Compartilhar

CNI

SESI promove disputas de aliança na final do torneio off-season de FRC

Por Agência CNI de Notícias - Publicado 03 de dezembro de 2021

As equipes selecionadas para a final da competição vão disputar o primeiro lugar, em alianças, nas arenas do SESI. O evento será transmitido no canal SouRobótica, do YouTube


Os estudantes constroem e comandam robôs semiautônomos de porte industrial, com até 55 kg e 1,5 metro de altura

A primeira competição off-season da modalidade FIRST Robotics Competition (FRC), realizada pelo Serviço Social da Indústria (SESI), está chegando ao final e a festa está garantida! Nesta terça-feira, 7 de dezembro, a instituição vai promover os desafios de arena com as equipes finalistas.

Em respeito às medidas de prevenção da Covid-19, as competições e a cerimônia de premiação serão transmitidas pelo canal de robótica do YouTube SouRobótica, às 16h. 

Conheça os competidores

A competição teve início em 13 de setembro, com a abertura de inscrições. Ao total, 23 equipes com cerca de 300 estudantes de escolas públicas, privadas, da rede SESI e de ONGs se inscreveram para participar da competição off-season.

De 26 de outubro a 17 de novembro, os jovens realizaram uma série de atividades remotamente: gravação e envio dos desafios individuais, envio de materiais, apresentações e avaliações virtuais por juízes voluntários. Após todas as deliberações, as seis equipes que tiveram o melhor desempenho na Competição de Habilidades foram selecionadas para a etapa final, que é o Desafio ao Vivo na arena.

São elas: Under Control, do Colégio Marista Pio XII, em Nova Hamburgo (RS); Megazord, do SESI SENAI Jundiaí (SP); Infinity, do SESI Vila Canaã, em Goiânia (GO); Nióbio, do SESI SENAI Campinas (SP); TechMaker Robotics, do SESI SENAI Blumenau (SC); e SteamPunk Monkey do SESI Curitiba (PR).

As disputas de alianças são divididas por etapas classificatórias e eliminatórias, também conhecida como playoffs. Na etapa classificatória as equipes formam alianças, sempre obedecendo a regra dois contra dois. Já nas eliminatórias, que abriga as quartas de final, semifinal e final, a melhor equipe ranqueada escolhe outra equipe para formar a aliança.

A FRC é a modalidade que mais aproxima os estudantes ao mundo real da engenharia

As demais equipes, que não participarão do Desafio ao Vivo, continuam na competição e têm chances de ganhar. Elas concorrerem a vários prêmios como Design Industrial, Excelência em Engenharia, Empreendedorismo e o Chairman's Award, para reconhecer uma equipe modelo que melhor incorpora os valores da FIRST.

Edição de estreia

Embora o SESI esteja estreando a modalidade FRC no Brasil, os competidores brasileiros já são veteranos. Em maio, cinco equipes brasileiras foram contempladas na premiação regional da América Latina da temporada 2020/2021.

Quatro dessas equipes se escreveram para o torneio off-season e três delas estão na final: Under Control, Megazord e Nióbio.

A Robótica está no ar e nas redes

Acompanhe as novidades da robótica aqui, na Agência de Notícias da Indústria, e nos perfis do Festival SESI de Robótica no Instagram e Facebook.

Outras Notícias