Compartilhar

Paraíba

Aluna da Faculdade SENAI representará instituição na etapa nacional da WorldSkills Competition na modalidade Tecnologia da Moda

Por Coordenação de Comunicação - Publicado 11 de julho de 2023

Além disso, o estado será representado nas ocupações “Mecânica Industrial”, no Rio de Janeiro, “Tecnologia da Moda”, em São Paulo, além de “Desenho Mecânico em CAD”, “Tecnologias Web” e “Design Gráfico”, essas últimas realizadas online, e nas modalidades “Aplicação de Revestimentos Cerâmicos”, “Instalações Elétricas Prediais” e “Sistemas Drywall”, realizadas na Paraíba.


A WorldSkills é uma competição internacional de educação profissional, que reúne jovens de todo o mundo para disputarem medalhas em modalidades que correspondem às profissões técnicas da indústria e do comércio. O próximo torneio internacional será realizado em 2024, na França.

Antes desta etapa final, uma seletiva local é realizada nos países participantes, com o objetivo de selecionar os jovens em disputas de educação profissional em suas ocupações. Os melhores classificados nesta etapa nacional, formarão a delegação brasileira do SENAI na WorldSkills 2024. Estas disputas acontecem na maioria dos estados da federação, reunindo alunos e ex-alunos do SENAI. 

O SENAI da Paraíba sempre é destaque nas modalidades, e este ano será representado em diversas ocupações realizadas por todo o país. Uma delas é a de “Tecnologia da Moda”, realizada entre os dias 16 e 20 de outubro. A aluna da pós-graduação em Modelagem Criativa da Faculdade SENAI, Letícia Ferreira, participará da WorldSkills ao lado da instrutora do Vestuário do SENAI da Paraíba, Grayce de Farias.

A jovem está em processo de preparação, em uma maratona de treinamentos semanais, de segunda a sexta-feira. Nesse treino, Letícia passa por exercícios com foco nos módulos que serão realizados na competição: Desenho, Modelagem, Criação/Confecção e Moulage. Segundo a instrutora, Grayce de Farias, estão sendo criados looks que compõem uma coleção, através de uma modelagem digitalizada. 

“Durante o processo, fazemos estudos de novas técnicas de alfaiataria, desenho, criação, modelagem, confecção e moulage, além de estudarmos o tempo do processo. Temos também acompanhamento psicológico, que é fundamental para o competidor”, explicou a aluna Letícia Ferreira. As peças desenvolvidas durante o treinamento foram expostas no 36º Salão do Artesanato Paraibano, em Campina Grande, no último mês de junho.

Na ocupação “Tecnologia da Moda”, os competidores precisarão mostrar suas habilidades referentes à cadeia produtiva do Vestuário, demonstrando o entendimento dos estudos antropométricos e de ergonomia para a produção de modelagens. Nesse sentido, os participantes precisam idealizar desenhos técnicos, além de estudar as técnicas de montagem das peças. 

A WorldSkills é divida em módulos, onde no primeiro é realizado o sorteio das características do desenho, no segundo acontece a modelagem digital, no terceiro é realizada a confecção de um casaco a partir de sorteios de aviamentos que deverão ser adicionados à peça, e no quarto módulo os competidores precisam construir um modelo surpresa no próprio manequim.

A Paraíba na etapa nacional

Em 2022, a Paraíba sediou a ocupação “Desenho Mecânico CAD”, em Campina Grande.

A Paraíba também será representada nas ocupações “Mecânica Industrial”, no Rio de Janeiro, “Tecnologia da Moda”, em São Paulo, além de “Desenho Mecânico em CAD”, “Tecnologias Web” e “Design Gráfico”, essas últimas realizadas online, e nas modalidades “Aplicação de Revestimentos Cerâmicos”, “Instalações Elétricas Prediais” e “Sistemas Drywall”, realizadas na Paraíba.

O estado sediará três ocupações da seletiva nacional da WorldSkills, sendo o único das regiões Norte e Nordeste a sediar nesta edição. A competição será realizada em João Pessoa, no Centro de Educação Profissional do SENAI Odilon Ribeiro Coutinho, no mês de setembro, e reunirá jovens de todo o país. Acontecerão no estado as ocupações de “Aplicação de Revestimentos Cerâmicos”, “Instalações Elétricas Prediais” e “Sistema Drywall”, todas realizadas entre os dias 25 e 29 de setembro.

Em 2022, o Centro de Educação Profissional Professor Stenio Lopes, em Campina Grande, sediou a seletiva na ocupação “Desenho Mecânico CAD”, que escolheu um estudante paulista para representar o Brasil no torneio internacional que aconteceria em Shanghai, na China, no final do ano, mas que precisou ser cancelado pela comissão devido às restrições de prevenção e controle da pandemia no país asiático.


Texto/Colaboração | Igor Batista
 

Outras Notícias