
Aos 18 anos, Beatriz Lisboa já coleciona conquistas que demonstram todo o seu potencial. Aluna do Programa Mais Aprendiz, do Instituto Euvaldo Lodi (IEL) na Paraíba, em João Pessoa, ela é exemplo de dedicação tanto no ambiente profissional quanto no esporte.
Recentemente, a jovem conquistou o 2º lugar no Campeonato Sul-Americano de Jiu-Jitsu e, no mesmo pódio, recebeu a graduação para a faixa azul, eternizando mais um momento marcante em sua trajetória.
Determinada a conquistar sua independência, Beatriz decidiu ingressar no programa Mais Aprendiz com objetivos claros. “Sempre tive muita vontade de conquistar minhas próprias coisas sem precisar pedir aos meus pais, além de aprender a ter mais responsabilidade financeira e experiência no mercado de trabalho. Desde que comecei a trabalhar, sinto que me tornei uma pessoa mais ativa e responsável profissionalmente, assumindo novos compromissos e aprendizados”, destaca.
Ela escolheu o curso de aprendizagem em Comércio e Varejo justamente pela dinâmica da área. “É uma área que permite colocar a ‘mão na massa’ e ter contato com diferentes atividades, o que contribui bastante para o meu desenvolvimento”, explica.
Destaque no esporte
No esporte, a história começou em 2017. Após uma pausa em 2018, Beatriz retornou aos treinos no início de 2024 e, desde então, não parou mais. Atualmente, além de atleta, também atua como auxiliar no treinamento de crianças de 4 a 15 anos na equipe Checkmat, na academia localizada no bairro dos Funcionários, em João Pessoa.
Para ela, o Jiu-Jitsu vai muito além da competição. “O Jiu-Jitsu me ajuda em todos os aspectos da minha vida: na disciplina, na organização da rotina, no foco, no respeito e no controle emocional. Mais do que um esporte de luta, ele é uma ferramenta de formação pessoal, que ensina valores para dentro e fora do tatame e contribui diretamente para minha evolução como atleta, estudante e profissional”, afirmou Beatriz.

Já a graduação para a faixa azul aconteceu de forma simbólica e emocionante. “Ganhei a faixa azul assim que me tornei vice-campeã sul-americana. Meu professor me graduou lá no pódio”, relembra a atleta, orgulhosa.
Com novos objetivos traçados, Beatriz já se prepara para disputar campeonatos regionais, com planos de avançar para competições estaduais e, no fim do ano, tentar novamente o Sul-Americano.
Ela faz questão de reconhecer o apoio que recebe. “Tenho o apoio fundamental da minha família, que sempre me incentiva e está presente em cada passo da minha caminhada. Meu pai, minha mãe, meus irmãos e todos os membros da minha família foram os primeiros incentivadores da minha trajetória, em todas as áreas da minha vida”, destacou a estudante.
Exemplo de disciplina e determinação, Beatriz Lisboa representa o propósito do Programa Mais Aprendiz do IEL-PB, que é formar jovens preparados para o mercado de trabalho e para a vida, demonstrando que é possível conciliar carreira, estudos e esporte de alto rendimento com foco e responsabilidade.
Texto/Colaboração: Diego Araújo


