
Foto: RBAC / Divulgação
A capital federal se prepara para receber um evento de grande relevância para a educação brasileira: a 5ª Conferência Brasileira de Aprendizagem Criativa (CBAC 2025). Marcando uma década de atuação da Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa (RBAC), o encontro, que ocorrerá de 29 a 31 de outubro, terá como tema central “Aprendizagem e Criatividade ao Alcance de Todos”.
Além disso, o evento celebrará o lançamento de edição histórica do livro “Mindstorms: Crianças, Computadores e Poderosas Ideias”, de Seymour Papert, inspirador e inovador ainda atualmente.
A conferência, gratuita, é uma realização da RBAC em parceria com o Serviço Social da Indústria (SESI), por meio da Gerência de Formação em Educação; o SESI Lab; a Casa Thomas Jefferson; o Instituto Catalisador; o MIT Media Lab; a Universidade Federal do Mato Grosso do Sul; e conta com o apoio do Ministério da Educação.
CBAC 2025: Aprendizagem e Criatividade ao Alcance de Todos
Pela primeira vez em Brasília, a CBAC 2025 promete ser um marco na trajetória da aprendizagem criativa no Brasil. O evento, com inscrição gratuita, acontecerá de 29 a 31 de outubro e reunirá educadores, pesquisadores, estudantes e entusiastas para discutir e vivenciar práticas inovadoras que promovem o desenvolvimento da criatividade e do pensamento crítico. A escolha de Brasília como sede simboliza o reconhecimento e a valorização dos diversos territórios onde a RBAC atua, levando a aprendizagem criativa para o coração do país.
"A CBAC é mais do que um simples evento de celebração; ela é um catalisador para a transformação educacional, inspirando e impulsionando educadores inovadores que acreditam no potencial da Aprendizagem Criativa para a formação de cidadãos críticos, colaborativos e engajados, prontos para os desafios do século XXI e para o exercício pleno da cidadania. Fortalecer a agenda da inovação educacional é, hoje, um imperativo para o futuro do nosso país", afirma Janine Schultz, Diretora Executiva da RBAC.
“Acreditamos que a aprendizagem criativa é um caminho essencial para aproximar a educação das realidades e dos interesses dos estudantes, estimulando a experimentação, a colaboração e a resolução de problemas. Estar na 5ª Conferência Brasileira de Aprendizagem Criativa reforça o compromisso do SESI em apoiar educadores e escolas na construção de práticas inovadoras e inclusivas, que ajudam a formar jovens preparados para transformar a sociedade”, explicou o diretor superintendente do SESI, Paulo Mol.
A programação inclui oficinas e discussões para promover reflexões sobre novas formas de ensinar e aprender por meio de práticas inovadoras e inclusivas, e a 2ª edição do FIC BSB (Festival de Invenção e Criatividade de Brasília) que acontecerá no último dia do evento, 31 de outubro, no SESI Lab. Neste dia o evento é aberto a toda a comunidade, e contará com visitação de escolas públicas, Mostra Interativa, estações de experimentação com propostas de atividades e conteúdo de forma ativa, e oficinas mão na massa.
“Nossa ideia é proporcionar um dia de descobertas guiado pela curiosidade. Com oficinas e experiências interativas, o público pode aprender de forma leve e criativa, ampliando repertórios e se inspirando em novas conexões”, afirma a superintendente de cultura do SESI, Claudia Ramalho. “O SESI Lab é um local em que arte, ciência, tecnologia e inovação se encontram.”
10 Anos de RBAC: Uma Década de Inovação na Educação
A Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa (RBAC) celebra em 2025 uma década de dedicação à promoção de uma educação mais engajadora e significativa. Fundada com o propósito de disseminar os princípios da aprendizagem criativa, inspirados nas ideias de Seymour Papert e do Lifelong Kindergarten Group do MIT Media Lab, a RBAC se consolidou como um movimento nacional que conecta educadores, pesquisadores e a sociedade civil em torno de práticas pedagógicas inovadoras. Ao longo desses 10 anos, a Rede tem impulsionado projetos, formações e encontros que transformam a maneira como crianças e jovens aprendem, estimulando a curiosidade, a experimentação e a colaboração.
