Compartilhar

Paraíba

FIEPB recebe evento de lançamento do VLT e presidente reforça ao ministro dos Transportes a pauta da Transnordestina

Por Núcleo de Comunicação - Publicado 11 de julho de 2025

Cassiano Pereira, que também preside a Associação Nordeste Forte, reiterou a importância da inclusão da Paraíba no projeto da ferrovia


A sede da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (FIEPB) recebeu, nesta sexta-feira (11), um evento marcante para Campina Grande, com a presença do ministro dos Transportes, Renan Filho: o lançamento do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) para reforçar a mobilidade urbana do município. Ao participar da solenidade, o presidente da FIEPB e da Associação Nordeste Forte, Cassiano Pereira, também reforçou junto ao ministro a demanda pela inclusão da Paraíba no projeto da ferrovia Transnordestina.

De acordo com Cassiano Pereira, contemplar a Paraíba com um ramal que conecte o estado à malha ferroviária nacional é imprescindível para a construção de um futuro mais competitivo e promissor para o setor produtivo paraibano. 

“Hoje é um dia importante para Campina Grande, que, por meio do esforço de diversas lideranças políticas e institucionais da cidade, conquistou a implantação do VLT tão aguardado e relevante para a nossa população. Além de celebrarmos essa conquista, também aproveitamos a presença do ministro Renan Filho na sede da FIEPB para reforçar a demanda do setor produtivo pela inclusão da Paraíba no projeto da Transnordestina. Conectar o estado a essa ferrovia regional e, consequentemente, à malha ferroviária nacional, é fundamental para impulsionar o nosso desenvolvimento econômico”, argumentou o presidente da FIEPB.

Ainda segundo Cassiano Pereira, que também preside a Associação Nordeste Forte, representando, na Confederação Nacional da Indústria (CNI), todas as federações industriais da região, a pauta da ferrovia precisa ser uma prioridade e contar com a defesa integrada de todos os estados do Nordeste. 

“A Transnordestina é estratégica para tornar a região mais competitiva no mercado nacional e internacional e, por essa razão, é fundamental que os nove estados do Nordeste sejam contemplados pelo projeto. Essa é uma defesa e uma articulação regional que nós também temos feito por meio da Associação Nordeste Forte, por entender que é fundamental a união de esforços para impulsionar o desenvolvimento de toda a região”, acrescentou Cassiano Pereira.      

Por sua vez, o ministro Renan Filho ratificou a importância da Transnordestina e falou sobre o desafio de reconectar os estados do Nordeste por meio da malha ferroviária. “Vamos terminar o trecho estrutural da Transnordestina, que liga o estado do Piauí ao município de Salgueiro, em Pernambuco, conecta Salgueiro ao Porto de Pecém, em Fortaleza, e liga Salgueiro ao Porto de Suape. Depois disso, nós vamos ter que ligar o meu estado, Alagoas, a Paraíba e os outros estados da região. Esse é o nosso desafio no Nordeste, que está crescendo e onde nós vamos continuar investindo”, declarou o ministro. 

Participaram da solenidade desta sexta-feira o senador Veneziano Vital, o diretor-presidente da Ferrovia Transnordestina Logística S.A, Tufi Daher, o prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima, o deputado federal Romero Rodrigues, o deputado estadual Tovar Correia Lima, o presidente do Sinduscon/PB, Lamartine Alves, o presidente executivo do SindÁlcool/PB, Edmundo Barbosa, o presidente do SindGráfica/PB, Marcone Rocha, e a presidente do SindVidros/PB, Nelma Pires.

 


Texto/ Colaboração | Déborah Souza

Outras Notícias


Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.