Compartilhar

Educação

Paraíba é destaque na Premiação SENAI Top Lean 2021

Por Coordenação de Comunicação - Publicado 08 de outubro de 2021

Evento nacional premiou projetos para implementação da Metodologia Lean em ambientes educacionais ou em processos administrativos


Unidade SENAI ORC em João Pessoa

Nesta quinta-feira, 7 de outubro, o SENAI Paraíba teve motivos para comemorar mais uma importante conquista nacional. Quatro projetos inspiradores, baseados na Cultura Lean foram premiados no SENAI Top Lean 2021, cujo anúncio foi transmitido ao vivo no Canal SENAI Play do YouTube. Ao todo foram premiados nacionalmente 40 projetos durante o evento online Lean Day

O prêmio é dividido nas categorias Lean Educacional e Lean Office, com o objetivo de divulgar projetos para implementação da Metodologia Lean em ambientes educacionais ou em processos administrativos, sendo exclusivo a docentes e colaboradores vinculados às escolas da instituição. A iniciativa busca reduzir o desperdício e custos dos processos educacionais nas unidades do SENAI e aumentar a produtividade.

A premiação rendeu medalhas de Ouro, Prata e Bronze ao SENA/PB nas categorias Lean Educacional e Lean Office. “Uma conquista expressiva” como destacou o Diretor Regional, Euler Sales. Duas unidades ocuparam o pódio virtual: o Centro de Tecnologia do Couro e Calçado (CTCC) de Campina Grande (Medalha de Ouro) e o SENAI Odilon Ribeiro Coutinho (ORC) de João Pessoa (Medalhas de Prata e Bronze). 

“A implementação da Cultura Lean é sem dúvida um processo importante para a formação dos nossos alunos. Além de torná-los mais preparados, estamos contribuindo para o futuro do trabalho e a superação dos desafios em qualquer ambiente”, explicou Euler Sales. “O SENAI/PB trabalha a aplicação do Lean Educacional e do Lean Office nos seus Centros de Formação Profissionais, direcionando nossas práticas educacionais em torno da inovação e com foco na melhoria contínua da qualidade do aprendizado”, destacou o Diretor Regional.

“Para nós, esse prêmio nos deixa muito felizes por entendermos que estamos no caminho certo e podemos contribuir para a sustentabilidade, eficiência e avanço do setor produtivo, através de ações que tem uma relação direta com a otimização, melhoria de processos e diminuição de tempo dos alunos percorrendo os nossos laboratórios, fazendo com que eles ganhem mais tempo para realizar as suas atividades e logicamente, essa nova realidade vai possibilitar ao aluno ter um melhor aprendizado para que possa atender de forma ainda mais satisfatória o setor produtivo”, comemorou o Gerente Executivo de Educação e Tecnologia do SENAI/PB, Janildo Sales.

Conheça os Projetos Vencedores da Paraíba 

Ouro Lean Educacional: O projeto Confeccionador Lean, da Unidade CTCC  consistiu em aplicar a metologia do Lean Educacional  para proporcionar um aumento na qualidade de ensino, com foco na prática. Para tanto, a proposta visou ajustar e padronizar o plano de aula e evitar atividades que não agregam valor, ou seja, os desperdícios de tempo (locomoção), matéria prima, de ferramentas e máquinas (desnecessárias).

Prata Lean Educacional: O projeto de Ajustagem Lean, contemplou o setor de ajustagem mecânica da Unidade SENAI ORC com a proposta de implantação da metodologia do Lean Educacional,  onde os alunos do curso Mecânico de Manutenção de Máquinas-Ferramentas (Usinagem de Metais) realizam algumas atividades práticas.

Bronze Lean Educacional: A medalha de bronze reconheceu o projeto Vest Lean da Unidade SENAI ORC, cuja proposta contemplou a célula de confecção de vestuário da unidade, do curso de costureiro a máquina na confecção em série. 

Na Categoria Lean Office, a Unidade do SENAI CTCC também conquistou medalha de Prata com o projeto de Digitalização do processo de elaboração, aplicação e apreciação de avaliações, visando a melhoria da qualidade da Educação Profissional com a análise dos fatores associados inerentes ao processo de ensino e aprendizagem, obtendo como resultados, redução de 78% das atividades manuais, redução de 68% de desperdícios e redução de 70% do leadtime.

Outras Notícias