Nacional de Desenvolvimento Regional homenageia o economista Celso Furtado, por sua contribuição ao estudo dos problemas de desenvolvimento econômico e regional. Sua obra é composta por mais de trinta livros – dentre os quais o célebre “Formação Econômica do Brasil”, que comemora 50 anos de publicação em 2009 – além de inúmeros ensaios e artigos que imortalizaram os resultados dos seus estudos.

A relevância de Furtado se dá pelo fato de o autor não ter ignorado, nem subestimado as especificidades do subdesenvolvimento. O nome de Celso Furtado representa um legado o qual é, não só atual, porque trata de problemas que ainda persistem, como também é indispensável para a compreensão da realidade brasileira.

A escolha do Professor Celso Furtado como homenageado da Edição 2010 do Prêmio Nacional de Desenvolvimento Regional deve-se a sua inegável contribuição para a compreensão e busca de soluções para o desenvolvimento menos desigual do Nordeste, do Brasil e da América Latina. 

As inscrições para o Prêmio Nacional de Desenvolvimento Regional – Edição 2010: Homenagem a Celso Furtado, estarão abertas até o final do mês de julho. Maiores informações - na Paraíba - ligue (83) 2101-5300 ou em Brasília (61) 3414-536 e ainda via email: [email protected]  


Informações suporte: cerimonial SDR/MI/FINDES

Outras Notícias