
O setor calçadista em Campina Grande é crucial para a geração de empregos e renda, além de atrair empresas e mão de obra qualificada. De acordo com o Relatório Setorial da Indústria de Calçados 2024, publicado pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados – Abicalçados, a cidade concentra um polo calçadista, que produz 95,8% do calçado paraibano.
Na última sexta-feira, 12/09, a Federação das Indústrias do Estado da Paraíba – FIEPB recebeu industriais do setor de calçados e confecções, além de lojistas e profissionais que atuam na produção destes materiais, que foram conhecer os materiais e as tendências da próxima estação, durante o INSPIRAMAIS, evento promovido pela Assintecal, em parceria com a FIEPB, Sebrae, e o Sindicato da Indústria de Calçados do Estado da Paraíba – SindCalçados – PB.
“Com o apoio do presidente da FIEPB, Cassiano Pereira, proporcionamos esse momento para os empresários do setor calçadista, que receberam uma consultoria gratuita sobre materiais e tendências da próxima estação, algo que vai melhorar a produtividade e agregar valor aos nossos produtos”, ressaltou o presidente do SindCalçados – PB, Sebastião Severo Aciolly.
A apresentação foi realizada durante um showroom e numa oficina conduzida pela designer da Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), Julia Webber, que ressaltou a importância da FIEPB abrir as portas para industriais do setor calçadista da Paraíba conhecerem as tendências, para poder fabricar calçados com maior valor agregado.
“É muito importante a Federação das Indústrias do Estado da Paraíba abrir as portas para o INSPIRAMAIS, porque a Assintecal possui uma metodologia de pensar o design, a partir da geração de valor para poder ter uma indústria mais forte, e esse valor perpassa de um setor ao outro dentro da indústria, e de um elo ao outro na cadeia de moda”, destacou Júlia Webber.
De acordo com a designer da Assintecal, tudo isso é materializado em produtos e tendências que o INSPIRAMAIS leva no grande salão que acontece em outros centros e que depois chega numa maneira pocket aos polos produtivos, onde os empresários encontram amostras de componentes, para que possam comprar, fazer pesquisas de fornecedores, mas também fazer uma leitura de tendências e se aprimorar para aplicar nas suas coleções, fortalecendo ao máximo o setor industrial calçadista.
“É um momento de pesquisa, para conhecermos as tendências de materiais que vão agregar valor aos nossos produtos. E nós que estamos sediados na cidade de Patos, e tínhamos que nos deslocar para as regiões sudeste e sul para nos atualizarmos, essa oportunidade que a FIEPB e o SINDCalçados – PB estão nos proporcionando é muito favorável”, disse o empresário Lamark Rodrigues da Ladyshoes Calçados, da cidade de Patos.
“É uma oportunidade fundamental que nós, empresários paraibanos, estamos tendo, uma vez que os fabricantes dos grandes centros sempre participam do INSPIRAMAIS, e aqui estamos tendo acesso a materiais e informações que facilitarão o desenvolvimento das nossas coleções”, disse Juliana Ribeiro, da Eva Bag & Shoes, localizada em Campina Grande.



