Compartilhar

CNI

Criatividade e Design ganham espaço na WorldSkills Brasil 2025

Por Agência CNI de Notícias - Publicado 17 de setembro de 2025

Competição reúne modalidades que vão da produção de joias à criação de universos digitais em 3D, refletindo as novas demandas da indústria criativa


Criatividade e Design brilham na WorldSkills Brasil 2025, unindo técnica e inovação em joias, moda, design gráfico e arte digital 3D. Foto: Divulgação da Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG)

Responsável por unir estética e funcionalidade, o setor de Criatividade e Design ganha cada vez mais relevância na indústria e nos serviços. A demanda por profissionais qualificados cresce à medida que novas tecnologias transformam a forma de criar, comunicar e produzir.

Na WorldSkills Brasil 2025, jovens demonstram, na prática, como a combinação entre técnica e criatividade produz soluções inovadoras em diferentes áreas do setor. Realizada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), a maior competição de educação profissional do país reunirá competidores de 17 a 24 anos. Os vencedores da etapa nacional integrarão a delegação brasileira que disputará a edição mundial, em 2026, em Xangai, na China.

A disputa envolve quatro ocupações em Criatividade e Design.

  • Na Joalheria, os competidores criam peças exclusivas ou protótipos para produção em série, trabalhando com metais preciosos e gemas.
  • Na Tecnologia da Moda, desenvolvem peças de vestuário, do design à produção e acabamento, considerando tendências e demandas de diferentes setores.
  • A Tecnologia em Design Gráfico desafia os jovens a elaborar soluções visuais para impressos, mídias digitais e redes sociais, conciliando criatividade e técnicas de comunicação visual.
  • Em Arte Digital 3D para Jogos exige domínio de softwares especializados para criar conceitos, modelos e animações que compõem universos virtuais cada vez mais complexos.

Sobre a WorldSkills Brasil 2025 

A maior competição de educação profissional do país reúne estudantes de cursos técnicos e profissionalizantes de todo o Brasil, na preparação para a etapa internacional, que será realizada em 2026, na China.

A disputa começou com as provas online, que aconteceram entre os dias 25 e 29 de agosto. Depois, seguem as etapas presenciais em três estados brasileiros: 

  • De 1º a 5 de setembro, São Paulo sedia as provas de Mecatrônica, Tornearia e Fresagem a CNC, Tecnologias de Energia Verde, entre outras; Além das unidades do SENAI, este ano as empresas Romi, Festo e Saint-Gobain Brasil também vão sediar as seletivas no estado. 
  • De 8 a 12 de setembro, as escolas do SENAI de Minas Gerais recebem os desafios técnicos de áreas como Indústria 4.0, Carpintaria, Construção de Espaços Verdes e Panificação; 
  • De 24 a 28 de setembro, o encerramento será em Brasília (DF), com provas de Desenvolvimento de Aplicativos Móveis, Construção Digital, Arte Digital 3D para Jogos, Design Gráfico, Robótica Móvel, Refrigeração, Segurança Cibernética e outras ocupações, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. 

Ao todo, os jovens competem em 46 ocupações e os vencedores integrarão a delegação brasileira que representará o país na etapa mundial da WorldSkills, na China. Atualmente, a competição reúne 89 países, e o Brasil figura entre os 3 primeiros no ranking mundial, considerando as últimas quatro edições. 

Sobre o SENAI 

Referência nacional em educação profissional e inovação tecnológica, o SENAI já qualificou mais de 92 milhões de trabalhadores desde a fundação, em 1942. Presente em todos os estados brasileiros, a instituição oferece cursos técnicos, de aprendizagem, graduação, pós-graduação e soluções em tecnologia para a indústria. Com mais de 3,1 milhões de matrículas anuais e uma rede de 1.024 unidades escolares, o SENAI consolida-se como um dos principais pilares do desenvolvimento industrial e da capacitação profissional no Brasil.

Outras Notícias