Trabalho realizado pelo SESI busca entender as causas de afastamentos na Empresa Coteminas em Campina Grande

Por Assessoria de Comunicação - Publicado 12 de novembro de 2018

O superintendente do SESI da Paraiba, Sérgio Alencar, e a gerente

Na última quinta-feira, dia 08/11, o superintendente do SESI da Paraiba, Sérgio Alencar, e a gerente executiva de Saúde e Segurança na Indústria da Instituição, Grinete Melo entregaram para o diretor da indústria têxtil Coteminas, Magno Rossi, um relatório com os resultados da Pesquisa, que identificou os afastamentos por causas não médicas na unidade da empresa em Campina Grande.

O documento é resultado de um trabalho realizado em duas etapas, sendo a primeira no período de 31 de julho a 02 de agosto, e a segunda de 21 a 26 de setembro deste ano, pela equipe do Centro de Inovação em Fatores Psicossociais – CISFP do Departamento Regional do SESI do Rio Grande do Sul, em conjunto com o Centro de Inovação Prevenção da Incapacidade – CISPI, do Departamento Regional do SESI da Bahia.

A empresa Coteminas foi objeto do desenvolvimento do estudo, em virtude da preocupação de seus gestores com a ocorrência de absenteísmo (faltas ao trabalho) por motivos que a priori, não seriam de saúde, já que estas faltas não eram justificadas mediante a apresentação de atestados médicos pelos trabalhadores.

O trabalho foi desenvolvido pelos Centros de Inovação SESI - CIS com o objetivo de aprofundar as possíveis causas desses afastamentos, e teve a cooperação da equipe de Saúde e Segurança na Indústria, do SESI PB.

Durante os levantamentos, a equipe envolvida realizou ações voltadas para aplicação de questionários em uma amostra de trabalhadores da empresa, abordando informações sociodemográficas, aspectos funcionais, questões específicas sobre faltas ao trabalho e clima organizacional, grupos focais, entrevistas individuais e a observação dos trabalhadores da empresa. O objetivo principal foi coletar a maior quantidade possível de impressões e relatos dos trabalhadores sobre as ausências do trabalho.

A equipe do SESI constatou que vários fatores relacionados à ausência de um suporte social eficaz, como saúde e educação pública de qualidade nas regiões ondem moram, além de problemas de ordem pessoal que afetam a rotina deles, contribuem para as ausências esporádicas no ambiente de trabalho. Esses problemas apontados pelos trabalhadores são riscos psicossociais que contribuem para efeitos adversos ao trabalho, resultando em danos para a empresa e para o trabalhador.

Com os resultados do trabalho, a empresa terá como fazer investimentos direcionados em ações de promoção da qualidade de vida voltados para os trabalhadores e suas famílias, e ainda envolver o poder público, buscando apoio para a melhoria da oferta de serviços nas áreas de saúde, educação, transporte, lazer, entre outras.

O trabalho desenvolvido pelo SESI é inovador, e utilizou ferramentas para gestão de fatores de risco psicossociais no ambiente de trabalho e também para prevenir a incapacidade e possibilitar o retorno ao trabalho após afastamentos por mais de 15 dias o mais breve possível.

Para conhecer um pouco mais sobre as soluções inovadoras do SESI, acesse o site: www.inovacaosesi.org.br ou entre em contato com a equipe da gerência executiva de Saúde e Segurança na Indústria do SESI PB, através do telefone: (83) 2101- 5451.

Fotos/Créditos: ASCOM/Coteminas.