
Recife (PE), capital que pulsa cultura e criatividade por todos os lados, foi o ponto de encontro para celebrar a grande final do Prêmio IEL de Talentos 2025. O evento, promovido pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL), aconteceu nesta quarta-feira (3), e premiou estagiários, bolsistas do Programa Inova Talentos, empresas parceiras e instituições de ensino técnico e superior. Este ano, a novidade foi a inclusão da categoria Sistema S.
A cerimônia não poderia ter cenário mais simbólico: os jardins e salões do Instituto Ricardo Brennand, um dos espaços culturais mais emblemáticos do país. Foram 25 unidades federativas presentes e o Distrito Federal, em uma celebração marcada por arte, diversidade e principalmente por inovação. Cada detalhe do evento evocava as raízes de um país que, em suas múltiplas culturas, encontra terreno fértil para inovar.
Entrega de valor para uma nova geração
A superintendente do IEL Nacional, Sarah Saldanha, sintetizou o espírito da noite ao afirmar que o prêmio vai muito além da celebração de resultados. Em suas palavras, “o que vimos é muito mais do que a entrega de uma premiação. É, na verdade, a entrega de valor para uma nova geração que precisa se envolver na transformação da indústria e na construção de um novo país”, afirmou.
Sarah ressaltou o papel estratégico do setor industrial no desenvolvimento nacional e como a indústria brasileira que responde por mais de 20% do PIB do país reflete em cada real investido nela, principalmente com a retorno para a sociedade. “Nada disso seria possível sem jovens comprometidos com o futuro, empresas presentes e instituições de ensino engajadas. É um trabalho conjunto que mostra a força de um Brasil que cria, inova e se reinventa”, completou.
Pernambuco foi um dos estados com maior participação na edição com o total de 60 inscrições que concorreram durante a etapa regional. A diversidade dos projetos reflete o ambiente fértil que o estado oferece à inovação, seja na indústria, seja na economia criativa, potencial que se manifesta desde os movimentos culturais até os polos tecnológicos da região.
O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE) e diretor regional do IEL, Bruno Veloso, celebrou o papel de Pernambuco como anfitrião. “Para nós, da FIEPE e do IEL Pernambuco, é uma honra receber o Brasil em um estado onde educação, tecnologia, inovação e empreendedorismo caminham lado a lado. Celebramos aqui o talento dos jovens e a confiança das empresas que acreditam no futuro”, disse.
Também presente, o vice-presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e Conselheiro Emérito da FIEPE, Ricardo Essinger, reforçou o impacto do prêmio no fortalecimento da indústria brasileira. “O Prêmio IEL de Talentos se consolida a cada ano como um farol de criatividade e excelência. O recorde de 757 projetos inscritos mostra o engajamento da rede IEL e a força dessa iniciativa que valoriza o talento nacional”, expôs.
Quem também destacou a importância de sediar o evento foi o superintendente da FIEPE, Israel Erlich, para ele vivenciar esta etapa nacional em Pernambuco foi uma honra ainda mais em um espaço tão simbólico como o Instituto Ricardo Brennand. “Este ambiente preserva a memória e projeta o futuro, cenário perfeito para celebrar o conhecimento, a inovação e as pessoas que constroem nossa indústria”, contou. Em sua fala enfatizou o papel dos participantes.
“Parabenizo as empresas, instituições de ensino, orientadores, tutores e supervisores que acreditam no poder do estágio e da pesquisa aplicada. Mas, principalmente, parabenizo os estudantes e bolsistas, que são o centro e o propósito desta celebração”, declarou Israel Erlich.
Confira Aqui os premiados desta edição.
Um prêmio que movimenta o país
A edição de 2025 registrou 757 projetos inscritos, número recorde, envolvendo estagiários, bolsistas, empresas e instituições de todas as regiões. No total, 31 projetos foram premiados nas categorias IEL Estágio, Inova Talentos e Sistema S.
Além de reconhecer trajetórias individuais, o Prêmio IEL consolida-se como uma plataforma nacional de estímulo à integração entre inovação, educação e mercado de trabalho um ecossistema que prepara jovens para os desafios reais da indústria.
Premiações
Os vencedores foram contemplados com premiações que incluíram notebooks, troféus e certificados, além de reconhecimento público. As categorias contemplaram estagiários, projetos inovadores, artigos científicos e instituições de ensino, com premiações distribuídas entre micro, pequenas, médias e grandes empresas, além da nova categoria Sistema S.
Ao longo da noite, elementos culturais típicos reforçaram a identidade da celebração. O caboclinho, manifestação indígena única de Pernambuco, ganhou destaque como inspiração estética. Flechas, cocares, palhas e elementos naturais simbolizavam a força ancestral brasileira. A decoração remetia ao diálogo entre tradição e modernidade, uma combinação que também define o ecossistema industrial do estado.
Do frevo, patrimônio imaterial da humanidade, ao movimento Manguebeat, que nos anos 1990 reinventou a música local ao misturar ritmos tradicionais com influências globais, Pernambuco mostrou por que é uma referência em criatividade e inovação.
E em 2026…
O Prêmio IEL de Talentos já projeta novos horizontes. Em 2026, o evento será sediado no Paraná, estado escolhido para manter vivo o propósito de celebrar educação, inovação e desenvolvimento profissional em âmbito nacional.
A próxima edição chega ainda com uma novidade de peso: o reconhecimento internacional do Global Innovation Management Institute (GIMI), organização referência mundial em padrões globais de gestão da inovação. A partir de 2026, o prêmio passa a contar com a chancela do GIMI, ampliando sua credibilidade e elevando os talentos brasileiros ao cenário internacional da inovação.
- Assista a premiação completa aqui.
