CNI

Indústrias se mobilizam para ajudar vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul

Por Agência CNI de Notícias - Publicado 08 de maio de 2024

Empresas estão enviando parte de seus estoques ou quantias em dinheiro para apoiar a população que ficou desabrigada. Cerca de 388 dos 496 municípios gaúchos estão em estado de calamidade pública, em decorrência das enchentes

Equipes da Fundação Gaúcha de Bancos Sociais recebe doações no RS

As enchentes no Rio Grande do Sul, que deixaram centenas de pessoas desabrigadas, têm comovido o país e formado uma grande corrente de ajuda humanitária. O estado está recebendo donativos e ajuda financeira diariamente de todas as partes do Brasil.

A indústria brasileira também está mobilizada pela causa e tem destinado parte de seus estoques ou recursos financeiros como forma de ajudar as vítimas.

A Lupo, fabricante brasileira de moda íntima, meias e outros itens de vestuário, entregou 91 mil produtos ao Fundo Social de Solidariedade de Araraquara, que vai enviar os donativos às áreas afetadas no Rio Grande do Sul.

A Lupo doou 91 mil peças de roupas íntimas e meias para o Rio Grande do Sul

A Embraer firmou parceria com a ONG Visão Mundial Brasil para fornecer água potável, alimentos não perecíveis e itens de higiene e limpeza às famílias impactadas pela catástrofe.

A gigante do setor de bebidas Ambev informou que parou a produção de cerveja na fábrica de Viamão, no Rio Grande do Sul, para envasar água potável e doar aos atingidos. A fabricante já entregou 560 mil litros de água e vai doar mais 850 mil latas de água com a iniciativa na fábrica de Viamão.

A fabricante de água Minalba informou que também está entregando fardos com apoio do Exército Brasileiro.

A indústria também se mobiliza por meio das federações dos estados. A Federação das Indústria do Estado de Minas Gerais (FIEMG) doou R$ 5 milhões para ajudar o estado a se reerguer.

"Temos certeza da aplicação dos recursos de maneira assertiva para o socorro às pessoas atingidas pelas chuvas nessas primeiros dias, em que a ajuda ainda é mais escassa", disse o presidente da FIEMG, Flávio Roscoe.

A Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN) entregou 3,6 toneladas de água potável ao RS, além de 9 mil idens diversos para as famílias desabrigadas.

A Petrobras também anunciou uma doação no valor de R$ 5,6 milhões para apoio à população de Canoas e Esteio, atingida pela catástrofe ambiental.

Algumas empresas optaram por doar quantias para o Movimento União BR, que atua como ponte entre quem quer ajudar e quem precisa de ajuda. A ONG recebeu colaborações das seguintes empresas:

Instituto Helda Gerdau,
Grupo Trigo
Fundação Gerações
Instituto Carisma

A Herself, empresa pioneira na produção de calcinhas, biquínis e maiôs absorventes tecnológicos, também anunciou ajuda ao Rio Grande do Sul. Focando em higiene básica e saúde menstrual, estão sendo arrecadados e doados itens como absorventes descartáveis, toalhas de rosto e banho, papel higiênico, shampoo e condicionador, calcinhas e cuecas, escovas de cabelo e dente, desodorantes e chinelos.

Saiba como ajudar

A Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS) e a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC) abriram um canal de ajuda para as vítimas das chuvas, em parceria com a Fundação Gaúcha de Bancos Sociais. É possível contribuir com dinheiro. Veja abaixo os dados bancários da instituição.

Mais de dez unidades físicas do Serviço Social da Indústria (SESI) do Rio Grande do Sul estão recebendo pessoas desabrigadas e doações. A instituição, no entanto alerta para a necessidade de voluntários para auxiliar no atendimento das vítimas, nas unidades.

Veja quais unidades do SESI estão em atendimento

Transferência bancária

Agência 3418-5

Conta corrente: 6610-9, Av. Assis Brasil, 8787