Relançamento Histórico de 'Mindstorms' de Seymour Papert
Um dos pontos altos da CBAC 2025 será uma mesa sobre a história do construcionismo no Brasil e o lançamento de uma edição histórica do clássico “Mindstorms: Crianças, Computadores e Poderosas Ideias”, de Seymour Papert. Publicado originalmente em 1980, o livro revolucionou a forma de pensar a relação entre crianças, computadores e aprendizagem, apresentando a base conceitual do construcionismo e de suas ideias sobre o uso da programação como ferramenta para o desenvolvimento cognitivo. Esta nova edição, fruto da parceria entre a editora Diálogos Embalados e a RBAC, lançada com apoio da Zoom Education for life, celebra o legado de Papert e traz prefácios e análises de especialistas contemporâneos, reafirmando a atualidade e a relevância de suas ideias para os desafios educacionais do século XXI.
Público-alvo e inscrições
A CBAC 2025 é destinada a educadores de todas as áreas e níveis de ensino, gestores educacionais, formuladores de políticas públicas, pesquisadores, estudantes e todos aqueles interessados em transformar a educação por meio da Aprendizagem Criativa. As inscrições são gratuitas, porém com vagas limitadas, e estão sendo realizadas em lotes, com prioridade para autores de trabalhos aprovados, articuladores voluntários e parceiros da RBAC, e profissionais das Redes Públicas de Educação do Distrito Federal (DF) e do Mato Grosso do Sul (MS). O público geral terá acesso às inscrições a partir de 04 de outubro. Para mais informações sobre o evento e o processo de inscrição, visite: https://aprendizagemcriativa.org/cbac-2025
Dentre os especialistas confirmados para participar das palestras e mesas de discussão estão:
- Mitchel Resnick (Professor do MIT Media Lab e idealizador da Aprendizagem Criativa);
- Leo Burd (Pesquisador do MIT Media Lab e fundador da RBAC);
- Ann Berger Valente (Pesquisadora do LLK-MIT e responsável pelas áreas de pesquisa e inovação da RBAC);
- José Armando Valente (UNICAMP);
- Isabella Henriques (Instituto Alana);
- Ana Dal Fabbro (Ministério da Educação);
- Katia Maragnon (Gerente do Centro SESI de Formação em Educação - Departamento Nacional do SESI);
- Luciana Baroni (Coordenadora dos programas FIRST Robotics Competition e FIRST Tech Challenge do Departamento Nacional do SESI);
- Carolina Villas Boas (Coordenadora de Exposições e Ações Culturais do SESI Lab);
- Marcela Flores (Presidente da Anpei);
- Rebeca Otero (UNESCO);
- Lilian Bacich (Tríade Educacional);
- Paola Ricci (TLTL);
- Fernando Hiacovvitch (MetaMaker);
- Doug Alvoroçado (SEERJ);
- Natalie Lao ( App Inventor Foundation);
- Danilo Moura (UNICEF).
O que é Aprendizagem Criativa?
Sobre a RBAC
A Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa (RBAC) é uma organização brasileira do terceiro setor sem fins lucrativos que tem como missão criar, apoiar e conectar iniciativas que tornem a educação mais mão na massa, criativa, prazerosa, relevante, colaborativa e inclusiva para crianças e jovens de todo o país. Fundada em 2015, trabalha em parceria com o Lifelong Kindergarten (LLK), um grupo de pesquisa do MIT Media Lab, onde foi criada a abordagem pedagógica da Aprendizagem Criativa e onde germinou a ideia de criar RBAC.
Em conjunto com o LLK e outros parceiros de renome nacional e internacional, como a Scratch Foundation e o ChangeX, a Rede promove o acesso a novas ideias e práticas educacionais, além da troca de experiências entre todos na comunidade, e desenvolve atividades e iniciativas para colocar os estudantes no centro do processo de aprendizagem.
