Compartilhar

Paraíba

Sistema Indústria: Paraíba, Santa Catarina e Alagoas celebram parceria com foco em inteligência de dados

Por Assessoria de Comunicação - Publicado 13 de fevereiro de 2025

Programa ‘Alinhar Ciclo 3’ foi apresentado na manhã desta quinta-feira (13), no auditório do SENAI Prata


A Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (FIEPB), por meio do SESI e SENAI, aderiu a um novo projeto de inteligência de dados para otimizar e aumentar a eficiência da gestão da informação no Sistema Indústria da Paraíba, através do programa ‘Alinhar Ciclo 3’.

Fomentada pelo Departamento Nacional do SESI e SENAI, essa iniciativa será implementada, na Paraíba, pela equipe do SENAI Santa Catarina, com o apoio do SENAI Alagoas. A apresentação do projeto aconteceu na manhã desta quinta-feira (13), no auditório do SENAI Prata, em Campina Grande, e a previsão é que esteja em pleno funcionamento a partir de outubro deste ano.

O projeto consiste na implantação de painéis regionais customizados, cuja proposta visa consolidar um modelo eficiente de organização e análise de dados, garantindo maior transparência e agilidade no monitoramento de indicadores, para facilitar a tomada de decisões.

A diretora regional do SENAI Paraíba, Daniela Almeida, acrescentou que o acesso a essa nova estrutura de informações será uma ferramenta importante para a otimização do trabalho. “A ideia é que melhore a forma de visualização dos dados, de uma forma mais precisa, o que vai evitar o retrabalho e melhorar a integração do sistema como um todo, permitindo visualizações estratégicas de indicadores e gráficos por área de negócio”.

Por sua vez, a superintendente do SESI Paraíba, Silvia Pereira, afirmou que “com o acesso mais ágil das informações, teremos mais clareza e embasamento para analisar as situações de forma mais estratégica, permitindo decisões mais assertivas e eficazes. O Departamento Regional da Paraíba está dando um grande passo”, complementou.

“O impacto principal desse projeto será na produção, com o alinhamento das informações de forma mais eficiente. Com o sistema que utilizamos hoje, levamos alguns dias para ter acesso às informações e a intenção, com esse projeto, é que tenhamos acesso a elas quase que em tempo real, de forma integrada com todos os setores, como RH, Financeiro e Educação”, explicou a gerente de gestões estratégicas do SESI/SENAI, Josileide Castro.

A Paraíba é o 12º Departamento Regional a implementar essa tecnologia, de modo que o sistema já está consolidado e com a eficiência comprovada. De acordo com o gerente de soluções digitais do SENAI Santa Catarina, responsável pela implementação, na Paraíba, Sandro Rosa, a mudança será importante para fortalecer a indústria, com eficiência tecnológica. “É uma cultura de inteligência que estamos trazendo para os departamentos regionais - DR, através dessa arquitetura de dados e é uma felicidade conhecer e poder contribuir para o crescimento do DR da Paraíba, apoiando a indústria aqui na região”, comentou.

O avanço tecnológico proporcionado por essa iniciativa visa modernizar a estrutura de dados do setor industrial, reforçando a importância da tecnologia como aliada estratégica na evolução da indústria paraibana.

Texto/ Colaboração | Eloyna Alves

Outras Notícias