Compartilhar

Paraíba

SENAI PB lançará curso de Mecânico de Manutenção de Veículos Híbridos Elétricos

Por Assessoria de Comunicação - Publicado 30 de julho de 2021

O curso de qualificação profissional terá carga horária de 160 horas, equivalente há dois meses, e as aulas serão realizadas em João Pessoa


Sempre buscando oferecer cursos que atendam as demandas do setor produtivo e proporcionem qualificação para a sociedade, o SENAI da Paraíba lançará no próximo mês de setembro, o curso de Mecânico de Manutenção de Veículos Híbridos Elétricos, que é inédito na Paraíba, e será oferecido através do Centro de Formação Profissional Odilon Ribeiro Coutinho, em João Pessoa.

O gerente executivo de Educação Profissional e Tecnologia do SENAI PB, Janildo Sales, informou que a meta é nos três primeiros anos formar 24 turmas de profissionais, totalizando cerca de 400 pessoas, “um grande quantitativo de profissionais que estarão aptos a executar o serviço de manutenção de veículos híbridos elétricos aqui na Paraíba”, enfatizou.

Janildo Sales explicou que nas últimas décadas o mundo inteiro tem discutido o impacto da ação humana sobre a questão ambiental, e o desenvolvimento de automóveis trouxe grandes contribuições para a sociedade moderna, principalmente no que diz respeito à mobilidade, e o rápido crescimento da indústria automobilística, uma das maiores do setor industrial. “Então o que fazer para reverter ou estabilizar esse quadro? Nada mais sensato que nós aqui na Paraíba, disponibilizarmos esse curso que será ofertado através de uma importante parceria com o Ministério Público do Trabalho MPT- PB”, disse.

O diretor Regional do SENAI da Paraíba, Euler Sales,  explicou que o curso visa atender a uma transformação vivida pela indústria. “A indústria automotiva vem passando por um processo de eletrificação. No ano passado, foram vendidos cerca de 19 mil veículos híbridos no país, aqueles que funcionam com duas fontes de força. Além do motor a combustão. O SENAI PB em parceria com o MPT PB sai na vanguarda, oferecendo o curso de Mecânico de Veículos Híbridos, acompanhando a evolução tecnológica do setor e possibilitando a formação de profissionais, que necessariamente deverão está preparados para adaptar-se a essas mudanças”, explicou.

Já o Procurador do Trabalho do MPT – PB, Paulo Germano, comentou que “os veículos movidos a motor elétrico, uma realidade nos países do primeiro mundo, finalmente chegaram com força na América Latina e nos próximos anos devem dominar o mercado, visto que está presente na ordem do dia da agenda ambiental mundial. Nesse passo, é pra hoje a formação de profissionais que dominem a nova tecnologia e essa é a razão da parceria MPT e SENAI, em atenção ao interesse do País”, ressaltou.

O curso de qualificação profissional, destinado a pessoas com idade a partir dos 18 anos, e que tenham no mínimo o 8º ano do ensino fundamental completo, terá carga horária de 160 horas, equivalente há dois meses. As aulas serão organizadas em módulos: básico (20h), onde os participantes estudarão conteúdos relacionados à preparação para o mundo do trabalho; e específico (140h), com aulas sobre Tecnologia de Veículos Elétricos Híbridos, Elétrica e Eletrônica, Sistemas de freios e manutenção preventiva híbrida (serviço e reparo).

Informações adicionais poderão ser obtidas através do telefone: (83) 2101-5302.

Outras Notícias