
Atento a expansão da Inteligência Artificial como ferramenta de otimização de processos, o SENAI desenvolveu o Programa de IA na Indústria, uma iniciativa nacional que busca acelerar a transformação digital das empresas por meio da aplicação prática de soluções baseadas em IA.
Na Paraíba, o programa teve início nesta quinta-feira (16), com uma imersão realizada no SENAI Lab do Stenio Lopes, em Campina Grande, reunindo representantes de empresas de médio e grande porte da região. O encontro marcou a primeira etapa da iniciativa no estado, oferecendo aos participantes uma vivência prática sobre o uso da inteligência artificial nos processos produtivos.
Segundo a interlocutora do programa na Paraíba, Tayze Araujo, a proposta é ampliar o olhar das indústrias para o potencial da inteligência artificial como ferramenta estratégica dentro dos processos produtivos. “O programa chegou ao SENAI Paraíba com o objetivo de impulsionar a transformação digital das indústrias do nosso estado. A partir dessa imersão, as empresas passam a compreender como a IA pode ser inserida em seus processos, aumentando a digitalização e aprimorando seus resultados. Além disso, realizamos um diagnóstico de maturidade digital para identificar o estágio de cada indústria e oferecer um suporte mais direcionado”, explicou.

Durante a atividade, os participantes puderam comparar fluxos manuais e automatizados, observando, na prática, como a inteligência artificial pode otimizar operações e reduzir falhas. A proposta é que, a partir dessas experiências, as empresas passem a identificar oportunidades reais de transformação dentro de seus processos.
Para Diliane Salustiano, representante da empresa Tintas Lux, a experiência foi importante para identificar a potencialidade das ferramentas de IA dentro das empresas. “Essa imersão foi de extrema importância para que as indústrias possam enxergar o potencial da inteligência artificial em transformar processos, otimizar resultados e promover uma maior inovação do setor industrial”, destacou.
Carlisson Pimenteira Rocha, da Laboremus, também ressaltou o papel do SENAI em promover essa experimentação durante o encontro. “Foi um momento muito valioso, porque vimos de perto como a automatização integrada à inteligência artificial elimina erros, acelera o processo produtivo e traz ganhos significativos do pedido até a entrega do produto. Esse programa, trazido pelo SENAI, é grandioso para as indústrias, porque mostra na prática os benefícios dessa integração”, destacou.
O programa contempla, ainda, a aplicação de um diagnóstico de maturidade digital, ferramenta que permitirá ao SENAI identificar as principais demandas das indústrias e orientar ações personalizadas de transformação digital. A partir dos resultados, será possível desenhar estratégias para acelerar a adoção de tecnologias avançadas e ampliar a competitividade das empresas paraibanas.
Com a realização da imersão, o SENAI Paraíba dá o primeiro passo para integrar o estado ao movimento nacional de uso da inteligência artificial na indústria, reforçando seu compromisso em preparar o setor produtivo para os desafios e oportunidades da nova era digital.
Texto/Colaboração | Igor Batista
















