CNI

Industriais precisam de união e interação para defesa do setor, diz presidente da CNI

Por Agência CNI de Notícias - Publicado 11 de abril de 2024

Ricardo Alban participou da abertura do Imersão Indústria, maior evento do setor industrial em Minas Gerais, e de painel sobre “A defesa da Indústria nos três poderes

O presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Ricardo Alban, defendeu sinergia e a maior interação entre Federações Estaduais de Indústria, associações setoriais e sindicatos industriais para ampliar a força do setor na interlocução com os três poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário. Segundo ele, o momento é oportuno, pois a política industrial voltou para o centro do debate, e o fortalecimento da indústria colocará novamente o país na trilha do desenvolvimento.

Alban participou da abertura do Imersão Indústria, promovido pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), na terça-feira (10) e do painel “A defesa da indústria nos três poderes”, nesta quarta-feira (11). O Imersão Indústria é maior evento do setor no estado.

“Nós precisamos interagir muito mais entre nós, criar essa unicidade, porque juntos seremos mais representativos e mais ouvidos. Na CNI, nós sempre buscamos interagir com as Federações Estaduais, com as associações setoriais e com os sindicatos, por meio das Federações. Mas também estão focados nas indústrias, principalmente aquelas que podem criar grandes encadeamentos produtivos”, disse o presidente da CNI.

Segundo ele, a interação com as empresas é essencial para ampliar e melhorar percepção dos representantes industriais sobre as necessidades de quem está no dia a dia da operação. “Devemos ouvir quem está no chão de fábrica, o que dói, além de a compreender as ações positivas, que precisam ser replicadas, principalmente para aproveitar esse grande momento no país, em que todos falam de indústria”, avaliou Alban.

O presidente da CNI ressaltou a importância da interlocução entre líderes empresariais e representantes dos poderes executivo, legislativo e judiciário. Para ele, é possível ‘’fomentar o crescimento do setor produtivo a nível nacional, com apoio de um corpo técnico engajado e qualificado”. Alban também lembrou da necessidade de as Federações dialogarem com toda a sociedade, a fim de reforçar o impacto da indústria no dia a dia da população.

Diretor da CNI vê projeções positivas para a indústria nos próximos meses

Na sequência, o diretor de relações institucionais da CNI, Roberto Muniz, analisou o processo de industrialização do Brasil a partir de 1930, durante a Era Vargas. Oito anos depois, em 1938, foi criada a Confederação Nacional da Indústria. Segundo Muniz, ‘’a atuação de algumas Federações, incluindo a FIEMG, foi fundamental para o nascimento da entidade’’.

Ele lembrou, ainda, do acompanhamento legislativo diário realizado por interlocutores da CNI junto a representantes do poder público na tentativa de alavancar a cadeia produtiva e tornar o ambiente de negócios no país mais seguro. O dirigente também celebrou as projeções positivas para o setor em 2024, influenciadas pela tramitação da Reforma Tributária e pela criação do programa Nova Indústria Brasil (NIB).

O diretor jurídico da CNI, Cássio Borges, detalhou a atuação da entidade em prol da defesa dos interesses do setor produtivo. De acordo com ele, o trabalho do corpo jurídico da CNI é sistêmico, ‘’junto às Federações, sindicatos patronais e associações’’. Preferencialmente, a Confederação, quando atua no poder judiciário, aciona os tribunais superiores, como STF, STJ e TST, por razões legislativas e constitucionais

Presidente da FIEMG avalia que evento vai ampliar debate sobre temas complexos no mundo dos negócios

“Esse evento trata das oportunidades e dos desafios do setor produtivo”, disse o presidente da FIEMG, Flávio Roscoe, ao se referir a um dos propósitos do Imersão Indústria, que teve início nessa quarta-feira (10/2), no Minascentro, em Belo Horizonte. Até sexta-feira (12), o evento vai fomentar o debate de uma série de temas complexos e atuais que permeiam o mundo dos negócios.

Roscoe, mais uma vez, reforçou o protagonismo do Imersão por gerar “conexões, conhecimento, trocas de experiências e oportunidades de novos negócios e parcerias”. Em seu discurso, o líder empresarial agradeceu aos patrocinadores, apoiadores e aos colaboradores da FIEMG envolvidos na organização de encontro.

Ao trazer à tona a reflexão de assuntos como energia, ESG, tecnologia, meio ambiente e outros, Flávio Roscoe lembrou o papel da indústria no desenvolvimento socioeconômico do país, além do trabalho em conjunto com o poder público da resolução de questões que envolvem tanto o cidadão quanto quem produz e gera renda no país.

Na mesma direção, o vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões, falou importância da parceria do setor produtivo com o estado em diferentes vertentes, visando à melhoria da qualidade de vida da sociedade.

“Nós podemos contar com a indústria também na formação de mão de obra, com destaque para o Trilhas de Futuro, em que temos mais de cem mil alunos matriculados em cursos técnicos”, disse.

O SENAI é um dos parceiros desse programa.

O Imersão Indústria é realizado pela FIEMG, pelo SESI e pelo SENAI, com patrocínio master da Gerdau, Vale, Gasmig, Cemig, Codemge, CNI e ArcelorMittal. O patrocínio ouro é da Herculano Mineração, Sicoob Credfiemg e Sicoob Credminas, Barbosa Mello e Caixa Econômica Federal. O patrocínio prata é da Bemisa, Localiza Gestão de Frotas, Vallourec e IVECO. O apoio máster é do Sebrae e apoio da RMMG, Mason Holdings, JMendes, Pfizer, (Re)energisa, Una, IEL e CIEMG.