
A Confederação Nacional da Indústria (CNI) reforçou, nesta sexta-feira (22), o papel do setor produtivo na transição para uma economia de baixo carbono durante o 3º Workshop de Seguros para Jornalistas, promovido pela Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg), no Rio de Janeiro.
O superintendente de Meio Ambiente e Sustentabilidade da CNI, Davi Bomtempo, participou do painel “Desafios do setor produtivo na transição climática: perspectivas da indústria e do cooperativismo”, ao lado de Alex dos Santos Macedo, coordenador de Meio Ambiente do Sistema OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras), e Gilberto Martins, diretor de Assuntos Regulatórios da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). Ele apresentou a missão de descarbonização da indústria brasileira, que reúne ações e compromissos para reduzir emissões de gases de efeito estufa.
No encontro, Bomtempo também destacou a importância da Sustainable Business COP (SB COP), iniciativa lançada pela CNI para garantir a participação do setor privado nas negociações climáticas. Inspirada no B20, a SB COP reúne líderes de mais de 60 países e representa quase 40 milhões de empresas.
Além de apresentar recomendações para a COP30, que será realizada em novembro, em Belém (PA), a iniciativa busca identificar e divulgar soluções globais já implementadas, promovendo uma atuação prática e estratégica do setor privado nas discussões sobre clima.