Compartilhar

Paraíba Educação

SENAI, IEL e Apavest abrem processo seletivo para programa de formação profissional na área de Confecção

Por Coordenação de Comunicação - Publicado 10 de outubro de 2023

A iniciativa busca colaborar com a formação de profissionais habilitados para a área de confecção. As inscrições seguem abertas até o próximo dia 15 de outubro. 


Neste primeiro ciclo, o programa Forma Indústria busca formar mão de obra para o setor da Confecção para atender às demandas da região de João Pessoa. (Foto: ShutterStock)

O SENAI e o IEL Paraíba, em parceria com a Associação Paraibana dos Atacadistas do Vestuário - Apavest, abriram nesta segunda-feira, 9, as inscrições do processo seletivo para o programa “Forma Indústria”, que busca proporcionar eixos de formação profissional, a partir do desenvolvimento de habilidades técnicas que possam facilitar a sua inserção no mercado de trabalho.

Nesta primeira edição, o programa busca formar mão de obra para o setor da Confecção, oferecendo os cursos de Operador de Máquinas de Costura Industrial, com foco em Tecido Plano, Operador de Máquinas de Costura Industrial, com foco em Malha, Operador de Máquinas de Corte de Roupa, com foco no Corte e Enfesto, e Confeccionador de Lingerie e Moda Praia. As aulas serão realizadas presencialmente nas instalações do Centro de Educação Profissional Odilon Ribeiro Coutinho, no Distrito Industrial de João Pessoa. Para este ciclo, estão sendo oferecidas 100 vagas que serão distribuídas entre os quatro cursos, para pessoas que tenham entre 21 e 40 anos, que residam em João Pessoa, e que tenham concluído, pelo menos, o ensino fundamental. 

As inscrições seguem abertas até o próximo dia 15 de outubro, sendo todo processo seletivo realizado pelo núcleo regional do IEL da Paraíba. Para se inscrever, o interessado deve preencher o formulário digital anexando documento de identificação, declaração da conclusão do ensino fundamental ou médio, emitida pela instituição de ensino responsável, e comprovante de residência, todos em formato PDF ou JPEG.

CURSOCARGA HORÁRIAHORÁRIOSDATA DE INÍCIOVAGAS
Operador (a) de Máquinas de Costura Industrial - Tecido Plano (Turma 1)160h

Manhã - 8h às 12h

Tarde - 13h às 17h

20 de novembro até 15 de dezembro20 vagas
Operador (a) de Máquinas de Costura Industrial - Tecido Plano (Turma 2)160h

Manhã - 8h às 12h

Tarde - 13h às 17h

20 de novembro até 15 de dezembro20 vagas
Operador (a) de Máquinas de Costura Industrial - Malha (Turma única)160h

Manhã - 8h às 12h

Tarde - 13h às 17h

20 de novembro até 15 de dezembro20 vagas
Operador (a) de Máquinas de Corte de Roupa - Corte e Enfesto (Turma única)40h

Manhã - 8h às 12h

Tarde - 13h às 17h

20 até 24 de novembro20 vagas
Confeccionador de Lingerie e Moda Praia (Turma única)160h

Manhã - 8h às 12h

Tarde - 13h às 17h

20 de novembro até 15 de dezembro20 vagas

Clique aqui para se inscrever


A seleção para os cursos será feita a partir de entrevistas presenciais com o intuito de traçar um perfil técnico de todos os candidatos inscritos e habilitados, ou seja, que tenham cumprido os requisitos da seleção no ato da inscrição. A lista de convocação para esta etapa será divulgada em data de acordo com o cronograma do processo seletivo, presente no edital.  

Os alunos selecionados receberão auxílio-transporte com valores que variam de acordo com a carga horária do curso, além da alimentação no horário de almoço, em dias de aula. A convocação para as matrículas obedecerá a ordem de classificação dos candidatos aprovados, de acordo com o curso para o qual se inscreveu. 

Forma Indústria - Esta iniciativa busca suprir a carência de mão de obra qualificada na indústria, neste primeiro momento, do setor de Confecção, através da de profissionais qualificados, proporcionando o desenvolvimento de habilidades técnicas relevantes e facilitando a sua inserção no mercado de trabalho. A cada edição, o programa irá focalizar suas ações na profissionalização para um setor industrial específico no estado da Paraíba, e esta primeira, fruto de uma parceria com a Apavest, tem o objetivo de formar mão de obra qualificada para atender às demandas do setor da Confecção na região de João Pessoa.

É importante a leitura do edital completo para sanar possíveis dúvidas, bem como o acompanhamento dos prazos e convocações, de acordo com o cronograma do processo seletivo. 


Texto/Colaboração | Igor Batista

Outras Notícias