Compartilhar

Paraíba

Centro Internacional de Negócios da Paraíba lança painel de dados do comércio exterior

Por Coordenação de Comunicação - Publicado 18 de março de 2024

A plataforma, criada em parceria com projeto de extensão da UFPB, apresenta informações consolidadas sobre o comércio exterior de forma funcional e interativa


A plataforma foi criada em parceria com projeto de extensão da Universidade Federal da Paraíba

O Centro Internacional de Negócios da Paraíba, lançou, na última semana, um painel de dados do comércio exterior, chamado ODEX, projetado para disseminar informações da área de mercado internacional, trazendo insights importantes sobre o estado e seus negócios internacionais. 

A plataforma utiliza tecnologias de inteligência de negócios que possibilitam diversas aplicações, como, por exemplo, na construção de relatórios comerciais, nas análises estatísticas e nas pesquisas acadêmicas, ampliando o acesso às informações sobre importações e exportações da Paraíba de maneira simplificada e transparente.

“O ODEX consolida dados do comércio exterior de forma integrada, proporcionando uma visão abrangente do panorama comercial. Acreditamos que não apenas atenderá às necessidades dos usuários da indústria, mas também será uma fonte valiosa para pesquisadores acadêmicos. Estamos confiantes de que o Painel ODEX será uma ferramenta indispensável para aqueles que buscam entender e contribuir para o crescimento da balança comercial do estado da Paraíba”, destacou a gerente do CIN/PB, Raquel Leite. 

Alinhado com a política do Sistema Integrado de Comércio Exterior e do Portal Único de Comércio Exterior, iniciativas do Governo Federal que buscam reduzir a burocracia e simplificar os processos de importação e exportação, o ODEX foi criado em parceria com a equipe do Observatório de Dados da Internacionalização, projeto de extensão do Centro de Informática da Universidade Federal da Paraíba - UFPB.

O professor, Gustavo Oliveira, que coordena o projeto, explicou que o ODEX nasceu a partir de um fórum da UFPB, que reuniu representantes de escritórios e núcleos de internacionalização das instituições de ensino superior do estado - entre eles, o CIN Paraíba - e que, em conversa com o centro, foram identificadas algumas necessidades a respeito da automatização do processamento de dados sobre o comércio exterior.

O ODEX reune informações consolidadas sobre exportações e importações da Paraíba

“Sobre os aspectos técnicos, o painel tem princípios modernos de visualização de dados, criado a partir de uma plataforma de business intelligence e tem todo um pensamento por trás da utilidade de interface e facilidade de navegação”, explicou Gustavo Oliveira, completando que, no âmbito da FIEPB e das empresas, isso possibilita “uma visibilidade muito maior sobre as atividades de comércio exterior, em todos os municípios com todos os segmentos de mercado, o que facilita a tomada de decisões estratégicas”. 

Além disso, o painel também atende a esfera acadêmica, disponibilizando dados já tratados a partir de gráficos e informações, facilitando o acesso de estudantes e pesquisadores que necessitem resgatá-los para pesquisas. 

“O nosso papel é contribuir com a sociedade e, principalmente, a partir do local onde nós estamos, que é a universidade. Então, é sempre uma satisfação ter o reconhecimento por parte dos nossos parceiros pelo trabalho que executamos, que visa, sobretudo, o desenvolvimento regional”, finalizou o professor e coordenador do projeto de extensão que desenvolveu o ODEX. 

Acesse o painel clicando aqui


Texto/Colaboração | Igor Batista

Outras Notícias