Compartilhar

Paraíba

Representantes da Cadeia produtiva da Mandiocultura se reúnem na FIEPB

Por Assessoria de Comunicação - Publicado 06 de março de 2024

Produtores pediram apoio da Federação para fortalecer a cadeia produtiva da mandioca com o processo de beneficiamento da raiz


Uma reunião na manhã desta quarta-feira, 06, na sede da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba – FIEPB, em Campina Grande contou com a participação de representantes da Cadeia Produtiva da Mandioca na Paraíba, como integrantes do Arranjo Produtivo Local - APL da Mandiocultura, do SENAR/FAEPA, EMPAER, UFPB, BNB, e do Governo da Paraíba, através  do Plano Estadual de Fortalecimento e Desenvolvimento dos Arranjos Produtivos Locais da Paraíba (Planes-PB), e do Secretário Executivo da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento do Semiárido, Bivar de Sousa Duda.

Durante o encontro, eles foram recebidos pelos gerentes Executivos de Tecnologia e Inovação do SENAI, Wagner Porto, e de Educação, Daniela Almeida, e solicitaram apoio da FIEP, para a instalação de indústrias de processamento e beneficiamento da mandioca, para que haja a ampliação na produção de goma, farinha e da fécula de mandioca, produtos que são comprados de estados como Pernambuco e Rio Grande do Norte, e até do Paraná.

Segundo Severino Nascimento, que é articulador institucional do Arranjo Produtivo Local, da Mandiocultura na Paraíba. O estado aumentou a produção de mandioca, investindo no melhoramento genético, a maior parte da produção se concentra nos municípios de Mari e Pedras de Fogo, mas quase toda a mandioca cultivada na Paraíba é vendida para fora, já que poucas indústrias fazem o beneficiamento da raiz, aqui no estado.

A reunião foi acompanhada também através de videoconferência por, Tiago Araújo que é responsável pela Secretaria Nacional de Políticas e Desenvolvimento Regional e Territorial do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional. Ele informou que a expansão e fortalecimento da mandiocultura na Paraíba, vai contribuir com a política de Descarbonização, uma temática tratada atualmente em todo o mundo, e que esse processo contará com o apoio do Ministério.

Outras Notícias